Toxicidade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Toxicidade

Mensagem  trufulha em Sex 05 Nov 2010, 15:09

Boa tarde a todos!

Como sou novo por aqui, decidi aceitar o repto que me lançaram e postar imagens de alguns cogumelos que encontrei hoje à hora de almoço.

HABITAT: Serra da Gardunha, em bosque de cedros, eucaliptos e castanheiros.
CHAPÉU: No muscaria, vermelho com pintas brancas e com o chapéu ainda fechado. No phalloides o chapéu é amarelo esverdeado claro, convexo e com alguns restos da volva na parte superior. No que não conheço o chapéu é amarelo, com o centro laranja, redondo e com as margens do chapéu viradas para cima.
PÉ:No muscaria, cerca de dez centímetros, branco, com anel ainda não destacado do véu. No phaloides, cerca de oito centímetros, branco esverdeado ou amarelado, com anel. No que não conheço, pé de dimensão variável, entre 5 e 10 centímetros de cor amarela e sem qualquer anel.
HIMENÓFORO: Lâminas.
ESPORADA: Não observada.
CHEIRO E SABOR: Não observados.

Primeira imagem com o que penso ser o amanita muscaria e o amanita phalloides em cima e vários outros, mais pequenos em baixo, que desconheço:

http://img514.imageshack.us/img514/241/11633013.jpg

Outras imagens do que penso ser o amanita phalloides:

(Apercebo-me, no fim da pre-visualisação que a qualidade das imagens é péssima (fotos de telemóvel) e, para além disso, parecem-me sair cortadas. De qualquer modo, fica a intenção.)

trufulha
esporo
esporo

Número de Mensagens : 14
Fungónimo : trufulha
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: Toxicidade

Mensagem  Pedro Claro em Seg 08 Nov 2010, 10:16

As fotografias têm que ser redimensionadas (quando fazes o upload há uma opção para redimensionar - o ideal seria entre 600 e 700 pixeis de largura) para poderem ser vistas no fórum sem serem cortadas.

O que tu chamas Amanita phalloides é, na realidade, Amanita citrina. Apesar de não termos as bases dos pés (NUNCA, mas NUNCA se corta um cogumelo para identificação: estes devem ser desenterrados por inteiro, tendo o cuidado de extrair a totalidade, incluíndo estruturas que estejam enterradas), em algumas fotos parece evidente que o pé é bolboso e desprovido de volva saciforme. Por outro lado, a distribuição dos restos do véu no chapéu e a cor amarelo-esverdeada são típicos de A. citrina (em A. phalloides, por norma, o chapéu não tem restos do véu ou, quando tem, são membranosos e mais largos). Falta apenas a confirmação do cheiro a batata crua para ter 100% de certeza (só está nos 99%).

A terceira espécie parece-me Hypholoma fasciculare (presumo que crescia em madeira morta).

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  trufulha em Ter 09 Nov 2010, 10:05

Obrigado pelas dicas pedro!

Passarei a não cortar os cogumelos para identificação.

Quanto ao Hypholoma fasciculare de facto crescia em madeira morta.

Quanto ao citrina, fiquei surpreendido... Mas de qualquer modo é veneno na mesma...

Um abraço!

trufulha
esporo
esporo

Número de Mensagens : 14
Fungónimo : trufulha
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Mensagem  Pedro Claro em Ter 09 Nov 2010, 11:26

trufulha escreveu:Obrigado pelas dicas pedro!
Quanto ao citrina, fiquei surpreendido... Mas de qualquer modo é veneno na mesma...

Não é certo. Presentemente pensa-se que a suposta toxicidade de A. citrina se deve, na realidade, a confusões antigas com A. phalloides (essa sim, tóxica e mortal) - e não é a primeira vez que A. citrina é apresentada no fórum como A. phalloides, portanto não és o primeiro e não serás, certamente, o último a fazer essa confusão. De qualquer forma, esta espécie não deve ser consumida, ainda que, muito provavelmente, não seja tão tóxica como se pensava (ou pode até nem ser tóxica).

Hypholoma fasciculare sim, é uma espécie tóxica, bem como Amanita muscaria.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: