Boa tarde!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

confuso Boa tarde!

Mensagem  Pedro Magro em Ter 19 Out 2010, 19:19

Boa tarde a todos os membros deste forum e desde já obrigado pelo excelente trabalho que têm vindo a realizar em termos de divulgação cientifica como forum de referência da micologia em Portugal.
Sou aluno de medicina da UP e estou a realizar a minha tese de mestrado sobre o tema das intoxicações de cogumelos em Portugal. É um tema com escassas publicações a nível da literatura médica e com espaço para bastante desenvolvimento.
Numa pesquisa inicial pela internet deparei-me com o vosso forum e desde aí tenho explorado extensivamente todos os tópicos que me pareceram relevantes. Posso desde já agradecer-vos por alguns dos conteúdos assim como links para outros websites que se revelaram bastante uteis.

Venho agora pedir a vossa ajuda, no sentido de disponibilizarem qualquer relato de caso de intoxicação que tenham conhecimento e qualquer tipo de inventariação que tenham de cogumelos no nosso país, no sentido de completar tanto mais que possível a minha própria inventariação de cogumelos tóxicos existentes em Portugal.

Peço desde já desculpa se este não é o local mais apropriado para este pedido.

Obrigado pela atenção e ajuda disponibilizada.

Continuação de um excelente trabalho.

Pedro Magro

Pedro Magro

Número de Mensagens : 2
Fungónimo : Amanita phalloides
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

confuso Re: Boa tarde!

Mensagem  Joto em Qua 20 Out 2010, 14:52

Bem-vindo ao fórum!
Joto
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 31
Humor : não tenho muita vontade de rir, mas enfim....
Fungónimo : J

Ver perfil do usuário

Mensagem  Zamanita em Qua 20 Out 2010, 16:32

Viva Pedro

Mais uma vez bem-vindo ao Forúm.
Com certeza terás muito a aprender, a ensinar e a partilhar com todos os membros.
Talvez o Loco Gato ou o Entoloma te possam fornecer informações relativas à tua investigação, pois estão mais ligados à toxicologia.

Um abraço e participa

José Miguel Pereira

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  Loco Gato em Qua 27 Out 2010, 14:27

Publiquei na Revista Medicina Interna uma compilação de informações que devem ser pertinentes em vários aspectos do seu interesse. Espero que avance muito neste tema, pois não me parece que haja de todo estudos sistemáticos da ocorrência de intoxicações. Isto é, há um, muito limitado, realizado por nós em colaboração com o Hospital do Espírito Santo em Évora, e que também está recapitulado na dissertação de mestrado do *ento*loma*.

Ainda por cima, os registos das urgências dos hospitais só remontam a poucos anos atrás, por isso torna-se muito difícil documentar padrões de evolução. Mesmo assim, há três factores que devem ser levados em conta:

1. Aumento da curiosidade pelo consumidor citadino
  2. Aumento do incentivo económico da apanha de comestíveis
  3. Populações micófilas, nomeadamente da Europa de Leste.
Finalmente, e visto que se encontra no Porto, remeto-o para uma médica que trabalhou no Hospital de Santo António, na Imunohemoterapia, de nome Berta Fernandes. Foi uma entusiasta da divulgação dos cogumelos como gastronomia e como apelo ao contacto com a natureza, inclusive publicando um livro na Europa-América com data de 1990 (Cogumelos na Natureza e na Mesa). Julgo que está reformada, por isso terá de empreender algum esforço para conseguir encontrá-la. Mas pode valer a pena, tenho a impressão que ela poderia ser uma aliada muito útil.

Outro médico que é amante de cogumelos, embora me tenha dado sinais de ter pouco interesse pelo lado dos micetismos, é o Dr. Francisco Xavier-Martins, osteologista, autor doutro livro sobre cogumelos e que contribuiu fotos para o livro da Drª Berta, mas sobretudo dinamizou durante anos a Associação micológica A Pantorra, com sede em Mogadouro. Não consigo dar com o paradeiro dele actualmente, mas é certo que exerce(u) no Porto.

Mantenho-me ao dispor para toda a colaboração, e remeto em link alguma da literatura para a qual contribuí e que está disponível online:

Artigo na Medicina Interna
Ficha de inquérito a usar nas urgências (modelo)
Estudo em Évora

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363

Ver perfil do usuário http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Mensagem  PEDRA em Qua 27 Out 2010, 17:19

Informação interessante...
A ler com mais calma em casa.

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319

Ver perfil do usuário

Mensagem  Pedro Magro em Qua 27 Out 2010, 20:35

Desde já quero agradecer ao Loco Gato pela sua ajuda e disponibilidade. O estudo que publicou, já faz parte da bibliografia que recolhi graças a este forum. Tem sido bastante útil, nomeadamente na elaboração de um inventário de cogumelos tóxicos existentes no nosso país. O artigo que refere dos "Anais da Pantorra" já o tinha encontrado na intenet mas não consigo encontrar a versão completa. Já contactei a associação a Pantorra para me disponibilizar esse material mas não obtive resposta. Desta forma se tiver a versão completa deste artigo pedia-lhe para me a enviar, pois será bastante importante visto que é um dos poucos estudos de caso existentes.

Desde já obrigado,

Pedro Magro

Pedro Magro

Número de Mensagens : 2
Fungónimo : Amanita phalloides

Ver perfil do usuário

confuso Viva! Mistério ou Miscatério?

Mensagem  P. Soares em Sab 30 Out 2010, 10:59

Caro Pedro e a todos.

Está aberta a época do cogumelo.

Há, de facto, uma situação intrigante que surgiu há cerca de 2 semanas e na procura que fiz na net deparo-me, realmente, com uma surpresa que só mesmo quem está na área da investigação o poderá desvendar.

Ora, eu apanho duas espécies de cogumelos desde sempre, tão cedo que não sei explicar pq as conheço, era como ter de explicar como aprendi a falar. O que acontece é que li recentemente que uma delas é possivelmente tóxica! Trata-se do Míscaro amarelo (apanhado sob a areia, quando este faz uns montículos semelhantes aos que as topeiras fazem, mas mais discretos). O que é certo é que os como, toda a família, imensa gente e nunca houve qq tipo de sintoma. Nesse mesmo livro, apenas relatava que no Sul de França teria (eventualmente) provocado a morte a alguns apanhadores. Na net aparece como "eventualmente" tóxico. Isso existe em medicina? "Eventualmente" tóxico? Talvez seja defeito da minha profissão, mas para mim, ou é, ou não é. Penso que seria uma boa base descobrir/desvendar este mistério.

Se tiver interesse posso informar a autora do livro e tb conheço pessoas que foram hospitalizadas pq achavam que no Alentejo não haviam cogumelos venenosos.

É como digo, conheço de vista mais de 50 espécies e sempre só recolhi duas e agora leio que uma delas é "eventualmente" tóxica?! Bem, mais não seja estarei como os índios da América do Sul que se deixam morder pelas cobras jovens e se calhar estarei "eventualmente" tóxico.

Bom trabalho para a sua tese
Atentamente,
P. Soares

P. Soares

Número de Mensagens : 4
Humor : rir é o melhor remédio
Fungónimo : Lomeguco

Ver perfil do usuário

Mensagem  PEDRA em Sab 30 Out 2010, 12:25

Pedro Soares,

nem imaginas o quanto essa questão é polémica e interessante.
É uma discussão (no sentido de aprofundamento da matéria) que eu acompanho de perto há muito tempo aqui no fórum com todo o interesse.

Penso que o cogumelo que tu falas é da espécie Tricholoma esquestre.

Basta fazeres uma pequena pesquisa (aqui no forum) e vais encontrar muito que ler neste fim-de-semana, que é de aproveitar porque ele é bem grande (XXXL).

Um abraço e boa caça
PEDRA

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319

Ver perfil do usuário

confuso Boa noite!

Mensagem  P. Soares em Sex 05 Nov 2010, 22:13

Estando na época da "caça", pergunto se há algum grupo aqui na zona de Lisboa que esteja disposto a madrugar um sábado destes para uma manhã de procura e ar fresco. Vi na net que a zona entre o Montijo e Pegões é famosa pelos Boletos (que não sei o que são) embora os conheça de certo de vista. Importava aprender com quem percebe destas coisas.

Já que agora estou francamente indeciso quanto aos meus míscaros!

Atentamente,
Paulo Soares

P. Soares

Número de Mensagens : 4
Humor : rir é o melhor remédio
Fungónimo : Lomeguco

Ver perfil do usuário

confuso Indecisão quanto aos míscaros

Mensagem  Loco Gato em Sab 06 Nov 2010, 02:15

Estive a rever tópicos deste fórum que abordaram a toxicidade do Tricholoma equestre e destaco estes dois
A meu ver, que já consumi esta espécie comprada no mercado municipal em 2003, não há que temer absolutamente nada desde que se continue num consumo moderado e espaçado, como detalham os posts do Pedro Claro.
Segue citação da revisão que publiquei na revista Medicina Interna e referências, com alguns sublinhados:

Síndrome miopática
Primeiros sintomas 1 a 3 dias depois da ingestão de Tricholoma equestre ou espécie muito semelhante em várias refeições consecutivas, com fadiga acompanhada ou não de mialgias, progredindo para rabdomiólise, ao fim de 1 semana após ingestão (Bedry R, Baudrimont I, Deffieux G, Creppy EE, Pomies JP, Ragnaud JM et al. Wild-mushroom intoxication as a cause of rhabdomyolysis. N Engl J Med 2001; 345:798-802), acompanhada ou não de insuficiência renal, e que pode ser mortal; outros sintomas incluem náuseas, eritema facial e sudorese profusa. Creatina quinase muito elevada no soro. Embora a síndrome faloidínica também possa envolver miopatia, manifesta-se mais cedo e envolve primariamente insuficiência hepática. Síndrome semelhante foi descrita na China devido à ingestão de Russula subnigricans (Lee PT, Wu ML, Tsai WJ, Ger J, Deng JF, Chung HM. Rhabdomyolysis: an unusual feature with mushroom poisoning. Am J Kidney Dis 2001; 38(E17):1–5), e é possível que se manifeste com outras espécies consideradas idóneas, quando ingeridas em grandes quantidades por indivíduos susceptíveis (Nieminen P, Kirsi M, Mustonen A-M. Suspected Myotoxicity of Edible Wild Mushrooms. Exp Biol Med 2006; 231:221-228).

Última edição por Loco Gato em Sab 06 Nov 2010, 02:16, editado 1 vez(es) (Razão : alteração do ícone)

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363

Ver perfil do usuário http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: