Cuphophyllus niveus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cuphophyllus niveus

Mensagem  Lebre em Sex 07 Jan 2011, 19:39

Dada a abundância que disponho de material pertencente à família Hygrophoraceae resultante das observações efectuadas nos últimos meses vou dividir o material por tópicos que me pareçam adequados. Neste e nos próximos considero exemplares pertencentes ao género Cuphophyllus.
Embora de acordo com o “índex fungorum” as designações actuais de muito dos membros do género Cuphophyllus tenham passado para o género Hygrocybe, vou usar terminologia dada no site francês “identifier-les-champignons”, que divide a família dos Hygrophoraceae em três géneros – Cuphophyllus, Hygrocybe, Hygrophorus. No género Cuphophyllus incluem-se espécies de tamanho modesto cujas cores são pouco vivas (branco, creme, cinzento,etc.) e com lâminas nitidamente decorrentes. Deste género constam três secções – Afibulati, Cuphophyllus, Nivei – na última das quais se incluem espécies com habitat em zonas de prado, cutícula higrófona com margem mais ou menos estriada de cor branca ou creme, que pode ir até uma tonalidade mais escura.

Penso que é numa espécie deste grupo – Cuphophyllus niveus = C. virgineus) que se incluem os exemplares deste tópico, de que como é hábito apresento fotografias no final e que resultam de três observações.

Descrição:
Chapéu de forma convexa, com excepção do exemplar da Obs. 3, que é côncavo; Cutícula lisa, higrófona, branca praticamente na íntegra, tendo alguns exemplares algumas tonalidades cremes claras; Lâminas brancas, espessas e de consistência cerosa; inserção decurrente e espaçamento distante; Pé branco, cilíndrico, mas atenuado na base em alguns exemplares; Carne branca, escassa; Cheiro indistinto; Esporada branca.
Relativamente às dimensões, com excepção da Obs. 3, os exemplares tinham até 4 cm de diâmetro de chapéu; o pé um máximo de 6 cm de comprimento por 0,6 cm de diâmetro. O exemplar da Obs. 3 era maior: 6 cm de diâmetro de chapéu, pé com 6,5 cm de comprimento e 0,8-0,9 cm de diâmetro.
No que respeita aos habitats, todos no Parque de Monsanto, foram diversificados: A Obs. 1 nos limítrofes dum zona de mata mista que confina com um prado e algumas construções humanas, As Obs. 2 e 3 no interior de uma zona de mata mista dominada por sobreiros e muito arbustiva, sendo que a Obs. 3 foi numa zona musgosa associada a condutas que escoam as águas das chuvas.

Lebre

Fotografias:

Observação 1:




Observação 2:




Observação 3:




Última edição por Lebre em Sex 07 Jan 2011, 21:33, editado 1 vez(es) (Razão : corecção de gralha)

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum