Leccinum

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Leccinum

Mensagem  bauhaus em Seg 18 Out 2010, 09:47

Boas a todos
Moro na zona de Vila Real, e desde sempre me lembro de apanhar cogumelos,sendo que apenas recolho aqueles que desde a infância me foi transmitido que eram comestíveis e "seguros" para comer.
Com este fórum, aquisição de livros e pesquisas na net abri muito mais os meus horizontes e decidi alargar as minhas recolhas.
Daí ter saído para o campo e comecei a apanhar cogumelos da espécie Leccinum scrabum.
A meu ver fáceis de identificar, foram colhidos numa zona de vidoeiros e carvalhos, bem como também foram recolhidos alguns Boletus edulis
estes para mim fáceis de conhecer e meus conhecidos desde há muitos anos.
A minha dúvida é a seguinte todos os Leccinum são comestíveis???, há algum risco de eu apanhar alguma espécie que seja parecida e perigosa??? Todos os cuidados são poucos
Agradecia que me fosse tirada esta dúvida pois tenho a certeza que há neste fórum pessoas entendidas na matéria.
Os melhores cumprimentos
Nuno Fernandes
PS se houver pessoal de Vila Real por aqui que diga e quem sabe a gente combina um passeio para recolha de cogumelos

bauhaus

Número de Mensagens : 1
Fungónimo : Viva os Cogumelos
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: Leccinum

Mensagem  PEDRA em Seg 18 Out 2010, 15:07

Olá bauhaus,

tenho a certeza que, para começar, valia a pena colocares umas fotos das espécies que falas para que os utilizadores do fórum possam dar uma vista de olhos aos cogumelos que tu falas.
Boa caça

PEDRA

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: