Poderá ser Amanita valida?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Poderá ser Amanita valida?

Mensagem  Lebre em Seg 01 Nov 2010, 23:24

Este exemplar foi colhido muito perto do sítio onde colhi as Amanita rubescens de outro tópico. No local pensei tratar-se de mais uma daquela espécie, embora logo aí me tivesse apercebido de que o chapéu não ostentava as cores habituais. Depois a ver as mais demoradamente as imagens, a dúvida pôs-se: será que se trata de uma espécie semelhante. Fui em busca do meu guia e apercebi-me que havia uma, A. valida, que é morfologicamente parecida a A. rubescens e que se caracteriza por ter um chapéu menos avermelhado que esta e não apresentar tons avermelhados ao corte. De imediato fiz o corte e, de facto, os tons vermelhos não apareceram (apenas alguns muito débeis no pé e numa pequeníssima extensão). Poderá ser por o corte ter sido feito tardiamente?. Será que estas dúvidas têm razão de ser?
Anexo fotografias do exemplar no terreno e do corte em casa feito apenas no dia seguinte ao da recolha.
Lebre

Fotografias:

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Re: Poderá ser Amanita valida?

Mensagem  Pedro Claro em Seg 01 Nov 2010, 23:34

A 2ª e 3ª fotografias, quanto a mim, não deixam dúvidas: o pé avermelhado indica A. rubescens. As cores mais pálidas do chapéu dever-se-ão à chuva.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Ter 02 Nov 2010, 00:06

É uma explicação plausível.
Obrigado,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Mensagem  PEDRA em Ter 02 Nov 2010, 10:34

Pedro Claro escreveu:A 2ª e 3ª fotografias, quanto a mim, não deixam dúvidas: o pé avermelhado indica A. rubescens. As cores mais pálidas do chapéu dever-se-ão à chuva.

Ao ler este tópico, confesso que também eu pensei na hipotese que o Pedro Claro aqui apresentou.
Exemplo disso mesmo é o facto de no meu passeio de ontem ter visto várias Amanitas muscaria, todas elas descoloradas e pálidas (sem pontinhos brancos), com o chapéu em tons de vermelho pálido e/ou laranja forte. O mesmo acontecia com as Amanita rubescens (estas mais dificeis de identificar, claro).
Recordo que no sábado e no domingo [30 e 31/out] cairam umas fortes chuvadas em quase todo o território de portugal, que podem estar muito bem associadas a este fenómeno.

um abraço
PEDRA

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Mensagem  Zamanita em Ter 02 Nov 2010, 20:42

Também me parece Amanita rubescens. Os tons vermelhos excluem outras hipóteses...
A Amanita valida é uma variedade da A. spissa (A. spissa var. valida) e o pé tem tons acastanhados.

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: