Macrolepiota sp. - Colosso

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Macrolepiota sp. - Colosso

Mensagem  Lebre em Dom 14 Nov 2010, 18:19

Nem queria acreditar quando o vislumbrei ao longe, na borda de uma estrada interior de uma mata na serra de Sintra. Trata-se a meu ver indiscutivelmente de uma espécie do género Macrolepiota, mas não consegui perceber qual, uma vez que há particularidades, como as dimensões, o facto de ter anel fixo, etc., que não encaixam em nenhuma das descrições que vi. Solicito, pois, a vossa ajuda para o tentar identificar.
Em anexo apresento um conjunto de fotografias com comentários acerca das particularidades deste exemplar.
Lebre

Fotografias e comentários:

Visão geral do colosso;

Chapéu enorme – 20 cm de diâmetro – campanulado; cutícula de cor base clara coberta por pequenas escamas castanhas com disposição concêntrica, sendo contínuas no centro, onde é mais escura;

Pé com 22 cm de comprimento, tendo 3,5 cm de diâmetro na zona do ápice e alargando até à zona do anel onde mede 5 cm de diâmetro, largura que se mantém até à base; de cor creme na parte superior, branco na zona do anel e creme na parte inferior onde está revestido de escamas acastanhadas; anel fixo descendente, que mais parece uma prateleira, de cor branca excepto na orla inferior onde apresenta escamas;

Himenóforo com lâminas de cor clara e reflexos rosados; de inserção livre e espaçamento apertado;

Ao corte apresentou uma carne branca no chapéu e na parte superior do pé que apenas amarelou ligeiramente nalgumas zonas; cor amarelada da carne na zona abaixo do anel; não sendo fistulado, a carne do centro do pé deslocou-se com o corte, sendo portanto de consistência mole;

Não sei se esta era a família, mas vivia a cerca de 5-6 metros do colosso.

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Re: Macrolepiota sp. - Colosso

Mensagem  Pedro Claro em Dom 14 Nov 2010, 19:07

Eu penso que se trata de um exemplar (bastante generoso!) de Lepiota aspera. Por acaso as lâminas bifurcam, pelo menos algumas delas?

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Dom 14 Nov 2010, 19:46

Olá Pedro!
Não há lâminas bifurcadas. Eu diria, olhando apenas para o himenóforo, que estaria perante um M. procera, uma vez que os tons e até o cheiro (que eu não sei descrever) são semelhantes.
Obrigado,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Pedro Claro em Dom 14 Nov 2010, 22:41

Bem, o género Leucoagaricus também seria uma possibilidade a ter em conta. O primeiro exemplar não encaixa em Macrolepiota (pé carnudo, atípico neste género) e seria demasiado grande para Lepiota...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Zamanita em Seg 15 Nov 2010, 00:54

Na minha opinião as fotos e as descrições coincidem na perfeição com Agaricus augustus.
Até o nome está bem empregue, são um verdadeiro colosso. Até no prato... Very Happy
Podes confirmar facilmente pelo seu cheiro a amêndoas amargas...

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  Zamanita em Seg 15 Nov 2010, 00:59

Esqueci-me...
Os da última foto não me parecem da mesma espécie, devem ser apenas vizinhos...
A opção do Pedro parece-me boa, Lepiota aspera, mas seriam necessários mais pormenores.

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  Pedro Claro em Seg 15 Nov 2010, 10:42

O primeiro exemplar pareceu-me um Agaricus, mas as lâminas brancas, numa fase relativamente avançada do desenvolvimento, não condizem. Daí a sugestão de Leucoagaricus...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Seg 15 Nov 2010, 19:09

Ao ler o nome da espécie proposta pelo Zamanita percebi imediatamente que ele tinha acertado na "mouche". É que nessa altura vieram-me à lembrança imagens que eu tinha visto de espécies do género Agaricus, a propósito de outro tópico. O problema da identificação deste exemplar, como depois referiu o Pedro, é que apesar da sua envergadura ainda era jovem e, portanto, tinha ainda as lâminas claras. Ao que parece poderia ainda continuar a crescer pois parece haver exemplares desta espécie com 30 cm de diâmetro do chapéu. Os meus agradecimentos aos dois por mais esta ajuda.
Agora relativamente aos "vizinhos". Confesso que, com a excitação provocada por este achado do imponente A. augustus, pouca importância lhes liguei e tirei apenas aquela fotografia. Da análise desta facilmente se conclui tratar-se de espécies diferentes: os exemplares têm chapéus diferentes, o pé é também completamente diferente, em particular não tem anel. Em qualquer dos casos eram também exemplares grandes (o chapéu devia rondar os 15 cm de comprimento) e já bem maduros. Talvez estes sejam Lepiota aspera, como sugere o Pedro. É um caso para averiguar no futuro.
Saudações,
Lebre

Última edição por Lebre em Seg 15 Nov 2010, 21:00, editado 1 vez(es) (Razão : correcção de gralha)

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Sabino em Seg 29 Nov 2010, 13:44

Agaricus augustus, los de la última fotografía Lepiota aspera.

Sabino
Primordia
Primordia

Número de Mensagens : 142
Fungónimo : Geoglossum
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Seg 29 Nov 2010, 21:36

É bom saber que as opiniões coincidem.
Gracias, Sabino.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  nunovix em Seg 16 Jan 2012, 10:09

Já ouvi falar várias vezes em "Anel Fixo" e "Anel Móvel", mas ainda não percebi a diferença...alguém me podia explicar?

Obrigado
Nuno
nunovix
hifa
hifa

Número de Mensagens : 26
Fungónimo : ?
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Mensagem  Pedro Claro em Seg 16 Jan 2012, 10:20

É exactamente o que os nomes sugerem: um anel fixo está preso ao pé, não se movendo; um anel móvel é um anel que pode ser movido ao longo do pé, que não fica agarrado. A esmagadora maioria das espécies tem um anel fixo, sendo os anéis móveis típicos de algumas espécies de Macrolepiota.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Ver perfil do usuário

Mensagem  nunovix em Seg 16 Jan 2012, 10:38

Mais uma vez obrigado pela ajuda Pedro.
Só mais uma coisa...e os aneis móveis, se não estão presos ao pé, porque não caem? Estão presos de forma ligeira, é isso?
nunovix
hifa
hifa

Número de Mensagens : 26
Fungónimo : ?

Ver perfil do usuário

Mensagem  Frans em Seg 16 Jan 2012, 13:14

Hola a todos, con las laminas blancas coicncide mejor con el genero Leucoagaricus, para mi coincide muy bien con las caracteristicas de Leucoagaricus macrorhizus, dejo un par de enlaces para comparar.....

http://www.mycodb.fr/photo.php?file=Leucoagaricus_macrorrhizus_2006_jg_1.jpg&view=&filter=

http://www.klobuk.com/p/97/leucoagaricus-macrorhizus

Saludos.

Frans
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 37
Fungónimo : Todas las setas se pueden comer, algunas solo una vez.

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Seg 16 Jan 2012, 21:03

Gracias, Frans, pela tua opinião.
Na minha opinião a espécie que indicas é uma hipótese. Parece-me, no entanto, que a textura da cutícula desta espécie é diferente da do meu exemplar, com tufos de pêlos bem visíveis enquanto que no meu exemplar era mais escamoso. Esta observação é do Outono de 2010 e já não recordo bem todos os pormenores.
Saudações,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo