Lactarius rugatus?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Lactarius rugatus?

Mensagem  Lebre em Seg 22 Nov 2010, 20:46

O exemplar único foi colhido numa zona de sobreiral nos limites dos Concelhos de Almeirim e da Chamusca. O exemplar é muito semelhante nas cores e látex aos exibidos pelo ZT num tópico recente – Lactarius volemus? – e difere daqueles principalmente pela textura do chapéu e pelo facto de as lâminas terem no meu caso inserção adnata e não decurrente, para além de serem algumas bifurcadas e anastomosadas junto ao pé. Anexo fotografias e uma descrição do exemplar.
Lebre

Fotografias e descrição:

Chapéu com 7,5 cm de diâmetro de forma convexa, ligeiramente deprimido no centro; cutícula aveludada de cor vermelha a alaranjada, levemente enrugada e escrobiculada;

Himenóforo com lâminas cremes de inserção adnata e espaçamento pouco apertado; muitas lâminas bifurcadas junto à margem e profundamente anastomosadas junto ao pé; látex branco;
Pé com 6,5 cm de comprimento por 1,8 cm de diâmetro; cilíndrico e algo atenuado na base; concolor com o chapéu mas de tom mais claro;

Ao corte exibiu carne compacta de cor branca (imutável) no chapéu; carne também branca mas pouco consistente no pé;

Ao FeSO4 aplicado na carne reagiu com um tom rosado;

O cheiro era agradável e o sabor da carne era inicialmente doce para passado algum tempo ser muito levemente picante; O látex tinha sabor adocicado.

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Re: Lactarius rugatus?

Mensagem  Ricardo Castilho em Seg 22 Nov 2010, 21:49

Olá Lebre,
em minha opinião, parece-me acertada a identificação. algumas coisas diferem do L. volemus para o L. rugatus e como tu identificas-te e bem, a textura do píleo enrugada e o facto da carne não apresentar tonalidades esverdeadas em reacção com o FeSO4, parece-me ser suficientemente distintivo das espécies.

Cumprimentos,
Ricardo Castilho
Ricardo Castilho
hifa
hifa

Número de Mensagens : 28
Fungónimo : Amanita "PODEROSA"
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Seg 22 Nov 2010, 23:09

Obrigado, Ricardo, pela sua opinião.
O teste com o FeSO4 foi feito precisamente na tentativa de o separar de L. volemus, uma vez que também não apresentava o cheiro característico desta espécie.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  ZecTarius em Ter 23 Nov 2010, 11:15

A característica do enrugado no bordo do chapéu no L. rugatus , acho que é suficiente para separar de L. volemus .

Abraço
ZecTarius

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Mensagem  Pedro Claro em Ter 23 Nov 2010, 11:51

Concordo com a indentificação, apesar das rugosidades serem pouco perceptíveis - pelo menos quando comparo estes exemplares com os que foram recolhidos há pouco menos de um ano em Grândola: ver aqui.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Ter 23 Nov 2010, 19:15

Obrigados, ZT e Pedro, pelas vossas opiniões.
Relativamente às rugosidades pouco salientes no meu exemplar, ele parece-me semelhante aos da 1ª fotografia do link que o Pedro indicou. Apenas o 2º exemplar nessa página é nitidamente mais rugoso, mesmo tendo em conta que a fotografia foi tirada mais perto (não me parece que seja nenhum dos que figura na 1ª fotografia ou se for é o da esquerda em cima, ainda enterrado).
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Pedro Claro em Ter 23 Nov 2010, 20:43

A segunda foto, de facto, foi feita com o intuito de salientar as rugosidades do chapéu, mas elas estavam presentes e de forma bem visível em todos os exemplares, apesar de, na primeira fotografia, isso não estar muito patente, provavelmente porque a distância para os exemplares era maior - o que justificará, também, a (aparente) ausência nas fotos que colocaste.

De qualquer forma, mais um excelente registo e mais uma espécie para a (já vasta) checklist pessoal! Smile

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Ter 23 Nov 2010, 21:39

Olá Pedro,
As explicações são plausíveis.
Quanto à minha checklist ela está, de facto, a aumentar a olhos vistos. Na minha opinião isto acontece essencialmente por dois motivos : (1) Hoje, nas mesmas condições, vejo dez vezes mais cogumelos do que via há um ano atrás - o simples educar da vista tem esse resultado, (2) Parece-me estarmos num ano de muita abundância de fungos - digo isto comparativamente ao ano anterior, em que não havia tantas concentrações de cogumelos. Por exemplo, o ano passado não vi os "mares" de cogumelos dos géneros Inocybe e Russula, só para citar alguns. Em contrapartida, espécies extraordinariamente abundantes o ano passado, e.g. Amanita citrina, aindas as não vislumbrei este ano.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  ZecTarius em Ter 23 Nov 2010, 23:29

Lebre

Concordo contigo, não vou citar quais os géneros, mas de facto além de mais tardios, parece que houve uma troca na abundância comparando com o ano passado. Ex: este ano tenho visto poucos M. procera e muitas A. vaginata, e no ano passado era o contrario.( e tenho andado sempre nas mesmas zonas )

Acho que é provavelmente devido ao facto da situação climatérica ser diferente de ano para ano,( refiro-me há quantidade de precipitação e temperaturas em determinada altura que estimulam a formação de micélios e respectivas frutificações) o que pode levar a essa troca, as temperaturas óptimas para a frutificação de uns, não o são para outros.

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: