Bufas de lobo

Ir em baixo

Bufas de lobo

Mensagem  Monika Weissler em Dom 10 Out 2010, 16:33

Li, num site sobre cogumelos no Alentejo, que as bufas de lobo (pisolithos arrhizus) são comestíveis enquanto jovens. Alguém pode dar-me mais informações?

Obrigada,
Monika

Monika Weissler
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 48
Humor : sempre pronta para novas descobertas
Fungónimo : Pilze
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Re: Bufas de lobo

Mensagem  PEDRA em Dom 10 Out 2010, 19:15

'bufas de lobo' !!!! ...

bem, o nome é fantástico. resta saber o aspecto mesmo.

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Bufas de lobo ou "peido de lobo"

Mensagem  Mr Cross em Seg 11 Out 2010, 00:20

Olá Monika

Já ouvi chamar e já li em qualquer lado que o cogumelo que é conhecido por bufa de lobo ou peido de lobo é o Lycoperdon perlatum (foto 1), não o Pisolithus arrhizus (foto 2 e em corte na foto3). Como ambos libertam os esporos formando uma nuvem, é natural que sejam ambos conhecidos popularmente com o mesmo nome.
O Lycoperdon perlatum vem referido em vários livros como comestível em jovem (medíocre), mas não sou de arriscar e nunca experimentei. O Pisolithus arrhizus (ou P. tinctorius) vem referido no livro "Cogomelos de Galicia" como comestível
Um abaço.

Uploaded with ImageShack.us

Mr Cross
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 35
Fungónimo : Maizumsacodepleurotus

Ver perfil do usuário

Mensagem  NunoM em Ter 02 Nov 2010, 23:39

Eu hoje encontrei estes (já num estado de decomposição um bocadinho avançado), que penso também enquadrarem-se nas bufas de lobo.

A qualidade não é a melhor, mas só tinha o telemóvel à mão.
NunoM
hifa
hifa

Número de Mensagens : 18
Humor : Geralmente bom
Fungónimo : amanita phalloides

Ver perfil do usuário http://whoknewindeed.wordpress.com

Mensagem  Pedro Claro em Qua 03 Nov 2010, 10:19

Nuno,

A fotografia que tiraste não é a uma bufa-de-lobo mas sim um Scleroderma, possivelmente Scleroderma citrina. A diferença é que as bufas-de-lobo (Lycoperdon spp.), quando maduras, abrem na parte superior um orifício mais ou menos circular enquanto que no caso das espécies de Scleroderma, a estrutura exterior se abre não num orifício circular mas em fendas ou rasgos - que parecem começar a observar-se no topo do exemplar que ilustras.

Apesar de algumas semelhanças, são géneros muito distintos, até porque o género Lycoperdon pertence à ordem Agaricales e o género Scleroderma à ordem Boletales.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  NunoM em Qua 03 Nov 2010, 15:06

Sim, os cogumelos tinham rasgos laterais.
Eu digo que se trata de uma bufa-de-lobo simplesmente devido à forma... pelo menos sempre ouvi as pessoas a chamarem bufas de lobo aos cogumelos de forma aproximadamente esférica.

Quanto à espécie, ou mesmo género, de facto não fazia ideia.
NunoM
hifa
hifa

Número de Mensagens : 18
Humor : Geralmente bom
Fungónimo : amanita phalloides

Ver perfil do usuário http://whoknewindeed.wordpress.com

Sim são mas...

Mensagem  manel em Qui 04 Nov 2010, 12:20

Olá Monika,

Ano passado andei por alguns pinhais onde apanhei alguns aqui no Minho "Lycoperdon perlatum" (São estes que por aqui chamam as bufas) Aqui no ponto certo para serem consumidos, ou seja quando os cortas e interior é consistente, de cor creme, com um cheiro agradável. Comi alguns, sequei outros.

Acho graça misturá-los num estufado, numa pasta ou risotto, mais pela sua forma e textura algo gelatinosa com que ficam depois de cozinhados. Agora isoladamente são um pouco cansativos e desinteressantes. Em conjunto, enriquecem um prato, acrescentam-lhe interesse.

Secos, pois não estão mal, dão um bom gosto a uma água para risotto, mas nada que se compara as umas macrolepiotas, leccinuns ou lepistas, também elas secas.

O interesse gastronómico dos cogumelos está impregnada de subjectividade. O que eu posso achar fantástico, pode revelar-se totalmente horrível para ti. Cada um terá que fazer as suas descobertas. Parte da sedução reside aqui também.

Espero ter ajudado,

Até breve!

Manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico

Ver perfil do usuário http://aromancias.blogspot.com/

Viva, boa noite!

Mensagem  P. Soares em Sex 05 Nov 2010, 21:45

As Bufas de Lobo têm um aspecto pestilento quanto adultas. No passado sábado passei pela zona do Cercal e a única coisa que vi foi essa tristeza. Chove muito mas o tempo parece estar ainda quente demais.

Alguém sabe onde há púcaras na zona de Lisboa?

Organizam alguma actividade no fim-de-semana? Eu estou disposto a participar nem que seja para trazer o cesto vazio, pois a partilha de conhecimento e o passeio no campo é mais importante do que o resto.

Na zona do Montijo, Rio Frio por aí?

Abraço
P. Soares

P. Soares

Número de Mensagens : 4
Humor : rir é o melhor remédio
Fungónimo : Lomeguco

Ver perfil do usuário

Mensagem  Monika Weissler em Dom 14 Nov 2010, 22:47

Agradeço a todos vossas respostas. No caso das "minhas" bufas estava a referir-me ao Pisolithus arrhizus e, pelo menos num livro da Galiza também são referidos como comestíveis. Fiquei a saber entretanto, que só podem ser consumidos enquanto muito jovens e em pequenas quantidades, pois têm um sabor muito intenso. Hei de experimentar, depois digo ...

Quanto às outras bufas, as Lycoperdon perlatum, também já encontrei (não este ano), para a próxima vez vou as experimentar num guisado ou risotto, como sugeriu o Manel.

Mais uma vez obrigada,

Monika

Monika Weissler
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 48
Humor : sempre pronta para novas descobertas
Fungónimo : Pilze
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Mensagem  Samush em Qua 30 Mar 2011, 00:01

Olá. Não sei se tem algo sequer a ver com aquilo que estão a referir, mas na zona Torres Vedras, chamava-mos 'Bufas de bruxa' a uns fungos esféricos, de cor escura, que quando maduros e se lhes batermos com um pau, desfazem-se literalmente em pó. Mesmo que não se lhes toque, com o tempo abrem-se e desfazem-se literalmente em nada.
Provavelmente não tem nada a ver com o que está a ser aqui referido, pois não acredito que seja facil confecionar estas 'bufas de bruxa', ou que sejam sequer comestíveis. Em miúdo costumávamos brincar muito com estes fungos, era 'giro' bater-lhes com força a fazer nuvens de pó clown
Samush
esporo
esporo

Número de Mensagens : 13
Fungónimo : .

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: