Melanoleuca cf. decembris (era: M. rasilis?)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Melanoleuca cf. decembris (era: M. rasilis?)

Mensagem  Lebre em Dom 02 Jan 2011, 16:52

Os exemplares considerados neste tópico foram observados em Monsanto numa zona de prado rodeado de pinheiros. Junto uma descrição e anexo as fotografias colhidas no local bem como outras que obtive posteriormente.

Chapéu de forma plana com um umbo central, higrófono, de cor acastanhada a negra, mais escura no centro, sendo ligeiramente mais clara no exemplar mais jovem, castanho mais claro ao secar; Himenóforo com lâminas de cor muito clara (levemente creme-acinzentada) de inserção adnata; Pé de cor acastanhada, cilíndrico, coberto em toda a extensão por fibrilas claras dispostas longitudinalmente; Carne acastanhada; Esporada branca; Cheiro e sabor indistintos.

Fiz a observação microscópica dos esporos, que se revelaram de forma elipsoidal e ornamentados com algumas verrugas, tendo obtido as seguintes medidas (não posso garantir que a calibração do microscópio esteja a 100%):
(6.8 ) 7.2 - 7.9 (8.4) x (4.9) 5.7 - 6.3 (6.7) µm
Q = (1.1) 1.2 - 1.3 (1.5) ; N = 27
Me = 7.6 x 6 µm ; Qe = 1.3
Comparando estes valores com os citados na página "ambmuggia" para a espécie que proponho - Melanoleuca rasilis - estes são um pouco elevados. No entanto, valores mais próximos daqueles que obtive são mencionados na "Flora Agaricina Neerlandica -, Volume 4" acessível através do endereço google books.
De acordo com esta referência estaríamos em presença da variedade leucophylloides, que aliás é também a considerada na página italiana acima referida.

Lebre

Fotografias:

Última edição por Lebre em Qua 12 Jan 2011, 20:58, editado 1 vez(es)

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Re: Melanoleuca cf. decembris (era: M. rasilis?)

Mensagem  *ento*loma* em Dom 02 Jan 2011, 18:31

Olá Lebre,

Desejo um ano cheio de cogumelos e tudo o que o amigo mais gosta Smile

Identificar uma espécie de Melanoleuca não é tarefa facil. É um genero que muitas vezes passa despercebido...
Para fazer uma boa identificação é indespensável fazer uma observação microscopica dos cistideos, ver presença/ausencia e se estiverem presentes, ver a forma que tem.

Abraço

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Dom 02 Jan 2011, 19:10

Caro *ento*loma*,
Obrigado pelos votos, que naturalmente retribuo com amizade.
Quanto à questão dos cistídeos, o meu guia de facto fala na existência de uma espécie próxima - M. decembris - cuja distinção é feita com base na ausência de cistídeos. Eu seu que fiz excicatum de um exemplar. Se o encontrar farei a observação microscópica.
Um grande abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Qua 05 Jan 2011, 22:09

Em primeiro lugar quero rectificar as medidas que apresentei para as medidas dos esporos. De facto, o microscópio que recentemente adquiri não estava bem calibrado quando apresentei aqueles valores. Já re-calculei as medidas, usando o microscópio que tinha usado no passado, e os valores foram os seguintes:
Medidas do esporos (2ª versão):

(6) 6.4 - 7.3 (7.7) x (4.5) 4.7 - 5.9 (6.6) µm
Q = (1.1) 1.2 - 1.4 (1.6) ; N = 50
Me = 6.8 x 5.3 µm ; Qe = 1.3

Esta alteração não é só consequência da má calibração, tem também que ver com o facto das fotografias serem de melhor qualidade e permitirem, por isso, medidas mais precisas.
Também realizei a observação microscópica das lâminas. E aqui foi uma desilusão, pois eu preparava-me para observar os cistídeos em "pêlo de urtiga", característicos da espécie M. rasilis, e o facto é que não consegui observar cistídeo algum. Não que não os procurasse, e para o efeito tinha feito duas preparações, mas não os consegui localizar em qualquer sítio observado. Apenas consegui visliumbrar basídios.
Anexo dois quadros com as fotografias que obtive.
Em face destas observações, parace-me que estaremos mais perto de uma Melanoleuca decembris do que da espécie inicialmente proposta. Será assim ou estou a precipitar-me? Não me fica mal recordar que a minha experiência em microscopia é muito parca e daí pode até ter acontecido que as preparações não estivessem bem feitas. Mas tendo observado sem problema os basídios, porque não observaria os cistídeos se eles existissem?

Lebre

Fotografias

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Pedro Claro em Qui 06 Jan 2011, 15:36

Tanto quanto recordo, há muito poucas espécies de Melanoleuca sem cistídeos - de memória, creio que "o Courtecuisse" só apresenta duas , uma delas com o chapéu bastante claro e a outra, de chapéu mais escuro, é M. decembris. Se as tuas observações são seguras e não existem mesmo cistídeos e a minha memória não me falha, creio que é mais ou menos seguro apontar esta espécie como a identificação mais adequada.

Em jeito de nota, o ano passado, creio que em Fevereiro, encontrei diversos exemplares de uma Melanoleuca semelhante à que ilustras aqui, também em zona de pinhal, junto à estrada, e a minha identificação sem recurso a microscopia foi precisamente M. decembris. Claro que o teu estudo é mais aprofundado e, por isso, a identificação muito mais fiável.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Qui 06 Jan 2011, 23:37

Caro Pedro,
Obrigado pela resposta.
Dada a minha inexperiência neste tipo de observações microscópicas não estou capaz de garantir que a espécie analisada não tem cistídios. O que posso afirmar é que os procurei e não os encontrei.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: