Galerina marginata?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Galerina marginata?

Mensagem  Lebre em Dom 19 Dez 2010, 22:11

Os exemplares deste tópico foram observado em Sintra numa zona de pinhal com alguns sobreiros à mistura. Começo com uma breve descrição e anexo fotografias desta observação.

Chapéu de forma convexa com um mamelão central e margem enrolada; Cutícula higrófona apresentando-se lisa e brilhante de cor de mel nuns exemplares e de amarelo esbatido noutros, ligeiramente mais clara na margem que é estriada por transparência; a margem propriamente dita é debruada a castanho, quase preto;
Lâminas com cor amarelada, manchadas de castanho pela deposição de esporos, de inserção adnata e espaçamento pouco apertado;
Pé de forma cilíndrica, esbranquiçado e revestido todo ele por fibrilas que na zona anelar e sem formar um anel definido são de cor muito escura; apresenta abundantes tufos de micélio e cordões micelares na base;
Ao corte pode observar-se que a cutícula é grossa, sobretudo na zona central, que a carne é clara na parte exterior e cor de mel no interior, onde é menos consistente;
Cheiro ligeiramente farináceo; Esporada ocrácea.

Lebre

Fotografias:

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Re: Galerina marginata?

Mensagem  Sabino em Qua 29 Dez 2010, 10:32

G. marginata suele salir en coníferas y suele tener el anillo más marcado, debe tratarse de otra especie de Galerina muy proxima.

Sabino
Primordia
Primordia

Número de Mensagens : 142
Fungónimo : Geoglossum
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Qua 29 Dez 2010, 21:31

Olá Sabino.
O local onde encontrei estes exemplares é um pinhal, embora na zona mais próxima tenha sobreiros. Quanto ao anel ser pouco marcado, de acordo com o site mushroom expert isso pode acontecer. Como tenho pouca experiência de Galerinas não as sei separar.
Obrigado,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Nuno em Qui 30 Dez 2010, 13:43

Nunca vi nenhuma espécie deste género. Mas, pelo que tenho em mente, as tonalidades do chapéu de Galerina marginata não deveriam ser mais alaranjados (?)

Abraço

P.s. boas fotos!
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov

Ver perfil do usuário http://www.olhares.com/NunoMushroom

Mensagem  *ento*loma* em Sex 31 Dez 2010, 03:23

Acho que se não é G. marginata andará lá muito perto. A macroscopia bate certo, mas já tive algumas surpresas a identificar Galerina ´s quando passei para a microscopia por isso aconselho a confirmação microscopica.

Abraço

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Ter 04 Jan 2011, 23:15

Seguindo a sugestão do *ento*loma* decidi proceder à observação dos esporos, o único material que dispunha desta observação.
Obtive os seguintes para as medidas dos esporos:

(9.9) 10.4 - 11.8 (13) x (4.2) 4.4 - 6.2 (7.5) µm
Q = (1.5) 1.7 - 2.6 (2.8 ) ; N = 30
Me = 11.2 x 5.4 µm ; Qe = 2.1

Estes valores estão, apenas no que respeita ao comprimento, ligeiramente acima dos indicados para a espécie Galerina marginata nas seguintes referências:
[1] - mushroom expert;
[2] - Poisonous mushrooms of the northern United States and Canada, acessível em "google books"
que mencionam os seguintes valores:
[1] --> 8 - 11 x 5 - 6.5 µm
[2] --> 8.8 – 11 x 4.4 – 5.8 µm

Na observação microscópica dos esporos eu tinha reparado que nalguns esporos existia uma zona aplanada. Na ref. [2] encontrei uma descrição dos esporos que inclui este fenómeno, que parece ser característico deste género, designado por “plage” (não sei se há algum termo em Português para ele). Cito a descrição aí existente: “Spores brownish orange in deposit, 8.8 – 11 x 4.4 – 5.8 um elliptic with the sides slightly unequal in side view, warty to finely wrinkled on the surface, with a distinct plage”.
Em anexo para além de uma fotografia dos esporos obtida durante a observação incluo também um quadro com alguns esporos em que o referido fenómeno é bem notório.

Lebre

Fotografias:

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo