Clitocybe dealbata ou rivulosa?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Clitocybe dealbata ou rivulosa?

Mensagem  Lebre em Seg 31 Jan 2011, 21:24

Continuando nos tópicos dedicados aos exemplares de clitocybe (s.l.) que tenho encontrado, venho apresentar mais um. Desta vez é uma da chamadas clitocybe brancas – secção Candicantes do género Clitocybe – que crescia na margem de uma estrada, numa zona herbácea no limite de uma mata do Parque de Monsanto . Não é a primeira vez que encontro neste local esta espécie, embora sempre apenas um exemplar, o que pode parecer estranho, porque uma das características apontadas às espécies que compõem esta secção é precisamente o de formarem “círculos de bruxas”.

Descrição:
Chapéu com 6 cm de extensão, aplanado; cutícula de cor creme enrugada (engelhada?) na zona exterior da coroa junto à margem;
Himóforo com lâminas de cor creme com tonalidades rosadas no centro; inserção decurrente e espaçamento apertado; com lamélulas;
Pé muito curto (2 cm) de inserção praticamente lateral, concolor; abundantes rizomorfos na base;
Cheiro indistinto; Esporada creme com tonalidades rosadas.

Medidas dos esporos:
(3.6) 4.4 - 5.8 (6.4) x (2.5) 3.2 - 4.4 (5.3) µm
Q = (1.1) 1.3 - 1.5 (1.6) ; N = 27
Me = 5.1 x 3.8 µm ; Qe = 1.4

De acordo com o meu guia e tendo em conta as medidas dos esporos este conjunto de características pode pertencer a uma das espécies C. dealbata ou C. rivulosa, havendo autores que as sinonimizam. Relativamente às medidas dos esporos no site “rogers mushrooms” indica-se o seguinte:
C. dealbata: 4–5.5 x 2–3 µm,
C. rivulosa: 4–5.5 x 2.5–3.5 µm.

Em anexo podem encontrar um quadro com as fotografias deste exemplar. Será de alguma destas espécies ou há outras hipóteses?

Lebre

Fotografias:

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: