O Barbudo do Pinhal D'Rey

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

pergunta O Barbudo do Pinhal D'Rey

Mensagem  PEDRA em Seg 08 Nov 2010, 21:57

Boa noite
O barbudo que hoje vos apresento foi colhido no denominado Pinhal D'El Rey, mais propriamente num local que eu conheço como Fonte dos Cabreiros, perto de Ferrel (a terra dos burros - sem ofensa para os habitantes). Fui para lá ao início da tarde e sai do pinhal já era noite (como é habitual). Talvez por isso tenha sido atacado por um enxame de melgas (mosquitos, na língua do norte), de tal maneira que fiquei todo picado principalmente nos ombros - estranho porque tinha uma t~shirt vestida. Ainda hoje me doem as picadas...

Então aqui vai: (no meu manual de campo, o cogumelo mais parecido com este é o Hydnum repandum, será?)

2010.11.05 | Pinhal D’Rey – Fonte dos Cabreiros
HABITAT Cresciam em solo arenoso coberto de caruma onde a árvore predominante é o pinheiro;
CHAPÉU de 5 a 11cm (no mais maduro); forma irregular com cavidades / frestas / cortes dispersos por todo o chapéu; de cor castanho a castanho escuro no centro do chapéu; cutícula seca aveludada agradável ao toque (uma espécie de camurça); sem apresentar descolorações ao toque;
PÉ mais curto que o diâmetro do chapéu (aprox 5-6cm; de cor castanho mais escuro que o chapéu, mudando de cor para castanho creme mais claro junto às agulhas; sem descoloração ao toque; forma cónica - tipo "prego"; sem anel e sem volva;
HIMENÓFORO agulhas; cor brancas; descentrado em relação ao chapéu (penso – sem certeza); sem descolorações ao toque;
ESPORADA não foi realizada
CHEIRO E SABOR sabor desagradável (muito amargo) obs: tive de comer umas quantas “camarinhas” para lavar o palato… blhàaaaaaccccccc !!!!

Uploaded with ImageShack.us

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

pergunta Re: O Barbudo do Pinhal D'Rey

Mensagem  Pedro Claro em Seg 08 Nov 2010, 23:10

Esses barbudos também são conhecidos como Sarcodon squamosus. Existe alguma confusão entre esta espécie e Sarcodon imbricatus, mas talvez a leitura atenta deste documento ajude a clarificar qual das duas espécies é: Sarcodon imbricatus and S. squamosus - two confused species

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Zamanita em Ter 09 Nov 2010, 01:29

É um Sarcodon sp. seguramente.
Quanto à espécie não tenho certezas ...

Não me parece o S. squamosus (ou S. imbricatus) que encontro frequentemente.
Este exemplar não apresenta as escamas características, a textura da cutícula parece-me bastante mais lisa.
O sabor amargo que o Pedra refere também não coincide.

Procurando na bibliografia, parece-me andar mais perto de Sarcodon leucopus:
- cutícula esquartejada e não escamosa
- carne ao corte com tons violáceos na base do pé
- sabor amargo

Encontrei esta descrição de Alain Gerault :

Sarcodon leucopus (Pers.) Maas G. & Nannf. (= Sarcodon laevigatus nom mal appliqué)
Chapeau 5-20 cm, charnu, convexe puis plat et déprimé, bosselé, revêtement lisse, feutré en peau de daim ou avec des écailles plus ou moins distinctes plus sombres sur fond gris-cendré, gris-brunâtre un peu pourpré, brun noisette. Hyménium formé d'aiguillons peu décurrents, longs 1-1,5 cm, gris pâle puis gris-brunâtre et enfin brun-pourpré avec une pointe blanchâtre. Stipe subégal, parfois un peu excentré, aminci à la base, 3-6 x 1,5-2,5 cm, blanchâtre sale. Chair blanchâtre un peu gris-violacé à la base du stipe, odeur désagréable de bouillon de viande, de chicorée, saveur un peu amère et âcre, hyphes bouclées, réaction vert-olive puis brun-rouge à la potasse. Spores largement elliptiques, subglobuleuses, brunâtres, avec de grosses verrues grossières, 7-8 x 4,5-5,5 μm. Montagnes. Conifères ou feuillus. Non vue mais existe en Vendée.

in http://projet.aulnaies.free.fr/Florules/HYMENOMYCETES.pdf

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  Pedro Claro em Ter 09 Nov 2010, 11:22

Seria interessante confirmar a identificação com mais segurança, pois é uma espécie (supostamente) pouco comum.

Para além dos comuns S. imbricatus e S. squamosus, seria de acrescentar esta espécie (S. leucopus) e ainda S. subsquamosus que o Luís Morgado encontrou em Aljezur e do qual me deu conhecimento este fim de semana.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  PEDRA em Qui 11 Nov 2010, 21:21

Obrigado Pedro Claro e Zamanita pelos vossos comentários.
Parece que o "bicho", para além de parecer um barbudo, também é barbudo de identificar.

Sendo assim pergunto, que mais posso fazer eu para ajudar nesta identificação ?
Bem sei que as fotos não têm a qualidade desejada (foram obtidas através do meu telemóvel), quer dizer, também não estão assim tão más. O que é certo é que não guardei o "bicho" e o local é demasiado longe de minha casa para poder lá voltar e, eventualmente e com muita sorte, poder encontar outro "bicho" barbudo igual a este.

Isto tudo para perguntar o seguinte: no caso de eu lá voltar - porque vou lá voltar, é certo, não sei ainda quando - que mais posso eu fazer para uma melhor identificação? falta a esporada? uma melhor descrição do "bicho" ? Que mais poderei eu acrescentar à descrição deste cogumelo?
Sim, porque dada à raridade do "bicho" - fiquei com essa impressão - parece-me que vale a pena poder chegar a alguma conclusão, ou não.

Abraço
PEDRA

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Zamanita em Sex 12 Nov 2010, 04:29

A esporada não é relevante para identificação da espécie.
Tenta fotografar e descrever vários exemplares em diferentes estados de desenvolvimento e confirmar a constância dos caracteres em diferentes exemplares no mesmo estado de desenvolvimento.

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  PEDRA em Sex 12 Nov 2010, 17:58

Assim farei, Zamanita.
Desloco-me com alguma regularidade ao local onde fotografei este cogumelo - 1 vez por mês aproximadamente - se voltar a encontrar este "bicho", o que me parece pouco provavel uma vez que no último passeio só encontrei estes dois exemplares que constão do tópico, voltarei a dar notícias.

Abraço
PEDRA

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo