Amanita pantherina ou A. junquília ?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Amanita pantherina ou A. junquília ?

Mensagem  efe em Seg 18 Out 2010, 19:21

HABITAT (nas proximidades de sobreiros) em terreno de morfologia calcária mas coberto por mistura argila/areia (mais arenoso que argiloso)
CHAPÉU (aprox. 8cm; cor castanho muito claro, um pouco mais escuro ao centro; cutícula de textura lisa e brilhante; sem descoloração ao toque, com escamas brancas de tamanho irregular; margem estriada)
PÉ (pé com 8 cm; forma ligeiramente cónica; cor branco sujo; sem descoloração ao toque; consistência um pouco frágil, lenhoso e oco)
HIMENÓFORO (lâminas brancas; inserção livre; sem descolorações ao toque)
ESPORADA (de cor clara, branca/creme)
CHEIRO E SABOR (sabor e cheiro inconclusivo)

Sem anel, não me parece tratar-se de A. pantherina, pelas descrições em livros julgo tratar-se da A. junquília, o que acham?

foto 1

foto2

foto3

foto4

foto5

foto6

foto7

foto8

foto9

foto10

efe
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 209
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Re: Amanita pantherina ou A. junquília ?

Mensagem  Lebre em Ter 19 Out 2010, 00:28

Olá efe !
Da minha curta experiência com Amanitas, os exemplares que apresenta não me parecem ser da espécie que propõe - Amanita junquillea (=A. gemmata) - principalmente por duas razões: (a) A volva da A. junquillea costuma ser mais bolbosa e não apresenta os anéis escamosos acima da volva como os seus exemplares, (b) A cores dos chapéus dos seus exemplares apresentam tons rosados e reflexos dourados que eu nunca vi na A. junquillea, em que o amarelo costuma predominar, tendo (parece-me) profundamente incrustrados resto do véu universal, o que também não é o caso de A. junquillea.
Parece-me que os seus exemplares estão mais próximos de A. eliae do que de A. junquilea. No entanto, é melhor aguardar pela opinião de alguém mais conhecedor do assunto.
Saudações,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Mensagem  Zamanita em Ter 19 Out 2010, 04:02

Parece-me que te foste meter num imbróglio complicado...
Pode ser Amanita amici que foi (e ainda é para alguns autores) considerada uma forma da A. junquillea. (Amanita junquillea f. amici).
Apresenta poucas diferenças morfológicas em relação à A. junquillea mas os caracteres microscópicos são semelhantes.

Outra alternativa, talvez mais provável é Amanita gioiosa, espécie mediterrânica típica de sobreiral que se separa da A. junquillea a nível microscópico pela presença de hifas fibulíferas.

Apostava na Amanita gioiosa, mas com segurança, só com dados micro...

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  Pedro Claro em Ter 19 Out 2010, 09:56

Não é, certamente, uma forma ou variedade típica de Amanita junquillea (=A. gemmata).

A proposta do Zamanita é bastante boa e uma hipótese a explorar - o que seria uma novidade, uma vez que não existem registos desta espécie em Portugal (pelo menos que eu tenha conhecimento), embora o Sul do nosso país seja uma possível área de distribuição da mesma. Se possível, aconselho-te a fazer uma exsiccata dos exemplares colhidos (ou seja, seca-os e guarda-os num local seco e fresco).

Neste momento, há fortes indícios que A. junquillea é, na realidade, um complexo de espécies, apresentando uma enorme variabilidade nos diferentes caracteres. Logo à tarde, quando chegar a casa, vou agarrar nas duas monografias que tenho sobre este género para ver se consigo obter mais informação e, talvez, chegar a alguma identificação mais segura.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: