Nova espécie de borboleta: Crepidotus mollis?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Nova espécie de borboleta: Crepidotus mollis?

Mensagem  Lebre em Seg 08 Fev 2010, 19:57

Ao visualizá-la no chão parecia uma borboleta creme. Quando me baixei percebi que era “um” cogumelo praticamente sem pé, de chapéu liso com alguns tons de amarelo e de castanho, e que crescia num pedaço de madeira. Quando virei percebi que eram dois (e outros mais pequenos que antes não eram visíveis). Pensei no género Pleurotus, mas de imediato descartei essa hipótese, pois as lâminas eram demasiado escuras, sendo grande parte delas bifurcadas. Recolhi. A esporada revelou castanho-escuro e nessa altura reparei que a cutícula era higrófona. Procurei nos Cortinariales e “descobri” o género Crepidotus. Tendo pesquisado imagens concluí poder tratar-se de C. mollis ou alguma parente próxima. Será?
Lebre

Fotografias

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Re: Nova espécie de borboleta: Crepidotus mollis?

Mensagem  Pedro Claro em Seg 08 Fev 2010, 20:15

Parece ser, efectivamente, Crepidotus mollis. Crepidotus sp. de certeza absoluta!

Não me parece é que as lâminas sejam bifurcadas... Tens a certeza disso?

Comparando a descrição e as fotografias que aparecem na monografia do género (uma das minhas mais recentes aquisições - Il genere Crepidotus in Europa, de Giovanni Consiglio e Ledo Setti), não tenho grandes dúvidas que terás identificado bem os exemplares que tens em mãos. Já agora, experimenta retirar a cutícula que, segundo aqueles autores, deve sair com facilidade e na totalidade, o que é uma característica do sub-género Crepidotus, secção Crepidotus, da qual fazem parte apenas C. mollis e C. calolepis, este último caracterizado pelo píleo coberto de pequenas escamas e, portanto, facilmente diferenciável daquele.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Seg 08 Fev 2010, 21:09

Caro Pedro,
Na 2ª fotografia é bem visível a bifurcação das lâminas. No exemplar mais pequeno (canto inferior direito na fotografia) é mais fácil de ver, por ter poucas lâminas. Nos maiores quase todas as lâminas bifurcam junto à margem (mais visível ampliando um pouco a fotografia). Quanto à experiência com a cutícula eu também já li isso, mas terá de ficar para outra oportunidade, pois já não tenho comigo o exemplar.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Pedro Claro em Seg 08 Fev 2010, 21:23

Desculpa a insistência, mas creio que as 'bifurcações' são na realidade lâminas coladas umas às outras devido à humidade - um fenómeno muito comum. O género Crepidotus não apresenta essa característica e por essa razão pedi para verificares... Deduzo das tuas palavras que essa característica foi observada com base nas fotos, certo? Mais uma razão para apontar para a possível colagem das lâminas.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Seg 08 Fev 2010, 21:43

Foi efectivamente com base nas fotos, pois quando me apercebi disso já não tinha comigo o exemplar. Estou de acordo que no exemplar maior devido à existências de muitas lâminas o fenómeno da colagem das lâminas poderia acontecer, mas no exemplar mais pequeno não há margem para dúvidas, uma vez que há poucas lâminas.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Pedro Claro em Ter 09 Fev 2010, 09:12

Se encontrares mais exemplares, talvez possas desfazer a dúvida. Até lá o que posso dizer é que lâminas bifurcadas não é consistente com o género Crepidotus.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Ter 09 Fev 2010, 09:59

Ok Pedro, estarei atento.
Pode até só tratar-se de uma ilusão fotográfica.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Ter 09 Fev 2010, 21:05

Esta mensagem tem como objectivo alertar aqueles que pretendem ter mais informação acerca do género Crepidotus, em particular o Pedro, para que no site http://www.mykoweb.com/Crepidotus/index.html está disponível em formato pdf uma monografia deste género, bem como a possibilidade de usar online as chaves de classificação.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Pedro Claro em Ter 09 Fev 2010, 22:36

Obrigado, Lebre, mas eu tenho uma monografia europeia, que me parece bastante mais adequada.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Dom 18 Abr 2010, 18:38

Penso ter deparado novamente com um exemplar da espécie Crepidotus mollis. Seguindo a sugestão do Pedro Claro em mensagem anterior, resolvi fazer o teste da cutícula. Deixo o registo fotográfico.

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: