Miniaturas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Miniaturas

Mensagem  Lebre em Qua 27 Out 2010, 20:22

Os exemplares que introduzo neste tópico são miniaturas: o comprimento total é de cerca de 8 mm.
Há vários géneros de cogumelos que incluem espécies com tamanhos desta ordem, por exemplo, Galerina, Omphalina, Marasmius, Mycena, só para citar alguns. No entanto, as características deste exemplar parecem excluir qualquer destes géneros, estando, na minha opinião, mais próximo do género Laccata do que qualquer dos anteriormente citados. Menciono algumas dessas características:
- Chapéu convexo, com uma mamelão central;
- Cutícula de cor creme, acastanhada no centro, parecendo aveludada; margem canelada e excedente; a cutícula parece ser higrófona, estando a secar por falta de humidade;
- As lâminas cremes com tonalidades alaranjadas têm inserção adnata e são bastante espaçadas;
- Pé avermelhado (grená?), mais escuro na parte superior; na parte inferior apresenta fibrilas que quase parecem espinhos; bastante retorcido num dos exemplares.
Apesar disso, os exemplares cresciam sobre madeira o que não parece ser compatível com este género.
Gostaria de ouvir mais opiniões sobre este tema e/ou propostas de classificação, pelo menos relativamente ao género.
Os meus agradecimentos antecipados,
Lebre

Fotografias:

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Re: Miniaturas

Mensagem  Pedro Claro em Qui 28 Out 2010, 00:26

Parecem-me Tubaria furfuracea ressequidos, principalmente pelo pé. Mas pode ser qualquer outra coisa...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Qui 28 Out 2010, 18:49

Obrigado, Pedro, pela sua opinião.
Provavelmente o autor da página australiana blueswami tem o mesmo problema que eu, uma vez que afirma que "Tubaria sp. frequentemente parecem espécies de Laccaria ..." e vem também confirmar a correcção da proposta do Pedro.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares