Serpula lacrimans

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Serpula lacrimans

Mensagem  Lebre em Qui 27 Jan 2011, 19:20

Desta vez apresento um fungo pouco comum, não porque não seja bem conhecido, mas porque os sites micológicos não lhe dão o destaque que o seu poder destrutivo merece. Trata-se da espécie Serpula lacrimans, o fungo da “podridão seca” (“dry rot” em inglês). O poder destrutivo deste fungo é tal que há firmas especializadas no combate a esta “praga da madeira” e mesmo testes específicos para a sua detecção (ver, por exemplo, “diydoctor”), que são baseados na medição do PH do substracto, uma vez que este fungo liberta um ácido, o oxálico, que faz variar o Ph do meio.
Aparentemente, a “variante” doméstica é bem mais comum que a selvagem.

A observação que serve de base a este tópico decorreu em Sintra numa zona de pinhal com troncos empilhados em vários locais. Num deles reparei numa mancha acastanhada e aproximando-me verifiquei se tratavam de dentes/poros/tubos ou algo semelhante, uma vez que mais pareciam tubos de um órgão e que me pareciam drenar um líquido também acastanhado. Neste caso, melhor do que as palavras as imagens ilustram bem do que se trata. Fiquei algo surpreendido com o aspecto e durante algum tempo não consegui perceber de que fungo se tratava. Lendo as descrições quase todas do meu guia deste tipo de fungos, lá consegui inferir que o qualificativo de himenóforo merulóide (ver, por exemplo, o glossário deste fórum) se aplicava a estes exemplares e a descrição de Serpula lacrimans assentava bem aos exemplares. Mas a fotografia lá apresentada não ajudava e levei mais algum tempo para conseguir encontrar uma semelhante à do meu exemplar, que pode ser vista no “Australian Fungi Website”.
Entretanto voltei ao local da observação, desta vez com tempo seco, e obtive novas fotografias.
Um outro aspecto a referir relativamente a este fungo é que a forma é variável, tanto podendo ser resupinado e completamente aderente ao substrato como pode formar píleos com alguns centímetros de extensão. Tudo isto está documentado nas imagens que anexo.
Uma análise microscópica da espécie Merulius tremellosus, um sinónimo para alguns autores (ainda que não do ponto de vista do Index Fungorum) pode ser vista no fórum “naturamediterraneo” e outra bela foto no “flickr”.
Lebre

Fotografias:
1ª Observação



2ª Observação


Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9
Data de inscrição : 04/01/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum