Tricholoma sp. – Secção Albobrunnea - IV: T. cf. fractium

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tricholoma sp. – Secção Albobrunnea - IV: T. cf. fractium

Mensagem  Lebre em Ter 14 Dez 2010, 22:35

O exemplar desta observação foi visualizado em Monsanto numa zona mista de pinheiros e sobreiros. Para além de à primeira vista ser muito semelhante no aspecto aos dos tópicos “Tricholoma – Secção Albobrunneus – I/II/III”, nessa observação duas características eram bem notórias: a existência de uma zona anelar bem demarcada e o pé muito curto. Depois de alguma pesquisa improdutiva resolvi consultar uma chave que já tinha usado em tempos (ver AQUI), no pressuposto de que poderia ser uma espécie cujo anel poderia ter existido, embora não estivesse presente. Aqui fica o exercício da evolução nessa chave:

KEY TO TRICHOLOMA
Group 1 – Species with an annulus – 8 species

1b Cap surface not entirely yellow, or some other color 3
3b Cap surface orangish and/or of other colors 4
4a Cap surface orangish, reddish orange to chestnut or date brown often with green tones; stem tapering at base 5
5a Cap orange to orange brown, often lighter on the margin, at times showing some olive-green tints; strong farinaceous smell especially when split open; stem short and stout, tapering at the base.
Armillaria zelleri = Tricholoma zelleri = .................................................................................................................T. focale

Depois decidi consultar a descrição desta espécie n o meu guia. As características aí apontadas mais marcantes que o meu exemplar tem, sendo todas elas observáveis nas fotografias anexas, são: (a) Cutícula viscosa e separável; de cor parda com reflexos laranja ou avermelhados, margem mais clara, quase branca (b) Lâminas de inserção adnata, apertadas, de cor branca manchadas de ocre ou pardo-laranja; (c) Pé engrossando no centro e na base radicante, com escamas fibrilosas, branco em cima e pardo-laranja abaixo do anel (d) Cheiro farináceo.
Tal como na chave usada, nesta descrição fala-se na existência de um anel membranoso que o meu exemplar não tinha, mas como se sabe isso pode acontecer pelas mais diversas razões, especialmente tratando-se de um anel membranoso, e poderia até ser causado pela extracção sem que eu me tenha apercebido. No entanto, a marca no pé existe e é bem visível, sendo a cor (ocre) diferente quer da parte superior (esbranquiçada) quer da parte inferior (mais escura, pardacenta com tons avermelhados).
Por todas estas razões suponho que o exemplar em causa poderia ser da espécie Tricholoma focale. O que vos parece?
Lebre

Fotografias:

Última edição por Lebre em Sex 17 Dez 2010, 00:14, editado 1 vez(es)

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Re: Tricholoma sp. – Secção Albobrunnea - IV: T. cf. fractium

Mensagem  Pedro Claro em Ter 14 Dez 2010, 23:00

E porque não Tricholoma fractium? Penso que se ajusta melhor. A ausência de anel não é um acaso, mas sim uma característica desta espécie (não tem anel mas sim uma zona anelar) e o pé curto é outra característica bem marcante.

Cuidado com a utilização de chaves não europeias, como aquela que referes - pode levar a enganos.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Qua 15 Dez 2010, 20:27

Obrigado, Pedro, pelos esclarecimentos.
Acho que não foi a chave que me enganou, tanto mais que ela se destinava a exemplares com anel. Fui eu que não soube interpretar correctamente as carcaterísticas.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo