Mixomicetos - I

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mixomicetos - I

Mensagem  Lebre em Ter 25 Jan 2011, 20:47

Nas minhas saídas tenho encontrado alguns mixomicetos bem interessantes.
Neste tópico apresento imagens de quatro espécies, uma por cada uma delas com excepção da segunda, para não o sobrecarregar demasiado com imagens. A ordenação que escolhi é a que me parece ser a ordem crescente de raridade (muito subjectiva, portanto), ainda que algumas delas só as tenha visto uma vez. Se as duas primeiras não me parecem oferecer grandes dúvidas, já a terceira parece-me bastante mais complicada por haver um conjunto de espécies muito parecidas morfologicamente. Sei muito pouco deles e as propostas de classificação que apresento para a maior parte delas foram baseadas no site: naturalhistory.
Agradeço os vossos comentários e sugestões, bem como notícias destes ou de outros mixomecetos que tenham encontrado. Estou a preparar um outro tópico com outros mixomicetos.

Lebre

Espécie 1:Fuligo septica
Este é dos mixomicetos que tenho encontrado o que vi mais vezes (mais de uma dezena nos últimos 8 meses).



Espécie 2: Lycolgala epidendrum
Também a estes os encontrado com alguma regularidade. As duas primeiras imagens tiveram como objecto partes diferentes do mesmo tronco, à esquerda havia exemplares mais jovens com a característica cor alaranjada, e à direita exemplares mais maduros já sem aquela cor, mas ostentando ainda a superfície coberta por um “rendilhado”. Na terceira imagem, obtida num tronco de pinheiro, podem ver-se exemplares bem maduros, em que a massa de esporos seca e fica pulverulenta.







Espécie 3: Arcyria sp.?
Estes só os vi uma vez. Cresciam num interior de um ramo de sobreiro em decomposição.



Espécie 4: Ceratiomyxa fructiculosa
O exemplar crescia num pedaço de tronco de um carvalho. Foi bastante difícil de fotografar e o resultado deixa muito a desejar. Parece-me que a minha máquina fotográfica “não atina” com os “brancos”, ou serei eu que não a sei regular. Ainda assim apresento as melhores fotos que consegui obter.



Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Actualização

Mensagem  Lebre em Dom 06 Fev 2011, 20:40

Voltei a encontrar a Espécie 4, desta vez em Monsanto enquanto que a original tinha sido em Sintra, no cascalho de um pinheiro derrubado. Anexo uma fotografia composta.
Lebre



Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum