Entoloma sp. – Subgénero Nolanea

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Entoloma sp. – Subgénero Nolanea

Mensagem  Lebre em Qua 19 Jan 2011, 22:52

Esta observação decorreu em Monsanto numa zona mista de pinheiros e sobreiros com algum prado anexo, consistindo em dois exemplares maduros, um dos quais em muito mau estado, e dois muito jovens. Eis algumas das características, sobretudo do exemplar maduro em bom estado:

Chapéu convexo - campanulado, ligeiramente deprimido no centro, com margem excedente o que a torna ligeiramente ondulada; Cutícula higrófona, castanha com tons acinzentados, sendo estriada por transparência em cerca de 2/3 do diâmetro;
Lâminas com cor clara (branco sujo) pintalgada de cor de rosa, de inserção praticamente adnexa formando um zona livre entre as lâminas e o pé e não muito apertada;
Pé cilíndrico, oco, de base concolor com o chapéu e revestido com fibrilas brancas dispostas longitudinalmente, apresentando um pequeno tufo de micélio branco na base;
Cheiro indistinto; Esporada cor-de-rosa.

Estas características em conjunto com as imagens parecem-me apontar para o subgénero Nolanea, embora a secção não me pareça clara. Não pus ainda de parte de se tratar de uma variedade diferente das que já observei da espécie E. sericeum. No entanto, sobretudo a forma e coloração do chapéu fazem-me duvidar.

A microscopia revelou esporos com secção maioritariamente poligonal, com um número de arestas variável (5 a 7?) sendo uns poucos quase oblongos, dos quais obtive as seguintes:
Medidas dos esporos:

(7.6) 7.9 - 9.4 (10.5) x (6.5) 7.2 - 8.1 (8.4) µm
Q = (1) 1.1 - 1.2 (1.4) ; N = 31
Me = 8.8 x 7.6 µm ; Qe = 1.2

Estes valores são algo superiores aos que já obtive para espécimes que classifiquei como E. sericeum.

Em anexo podem encontrar um quadro com fotografias desta observação bem como um outro com aspectos da microscopia, com os esporos em destaque.

Agradeço antecipadamente os vossos comentários e opiniões,

Lebre

Fotografias em destaque do exemplar maduro, em plano de fundo os exemplares jovens;

Imagens da microscopia, sobretudo das várias formas dos esporos.

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Re: Entoloma sp. – Subgénero Nolanea

Mensagem  *ento*loma* em Sex 21 Jan 2011, 22:23

Olá Lebre,

O exemplar tem pinta de Entoloma politum ou à volta dessas espécies, de momento não tenho nenhuma bilbliografia cmg. por isso é a unica dica (ainda que algo inconsistente) que posso adiantar... definitivamente tenho de lhe passar as minhas chaves de Entoloma do Noordeloos, da proxima vez que nos encontrarmos!

Abraço

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Sab 22 Jan 2011, 16:47

*ento*loma* escreveu:Olá Lebre,

O exemplar tem pinta de Entoloma politum ou à volta dessas espécies, de momento não tenho nenhuma bilbliografia cmg. por isso é a unica dica (ainda que algo inconsistente) que posso adiantar... definitivamente tenho de lhe passar as minhas chaves de Entoloma do Noordeloos, da proxima vez que nos encontrarmos!

Abraço

Mais uma espécie que desconhecia em absoluto. Se puder ser mais específico .. agradeço.
Quanto às chaves era muito boa ideia.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado