Xerocomus chysenteron?

Ir em baixo

Xerocomus chysenteron?

Mensagem  Lebre em Dom 02 Maio 2010, 22:27

Os exemplares que de que anexo uma fotografia de conjunto foram recolhido na Matinha de Queluz. Todas as suas características apontam para a espécie que proponho, excepto talvez as dimensões: o exemplar maior tinha um chapéu com 5,5 cm de diâmetro e um pé com 9 cm de comprimento. Tratando-se de exemplares maduros, o tamanho do chapéu, sobretudo, parece-me pequeno. Havendo uma espécie com caracterísicas semelhantes e de mais pequeno porte, X. porosporus, fiquei na dúvida.
Lebre

[u]Fotografia[/i]

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Re: Xerocomus chysenteron?

Mensagem  Zamanita em Sab 19 Maio 2012, 16:12

Deparei-me com este tópico sem resposta em que os exemplares me parecem Xerocomus armeniacus muito típicos.

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Sab 19 Maio 2012, 20:04

Também já não os vejo como Xerocomus chysenteron. Penso que a espécie que propões é uma boa aposta e que também não seria de descartar X. persicolor. Acho ainda que a cor da cutícula e o azulado ao corte são pontos fortes a favor de X. armeniacus.
Há grandes coincidências ... Hoje mesmo observei um conjunto de exemplares deste grupo e ando "às voltas" com as diferenças entre as duas espécies. Talvez mais tarde faça um tópico com este material.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: