Amanita muscaria e curiosidade

Ir em baixo

Amanita muscaria e curiosidade

Mensagem  Destroying angel em Dom 29 Ago 2010, 22:31

Boa noite! =)

Ainda sou novo aqui no fórum =P mas a micologia sempre me despertou uma enorme curiosidade e fascínio!

Gostaria de saber se alguém me poderia deizer se aqui pelos distrito de Aveiro é possivel encontrar a espécie Amanita muscaria, não pelos seus efeitos no organismo humano. Mas sim por ser a minha espécie perferida e pela sua beleza, como nunca vi nenhuma ao vivo, gostaria imenso de ver. Se alguém souber por favor diga-me Wink

cumprimentos

Destroying angel
esporo
esporo

Número de Mensagens : 6
Fungónimo : Aveiro
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: Amanita muscaria e curiosidade

Mensagem  Pedro Claro em Dom 29 Ago 2010, 23:24

Não sou de Aveiro nem costumo andar por esses lados, mas é provável que nos pinhais litorais arenosos da zona seja possível encontrar essa espécie, talvez lá mais para Outubro ou Novembro.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Destroying angel em Seg 30 Ago 2010, 00:01

ah pronto. Mas este ano estou um bocado espantado porque os cogumelos desenvolvem-se mais no Outono e hoje encontrei um monte deles numa única rua. Agora estou curioso para saber se por acaso nos pinhais aqui dos arredores, haverá alguma amanita muscaria. Mas Aveiro não é das zonas do país onde se encontram amanitas, segundo o mapa de distribuição que vi.

Destroying angel
esporo
esporo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Pedro Claro em Seg 30 Ago 2010, 19:54

Destroying angel escreveu:ah pronto. Mas este ano estou um bocado espantado porque os cogumelos desenvolvem-se mais no Outono e hoje encontrei um monte deles numa única rua. Agora estou curioso para saber se por acaso nos pinhais aqui dos arredores, haverá alguma amanita muscaria. Mas Aveiro não é das zonas do país onde se encontram amanitas, segundo o mapa de distribuição que vi.

Não creio que esses mapas de distribuição sejam muito completos. O género Amanita é muito comum (ou melhor, algumas espécies são muito comuns) e aposto que está presente em todo o lado. Aliás, o conhecimento actual sobre a distribuição de determinadas espécies no nosso país cingem-se a pequenos (no sentido de serem muito circunscritos) trabalhos de campo - está-se, portanto, longe de um mapa real de distribuição. Nos pinhais é quase certo que encontrarás A. gemmata, A. muscaria e, possivelmente em menor quantidade, A. citrina. Na primavera, talvez possas observar ocorrências de espécies menos comuns, como A. curtipes, A. boudieri e A. ovoidea. Estas são as espécies mais comuns de Amanita nos pinhais litorais dos concelhos da Marinha Grande, Alcobaça e Leiria; é provável que o sejam, também, alguns quilómetros mais a Norte em zonas com solos e flora equiparados.

Há cogumelos ao longo de todo o ano, embora as condições ambientais (temperatura, humidade) originem que os meses do Outono e da Primavera sejam mais produtivos. Mas os últimos invernos, relativamente amenos, têm sido - pelo menos para os meus lados - muito bons. Há relativa abundância praticamente desde Outubro até Abril, embora as espécies e os locais de ocorrência vão variando. Acredito que, ao contrário dos últimos 4/5 anos, a época alta comece mais cedo, possivelmente depois das primeiras chuvas de Setembro (se estas ocorrerem), com a diminuição da temperatura para valores mais típicos, pois os últimos Outonos têm sido demasiado quentes. Este Agosto já encontrei meia dúzia de espécies em vários locais (parques urbanos, bosques) do concelho da Marinha Grande - Agrocybe aegerita, Gymnopus fusipes, Agaricus sp., Coprinus sp., Fistulina hepatica, Xylaria hypoxylon...

No caso das Amanita muscaria, pela minha experiência, e na minha zona, não é de esperar que surjam antes de Outubro, eventualmente Novembro.[i]

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Destroying angel em Ter 31 Ago 2010, 18:54

Obrigado pela explicação esclaqrecedora. Emboraq sabendo que os cogumelos se desenvolvem ao longo de todo o ano pensava que só se encontravam em pinhais mais abundantemente, nas épocas mais atípicas. No Outono de facto há uma grande abundância de cogumelos por todos os relvados de aveiro. Mas lá está, nunca encontrei nenhuma Amanita muscaria, deve provavelmente encontrar-se mais no Outono em em eucaliptais/pinhais certo?

Destroying angel
esporo
esporo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Pedro Claro em Ter 31 Ago 2010, 19:37

Como já referi atrás, Amanita muscaria é uma espécie que tenho visto essencialmente nos meses de Outubro, Novembro, eventualmente Dezembro. Não me recordo de ter observado ocorrências noutras épocas. Forma simbiose sobretudo com coníferas (pinheiros, epiceas), embora também existam registos de ocorrências com bétulas.

Procura em pinhais a partir de Outubro e é quase certo que acabarás por encontrá-las.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Nuno em Qua 01 Set 2010, 21:54

Posso-vos garantir com todas as certezas que existem (pelo menos existiram) cogumelos do género Amanita em Aveiro, nomeadamente na zona de Canedo. Como disse o Pedro Claro, avistei-os num pinhal, e em grande número (cerca de 20 exemplares).
Na zona de Gaia (que é a minha área de residência) encontram-se também em grande número.

Não será difícil encontrá-los, o que é necessário é muita investigação e trabalho de campo Wink

Abraço!
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1

Ver perfil do usuário http://www.olhares.com/NunoMushroom

Mensagem  Fábio Ram em Qua 08 Set 2010, 02:11

Também posso garantir que existem em elevado número na Serra da Cabreira, muitas mesmo...

Fábio Ram
esporo
esporo

Número de Mensagens : 9
Humor : Variado
Fungónimo : Vos Estis Fungus Terrae

Ver perfil do usuário

Mensagem  leitEEE em Sab 19 Nov 2011, 23:15

o post é antigo mas, posso garantir que há amanita muscaria em aveiro, nomeadamente nos pinhais das gafanhas.
avistei um pequeno "jardim" na gafanha da encarnação, ilhavo.

leitEEE
hifa
hifa

Número de Mensagens : 21
Fungónimo : leitE

Ver perfil do usuário

Mensagem  joniclicks em Seg 21 Nov 2011, 16:13

boas.
em plena cidade de barcelos num separador central de uma via que é graminha encontrei hoje cerca de 100 exemplares em q o maior tinha o chapeu com cerca de 27cm.

cumps joni

joniclicks
esporo
esporo

Número de Mensagens : 11
Fungónimo : joni

Ver perfil do usuário

Mensagem  luismah em Seg 28 Nov 2011, 23:34

Boas,

Em Sever do Vouga há desses cogumelos quase por todo o lado. Este ano já encontrei dezenas deles em variados sítios.

Luis.

luismah
hifa
hifa

Número de Mensagens : 17
Fungónimo : .

Ver perfil do usuário

Amanita Muscaria

Mensagem  flavio matos em Qui 01 Dez 2011, 02:14

Olá Luis

O que mais aparece nesta altura do ano, cá na nossa terra, é precisamente a Amanita Muscaria. Por exemplo, no parque de merendas do Santiago, na Serra do Arestal, há lá várias (ou havia há pouco tempo atrás). Mas há outros locais. Se quiseres dá-me um telefonema.

Flávio

flavio matos
Primordia
Primordia

Número de Mensagens : 130

Ver perfil do usuário

Mensagem  bbsb010 em Dom 17 Fev 2013, 21:44

joniclicks escreveu:boas.
em plena cidade de barcelos num separador central de uma via que é graminha encontrei hoje cerca de 100 exemplares em q o maior tinha o chapeu com cerca de 27cm.

cumps joni
Olá joni,
Poderias dizer o local exacto da cidade onde os encontrás-te? Moro perto de Barcelos e preciso de alguns exemplares desta espécie mas nunca vi nenhum.

Será que haverão nesta altura (Fev) do ano?

Cumpr.

bbsb010

Número de Mensagens : 2
Fungónimo : agaric

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: