Para o Nunovsky

Ir em baixo

Para o Nunovsky

Mensagem  betxy em Qua 31 Mar 2010, 00:54

O cogumelo chegou ao Brasil nos anos 50.
Mogi das Cruzes e Atibaia, no estado de São Paulo, foram as
cidades pioneiras."

Exemplar de Shiitake produzida em
propriedade da Cogumelos Online.

...
O cogumelo é um alimento milenar. Os egípcios o cultivavam para oferecer aos seus faraós, assim como os gregos e os romanos também conheciam as técnicas de cultivo. Na China, estudos indicam que o Shiitake era cultivado há mais de 1.500 anos.

Durante o Império Romano, as primeiras espécies cultivadas foram as Polyporus Tuberoster e Polyporus Corylinus. Prova disso é que foi encontrada na Itália a “pedra fungaie”, onde era cultivado o cogumelo.

Durante o reinado de Luís XIV (1638-1715), o cultivo do Cogumelo de Paris (Champignon) chegou à França. Freucwmau Toumefort desenvolveu uma técnica, em 1707, que utilizava o esterco de cavalo para inocular o micélio, mas o surgimento de doenças e cogumelos competidores prejudicou a sua produção.

Em 1938, descobriu-se que a produtividade era aumentada quando a reprodução dos micélios era feita em ambiente asséptico (esterilizado), regra que é utilizada até hoje. Até 1940, a França dominou os meios de produção em massa de Champignon. Depois disso, os Estados Unidos dominaram a produção.

Logo depois, segundo a literatura nacional, nos anos 50, o cogumelo chegou ao Brasil, à região de Mogi das Cruzes (SP) e Atibaia (SP), através do italiano Oscar Molena, que trouxe a variedade Champignon de Paris.
Até então, o alto preço do cogumelo fez com que o mesmo tivesse a imagem de um produto sofisticado e exótico.

Felizmente, hoje, o cogumelo continua sofisticado, mas muito mais acessível para todas as pessoas.
avatar
betxy

Número de Mensagens : 1
Fungónimo : ???
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/03/2010

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum