Lactário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Lactário

Mensagem  Lebre em Qua 27 Out 2010, 22:33

Venho solicitar os vossos préstimos para tentar identificar uns exemplares do género Lactarius com que me deparei numa recente deslocação a Sintra. Cresciam numa barreira à beira de uma estrada interior. Havia exemplares maduros bem salientes, enormes (~20 cm de diâmetro do chapéu), e um exemplar jovem (~9cm de diâmetro do chapéu) do qual só se via uma nesga do chapéu e que extraí escavando a mistura de terra e areia à volta. Anexo imagens desta observação onde as características estão bem patentes.
Lebre

Fotografias:

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Re: Lactário

Mensagem  Pedro Claro em Qui 28 Out 2010, 00:25

Tenta Lactarius controversus. As lâminas +/- cor de salmão assim parecem indicar...

É uma espécie que ainda hoje vi nas Fragas de S. Simão, em Figueiró dos Vinhos e que há uma semana vi aqui na Marinha Grande, sempre junto de zonas ribeirinhas.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Zamanita em Qui 28 Out 2010, 18:38

Concordo com o Pedro. Também os vi em Sintra há duas semanas numa barreira junto a um caminho....

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Qui 28 Out 2010, 18:42

Depois de ter colocado o tópico ainda estive a consultar o "meu guia" e, curiosamente, cheguei à conclusão que o Pedro sugere. De facto, de entre as mais de 70 espécies de lactários ai descritas, Lactarius controversus é a que melhor assenta no meus exemplares. Assim, já somos TRÊS (acabei de ver a mensagem do Zamanita) com essa opinião.
Lebre

P.S.: Já vi que o Zamanita se anda a "perder" muito por Sintra. Se estiver por esses lados este fim-de-semana e quiser companhia contacte-me.

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Zamanita em Qui 28 Out 2010, 18:51

Lebre escreveu:
P.S.: Já vi que o Zamanita se anda a "perder" muito por Sintra. Se estiver por esses lados este fim-de-semana e quiser companhia contacte-me.

Só me "perdi" um fim de semana (Há 2 semanas) porque tive de ir a Lisboa.... Numa próxima oportunidade concerteza que contacto. Seguramente conheces melhor a Serra de Sintra que eu.
Principalmente fiquei com vontade de conhecer as envolvências do Palácio de Monserrate. Sabes se se podem colher cogumelos para identificação dentro do Parque?

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Qui 28 Out 2010, 19:13

Zamanita escreveu:
Principalmente fiquei com vontade de conhecer as envolvências do Palácio de Monserrate. Sabes se se podem colher cogumelos para identificação dentro do Parque?

Caro Zamanita,
Apenas visitei o Parque do Palácio de Monserrate uma vez o ano passado e não encontrei nada lá dentro que não visse cá fora (de cogumelos, entenda-se). Além disso, há que pagar a entrada (que na altura era perto de 5€). Quanto ao colher cogumelos, não perguntei, mas calculo que seja necessária autorização por se tratar de uma zona de acesso reservado.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Duvida

Mensagem  Broteroi em Sex 29 Out 2010, 17:14

Tb tenho a sensação que este grupo do controversus estão muito associados a linhas de água...

No sudoeste encontrei sempre em salgueirais, nomeadamente de Salix atrocinerea...

Têm mais informação que corresponda ou contrarie esta tendência?

Abraço

Broteroi
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 84
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Sex 29 Out 2010, 20:28

Caro Broteroi,
Neste caso não havia nenhuma linha de água por perto (100 metros).
Saudações,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo