Semana da Micologia de 12 a 14 de Novembro

Ir em baixo

Semana da Micologia de 12 a 14 de Novembro

Mensagem  NunoM em Qui 11 Nov 2010, 18:33

"A Associação Cultural e Recreativa Fonte da Urze promove nos dias 12,13 e 14 de Novembro a Semana da Micologia.

Trata-se de uma iniciativa apoiada pela Câmara Municipal de Vieira do Minho e cujo objectivo passa por divulgar os recursos naturais da Serra da Cabreira, bem como o aproveitamento sustentável desses mesmos recursos.

As chuvas chegam e com elas, despertam os cogumelos com a sua grande variedade de formas e cores, salpicando aqui e ali a paisagem serrana de Vieira do Minho.

E para brindar os apreciadores deste excelente complemento gastronómico, e dar a conhecer os recursos micológicos e os seus mais variados usos, a Associação Cultural e Recreativa Fonte da Urze traçou o seguinte programa.

A actividade inicia pelas no dia 12 do corrente mês, pelas 14h30 com um percurso de recolha e identificação de todas as espécies comestíveis e não comestíveis existentes no concelho. Pelas 19h00, procede-se à catalogação com os seus respectivos nomes científicos e vulgares, os que são comestíveis e não comestíveis.

No segundo dia de actividade, está marcada uma concentração em frente à Câmara Municipal para todas as pessoas que queiram participar no percurso de recolha e de identificação de espécies. Às 13h00, realiza-se um almoço de confraternização no restaurante Doutor Hause, para aqueles que queiram apreciar os sabores destes organismos micológicos e seu contributo na confecção culinária.

Pelas 14h00, abre oficialmente a feira mostra, na Praça Dr. Guilherme de Abreu, com uma breve introdução ao tema do evento, e informações adicionais, no sentido de clarificar as pessoas sobre as potencialidades e os riscos que estes organismos podem causar.

No Domingo, está prevista nova concentração para a realização de um percurso de recolha e identificação das espécies para aquelas pessoas que queiram efectuar novo percurso, mas sobretudo para aqueles que não participaram no percurso anterior.

Pelas 15h00, prossegue a prova das espécies comestíveis no restaurante já referido.

Considerados ricos em água e sais minerais, os cogumelos são uma verdadeira dádiva da Natureza cuja identificação deve ser cuidadosa e segura, pois existem espécies da mesma família em que, umas são comestíveis e outras tóxicas.

Não falte. Participe nesta actividade e descubra mais um dos encantos da Serra da Cabreira."
avatar
NunoM
hifa
hifa

Número de Mensagens : 18
Idade : 24
Humor : Geralmente bom
Fungónimo : amanita phalloides
Reputação : 0
Data de inscrição : 31/10/2010

Ver perfil do usuário http://whoknewindeed.wordpress.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum