Helvella elastica

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Helvella elastica

Mensagem  Lebre em Ter 14 Dez 2010, 22:06

Os exemplares observados em Monsanto têm a forma habitual do género e são semelhantes às espécies H. lacunosa e H. crispa, que já vi muitas vezes, mas diferem destas na cor, que é castanha clara, e sobretudo por o pé não ter as venações habituais, apresentando apenas alguns “buracos” (não directamente visíveis nas fotografias anexas, mas perceptíveis por transparência). O chapéu tem a forma de sela, a cor do “chapéu” (himénio) é bastante mais clara que i] H. lacunosa[/i], que costuma ser muito escura quase preta, sendo o reverso de cor muito clara, creme acinzentado. O que me leva a propor a espécie [/i]Helvella elastica[/i], para além das características já referidas, é a tendência para o chapéu se enrolar à volta do pé. É claro que há outras hipóteses, como sejam H. fusca, que me parece ser mais primaveril, e H. atra. Como é a primeira vez que observo um exemplar com estas características tenho dúvidas, além de não saber nada da existência destas espécies em Portugal. Apresento imagens desta observação e uma das três espécies que colhi no mesmo dia, sendo as outras as referidas no início.
Lebre

Fotografias:

Última edição por Lebre em Sex 17 Dez 2010, 00:17, editado 1 vez(es)

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Re: Helvella elastica

Mensagem  Zamanita em Qua 15 Dez 2010, 20:52

Com o pé comprido, branco, sem sulcos e os lóbulos do chapéu voltados para dentro, Helvella elastica

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Qua 15 Dez 2010, 21:00

Caro Zamanita,
Os meus agradecimentos pela confirmação. Por vezes não é fácil distinguir o trigo do joio.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares