Helvella pezizoides?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Helvella pezizoides?

Mensagem  Lebre em Dom 26 Dez 2010, 23:55

Mais uma Helvella diferente das que colhi até agora, com habitat numa zona musgosa de uma encosta de Monsanto. Fiz duas observações no local separadas por quase uma semana, isto porque fiquei intrigado com a primeira observação e, não tendo esta sido conclusiva, voltei ao local na esperança de poder identificar a espécie. Até agora ainda não consegui, embora os exemplares observados no meu entender devam pertencer a uma das espécies: H. atra ou H. pezizoides. Não tendo colhido até agora qualquer destas espécies, não sei como separá-las. Qualquer delas tem cores mais ou menos acastanhadas e/ou acinzentadas, apresenta (ou pode apresentar) a parte inferior do himenóforo e a parte superior do pé pubescente, tem o pé mais claro na zona inferior. Relativamente à forma do chapéu H. atra e H. pezizoides apresentam formas que são descritas como de boné e sela de montar, respectivamente, embora esta característica seja algo variável.
Na página “mushroom expert” a distinção entre as duas espécies é feita pelas seguintes características: (a) H. pezizoides tem a margem do chapéu enrolada para cima, enquanto que H. atra não, (b) A parte inferior do himenóforo de H. atra pode ser lisa ou apenas ligeiramente pubescente, enquanto que a de H. pezizoides é nitidamente pubescente.
Dado que nos meus exemplares as características acima citadas se aproximam mais das de H. pezizoides, penso que é provável que seja esta a espécie a que pertencem, embora não esteja certo.
Procurei informações acerca da existência desta espécie em Portugal. Apenas encontrei uma referência na página espanhola de Alfonso Rey Pazos, onde figura uma fotografia obtida em Portugal (Vinhais).
O que vos parece?

Lebre

NOTAS:
1) No início ainda pus a hipótese de se tratar da espécie H. macropus, cujas características gerais são semelhantes às das duas espécies acima citadas, mas esta tem esporos nitidamente maiores (penso ser daí que deriva o nome da espécie) e, de acordo com o meu guia, este apresentam uma gota oleosa no interior, o que também não observei.
2) Já depois de ter escrito este tópico encontrei uma outra espécie de helvella, que essa sim tudo me leva a crer ser H. atra e da qual darei conta num tópico separado.

Fotografias na forma de quadros dos diversos exemplares >>

1ª Observação:

2ª Observação:

Última edição por Lebre em Seg 27 Dez 2010, 17:21, editado 1 vez(es) (Razão : correcção ortográfica)

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Re: Helvella pezizoides?

Mensagem  *ento*loma* em Sex 31 Dez 2010, 03:38

Parece-me uma identificação correcta. Ainda nunca me cruzei com uma destas...

Abraço e parabéns pelo achado!

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: