Poliporo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Poliporo

Mensagem  Lebre em Sex 04 Fev 2011, 19:35

Como ironiza M. Kuo na página “mushroom expert” este “poliporo” mais parece um “dentiporo”. Efectivamente, aquilo que poderiam ser poros parecem ter sido erodidos os seccionados longitudinalmente, sendo o resultado visual mais parecido com dentes.
A observação que motiva este tópico teve lugar em Monsanto há cerca de 3 meses, numa altura em que andava em busca de uns saborosos Agaricus. Recentemente, ao passar pelo local lembrei-me da observação que tinha feito e fui ver o que restava dos dois fungos originais, que cresciam num pedaço de um ramo de arbusto caído, o maior dos quais teria cerca de 2 cm. Profundamente fixos ao substrato, deles só se viam os tais “poro-dentes”. Das pesquisas que fiz na tentativa de os identificar, algumas espécies se perfilaram como candidatas:
Antrodia albida, Spongipellis pachyodon e Irpex lacteus. Potencialmente, ainda havia outras, como Schizopora paradoxa.
Não tenho experiência nem conhecimentos para conseguir separá-las e, por isso, solicito a vossa ajuda.
Cores aparte, os poros são do mesmo tipo dos da espécie que identifiquei como sendo Serpula lacrimans no tópico com o nome desta espécie.
Anexo dois quadros, um por cada um dos exemplares, em que na parte superior figuram fotografias da observação original e na parte inferior fotografias da observação recente. Deixo aqui também alguns “links” para páginas com fotografias das espécies acima mencionadas.
Antrodia albida: “link 1”,
Spongipellis pachyodon: “link 2”,
Irpex lacteus: “link 3”,

Lebre

Fotografias:

Exemplar 1

Exemplar 2

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Re: Poliporo

Mensagem  Zamanita em Ter 08 Fev 2011, 03:17

Olá Lebre

Excelentes capturas assim como os tópicos que tens criado cheers cheers
Não tenho tido tempo para participar activamente no forúm... No mas quando venho tenho-me regalado a ver os teus posts.

Viste o género Schizopora? Identifiquei um exemplar como Schizopora paradoxa com muitas semelhanças a este. Pelo que li na altura esta espécie é bastante polimórfica pelo que pode ser uma hipótese...

Abraço e faço votos de novas colheitas para que possas continuar a enriquecer esta comunidade.
Zamanita

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Ter 08 Fev 2011, 23:35

Zamanita escreveu:Olá Lebre

Excelentes capturas assim como os tópicos que tens criado cheers cheers
Não tenho tido tempo para participar activamente no forúm... No mas quando venho tenho-me regalado a ver os teus posts.
Ainda bem que servem para alguma coisa. As reacções não são muitas e nunca se sabe ...
Zamanita escreveu:Viste o género Schizopora? Identifiquei um exemplar como Schizopora paradoxa com muitas semelhanças a este. Pelo que li na altura esta espécie é bastante polimórfica pelo que pode ser uma hipótese...
Provavelmente não reparaste que essa espécie figura na 4ª posição dos prováveis candidatos que mencionei. Ao fazer a investigação fiquei surpreendido com o número de espécies que pode apresentar os tais "dentiporos".
Zamanita escreveu:Abraço e faço votos de novas colheitas para que possas continuar a enriquecer esta comunidade.
Zamanita
A época está mesmo no fim segundo percebi nas últimas saídas. Faço votos para que regresses em força rapidamente.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: