A Branca do Pinhal D'Rey

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

fixe1 A Branca do Pinhal D'Rey

Mensagem  PEDRA em Seg 08 Nov 2010, 22:22

Aqui vão mais dois do Pinhal D'Rey

Diria de que se trata de Amanita, mais não sei...

2010.11.05 | Pinhal D’Rey – Fonte dos Cabreiros
HABITAT Cresciam em areia coberta de caruma onde a árvore predominante é o pinheiro;
CHAPÉU 11cm (nos dois exemplares); forma aplanada com o centro ligeiramente abatido; de cor predominantemente branco / creme claro ; com uns pontos (verrugas) brancos junto à orla do chapéu; sem apresentar descolorações ao toque;
PÉ mais comprido que o diâmetro do chapéu (aprox 15cm); de cor branco; sem descoloração ao toque; forma cilíndrica; sem anel e com volva (penso);
HIMENÓFORO lâminas brancas; ligeiramente descoladas (livres) do pé; sem descolorações ao toque;
ESPORADA não foi realizada – mas pelas fotos dá para ver os esporos brancos (penso)
CHEIRO E SABOR cheiro e sabor agradáveis– fúngico.

Uploaded with ImageShack.us

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

fixe1 Re: A Branca do Pinhal D'Rey

Mensagem  Pedro Claro em Seg 08 Nov 2010, 23:04

Eu diria que se trata de Amanita ovoidea. Exemplares pequenos, para esta espécie...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Zamanita em Ter 09 Nov 2010, 00:17

Também voto em A. ovoidea

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

fixe1 [i]Amanita ovoidea[/i]

Mensagem  PEDRA em Qui 11 Nov 2010, 21:38

Obrigado Zamanita e Pedro pela Vossa identificação. Penso eu que não restam qualquer dúvidas quanto à espécio da "bicha" - Amanita ovoidea, SERÁ ASSIM?
Já percebi... - e não é de agora - tenho urgentemente de comprar um livro (manual) mais abrangente, mais específico, tendo em conta que Amanita ovoidea não é referenciada no manual que actualmente possuo.

Resta-me perguntar se esta "bicha" - Amanita ovoidea - é ou não comestível.
É que da análise que tive oportunidade de fazer em campo, isto é, pelo seu aspecto (que pouca importancia tem, é certo - a Amanita phalloides também tem bom aspecto e no entanto é mortal), pelo sabor e cheiro agradáveis, tudo me levaria a apostar que esta espécie é comestível. Mas depois lembro-me sempre dos conselhos que a minha avó me dava. Até parece que a estou a ouvir: "teima, teima, mas nunca apostes meu netinho".

Um abraço e boa caça
PEDRA

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Zamanita em Sex 12 Nov 2010, 04:06

Amanita Ovoidea é supostamente comestível mas de muito desaconselhável consumo pela sua enorme semelhança com Amanita proxima, espécie tóxica responsável pelo Síndrome Norleucínico, que provoca nefrotoxicidade severa reversível...

Se os exemplares forem típicos a separação entre as duas espécies não é assim tão difícil. Os principais caracteres que as distinguem são a cor da volva (branca/acastanhada na A. ovoidea e alaranjada na A. proxima) e os restos algodonosos de véu universal apenas presentes na A. ovoidea.

Ainda que tenha a A. ovoidea bem estudada e identificada, não me atrevi a comê-la, apesar do seu óptimo aspecto. No ano passado encontrei umas em ovo que mais pareciam de avestruz... De qualquer forma as referências que vi não são muito abonatórias em termos de interesse gastronómico. Se fosse realmente um pitéu, haveria de se saber...

Pondo na balança o factor risco e o factor interesse gastronómico... Não me apetece experimentar!! Evil or Very Mad
Há por aí muitos outros cogumelos para comer... sunny

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  PEDRA em Sex 12 Nov 2010, 18:07

Zamanita escreveu:
Pondo na balança o factor risco e o factor interesse gastronómico... Não me apetece experimentar!! Evil or Very Mad
Há por aí muitos outros cogumelos para comer... sunny

Concordo inteiramente com este raciocínio, Zamanita.
Recordo que, quando fiz a pergunta acerda da comestibilidade deste cogumelo, não tinha intenção em consumí-lo mas sim alargar o meu conhecimento sobre a espécie. Contam-se pelos dedos da minha mão (e ainda sobram muitos dedos) o número de espécies diferentes que apanho para consumo próprio.
Tenho como máximas - que aprendi neste forúm "na dúvida ficam no campo" e "cogumelos venenosos só se comem uma vez na vida".

Um abraço
PEDRA

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo