Suillus luteus

Ir em baixo

Suillus luteus

Mensagem  Mycota em Qui 02 Out 2008, 21:12

Olá meus caros, por Manel "Escaladas":

O sabor não está longe dos B edulis novos. Talvez mais doce.

Eu lembro-me que no domingo negro, onde as mensagens desapareciam disseste-me que quando encontravas um Boleto edulis novo, o trincavas na hora, certo? pois eu quando me atravessar com outro suilos amarelo, tiro-lhes as cúticulas do chapéu e do anel, e vou fazer o mesmo. Aliás os Edulis estavam a poucos metros dos Suilos.

Experimentei-os crús e é aquele travo a fruto seco (noz) que é mais evidente. A carne do pé tem uma consistência próxima ao do Edulis. A do chapéu também, apenas de um amarelo mais pálido. Mas é consistente. Ambos laminados, com vinagre balsâmico devem ser muito bons, ou numa salada de rúcula e uns rabanetes tb lâminados. Isto são ideias minhas...

Agora nessa noite. Eles marcharam na wok, com chutney de cebola, alho, tirinhas de pimento vermelho, mais umas russulas que estavam em stock (as do tabuleiro vermelho) uns cantarelos, só um pouquinho de chilly e umas gambas. A acompanhar, arroz jasminado. Ficou assim uma coisa de fusão de inspiração meia oriental. Os sucos dos cogumelos com os das gambas mais os dos legumes, bem... Já tenho saudades. Lamentável é que como tudo que cozinho, jamais repetirei.

Fica aqui a sugestão.

Até breve!

Manel
Mycota
Admin
Admin

Número de Mensagens : 176
Fungónimo : Strophariado
Reputação : 0

Ver perfil do usuário http://cogumelosportugal.forum-livre.com

Re: Suillus luteus

Mensagem  Zamanita em Sex 03 Out 2008, 02:48

Olá Manel

Encontraste um luteus mesmo no ponto... Wink
Quanto a comê-lo cru acho que não será tão bom como os Boletos do grupo Edulis... quer pelo sabor quer principalmente pela consistência da carne, mais esponjosa, mesmo quando "fresquinhos"...
Pessoalmente prefiro cozinhá-los (os mais rijos) misturados com outros cogumelos, ou melhor ainda, secá-los. Ganham muito mais aromas e sabores... A secagem tem também as vantagens de se conservarem bem por vários meses (em frasco de vidro bem selado) e de poderes utilizar a água com que os rehidratas para dar sabor aos cozinhados (por ex. para cozer arroz ou massa, fazer molhos, guisados, etc.). Experimenta... Razz
Convém tirar a cutícula e os restos do anel para evitar a viscosidade. Li nalgum lado (não recordo onde) que a cutícula de alguns Suillus pode provocar alguns transtornos na tripa... Por isso não vale a pena arriscar.

Costumo encontrá-los em florestas de pinheiro casquinha (Pinus sylvestris) nas serras da zona Centro (Lousã, Estrela).
Já agora, deixo uma opinião/sugestão: Se utilizarmos os nomes científicos para nos referirmos aos cogumelos estamos menos sujeitos a erros de interpretação. Os nomes vulgares ou tradicionais variam muito de local para local, podendo o mesmo nome ser utilizado para vários cogumelos diferentes (Ex: míscaro, tortulho, sancha). Os nomes que aparecem nalguns livros em Português (dos poucos que conheço), são traduzidos à letra de livros estrangeiros pelo que os nomes podem variar em função do tradutor.
Os nomes científicos são iguais em todo lado... (atenção que não sou nenhum "cientista exacerbado"... Smile )
Continua a mostrar-nos as tuas descobertas.
Hasta
zamanita

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  Zamanita em Sab 04 Out 2008, 15:19

Olá outra vez, Manel
Encontrei esta referência:

"Alergias por Suillus sp.

Hace más de 20 años se describió la capacidad de producir cuadros alérgicos de la seta
Suillus luteus (L. ex Fr.) Roussel (PRAGER MH & GOOS RD, 1984). Hoy sabemos que las setas del género Suillus son, con mucho, las que con mayor frecuencia provocan procesos de tipo alérgico (BRHUN JD & SODERBERG MD, 1991). Los síntomas pueden corresponder a una dermatitis, y se presentan con el contacto con la seta. Otras veces la alergia es de tipo intestinal, y se caracteriza por diarreas, acompañadas de sígnos cutáneos de alergia (enrojecimiento, picor etcétera). La solución a estos cuadros alérgicos consiste en evitar el contacto o el consumo de estas setas en el futuro."
(Josep Piqueras : Algunas especies tóxicas del orden Boletales, A.M. FONT I QUER, 2005, 3 : 41 – 45)

Por esta razão não te aconselho a comer qualquer espécie de Suillus crua... No
Mesmo cozinhados pode ser arriscado comer uma grande quantidade... (daí que misture com outras espécies)
Depois de secos e cozinhados, como referi no post anterior, nunca tive problemas... mas não te estiques muito pirat

Cumprimentos
Zé Miguel

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Suillus Luteus - Obrigado pelos avisos

Mensagem  manel em Ter 07 Out 2008, 22:47

Amigos,

Obrigado pelas preciosas indicações. Eu de facto andei com umas comichões danadas, depois daqueles dias, nos braços e nas pernas. E andei a tomar um anti-histaminico. Mas estou quase certo que não foi dos cogumelos crus que provei. Não só os suillus, mas outros. Foi de me deitar nas folhas mortas para os fotografar e observar. É ácaro a mais. Isso não vos acontece também?

Vou tentar usar os nomes em latim. Compreendo Zamanita. Mas confesso que me ainda me atrapalho com os nomes técnicos e gosto dos nomes populares pois reflectem as outras dimensões dos cogumelos. Mas percebo perfeitamente o teu ponto de vista.

Os suillus luteus que apanhei estavam com os chapéus todos abertos mas rijinhos. Por isso me deu vontade de, numa próxima os laminar crús. Por ignorância, pensei que a secagem fosse um processo menor de conservação. Vou procurar na net, um "como se faz".

Quanto às cúticulas, descansem amigos, essas saíram impecavelmente.

No que se refere à ingestão em grande quantidade, também não haveria perigo. Eram poucos, e como descrevi, misturei-os com outros.

Obrigado pelos avisos. Tê-los-ei em linha de conta. O meu guia de campo é perfeitamente omisso. Diz apenas que os Suillus Luteus são comestíveis. Para que eu e os meus comensais continuei de boa saúde!

Manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico
Reputação : 0

Ver perfil do usuário http://aromancias.blogspot.com/

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado