Megacollybia plathyphylla

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Megacollybia plathyphylla

Mensagem  Lebre em Ter 02 Nov 2010, 22:37

Na minha última deslocação a Sintra penso ter encontrado as duas formas de Rhodocollybia butyracea: f. asema e f. butyracea. Ainda assim, tenho algumas dúvida naquela que classifiquei como f. butyracea, pois não é tão acastanhada como as costumo encontrar e não é tão acinzentada para a classificar de f. asema[/i], estando talvez a meio caminho entre as duas. Foram colhidas em locais diferentes, a f. asema numa zona mista, mas dominada por acácias e a f. butyracea numa zona de pinhal com alguns sobreiros. Deixo-vos as imagens e agradeço antecipadamente os vossos comentários.
Lebre

Fotografias
I - f. asema
:

II- f. butyracea:

Última edição por Lebre em Seg 08 Nov 2010, 21:16, editado 1 vez(es)

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Re: Megacollybia plathyphylla

Mensagem  Pedro Claro em Qua 03 Nov 2010, 10:04

Tens a certeza na identificação da espécie? É que me parecem Megacollybia plathyphylla, embora o caracter que permite a identificação (presença de longos e grossos cordões miceliais) não esteja patente nas fotografias, embora na 3ª fotografia pareçam existir vestígios (podem ter-se partido com a recolha e podem ter ficado na terra) e na última o exemplar mais pequeno de pernas para o ar na parte superior direita parece ter os ditos cordões visíveis.

Se confirmares a presença dos ditos cordões (ou rizomorfos), trata-se de Megacollybia plathyphylla.

Por fim, considera-se que as formas não têm qualquer validade taxonómica, sendo meras variações devidas a factores ambientais/locais. Honestamente não me parece muito importante chegar a esse 'rigor' nas identificações.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Qua 03 Nov 2010, 19:12

Não, não tenho a certeza da identificação e, depois da sua mensagem, penso que provavelmente cometi um erro de identificação. Vou procurar numa próxima oportunidade confirmar a existência dos tais cordões micelares. Há outro factor que também notei: a textura do chapéu é mais fibrilosa do que eu estaria à espera para uma R. butyracea, sobretudo nos exemplares das primeiras fotografias.
Obrigado, Pedro, por esta chamada de atenção.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Zamanita em Qua 03 Nov 2010, 19:33

Também me parece Megacollybia platyphylla. Os cordões micelares estão bem visíveis na foto 6 no exemplar mais pequeno do lado direito.

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Dom 07 Nov 2010, 17:24

Já antes tinha admitido que provavelmente tinha cometido um erro de classificação. Agora tenho a certeza. Voltei aos locais das duas observações e, em qualquer dos casos, confirma-se a existência de cordões micelares: No caso dos exemplares referenciados com I, encontrei um que lá tinha deixado e, extraindo com muito cuidado, encontrei uma "rede de pesca" inteira. No caso II os cordões não são tão extensos mas, ainda assim, lá estavam. Anexo fotografias com esses registos.
Tudo parece indicar que a espécie em causa em qualquer das duas colecções é Megacollybia platyphylla, como disse o Pedro e o Zamanita confirmou.
Um abraço para ambos,
Lebre

I :

II :

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Pedro Claro em Seg 08 Nov 2010, 09:55

Dissipam-se, assim, quaisquer dúvidas. Excelente registo, Lebre.

Na passada 6ª feira também encontrei alguns exemplares desta espécie.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: