Hohenbuehelia: geogenia ou petaloides?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Hohenbuehelia: geogenia ou petaloides?

Mensagem  Lebre em Qui 10 Fev 2011, 22:12

Esta observação decorreu em Monsanto, numa zona de vegetação herbácea no limite de uma zona arbustiva, sobretudo Laurus e Pittosporum, com alguns pinheiros.

Descrição:
Chapéu: diâmetro 4 a 6,5 cm, em forma de ostra ou em forma de semi-funil; cutícula de cor castanha com tons avermelhados, nalgumas zonas coberta com uma pruína branca, como que aveludada, sobretudo junto à margem; ligeiramente viscosa ou pegajosa; com margem enrolada.
Hímenóforo: com lâminas de consistência cerosa ou aveludada, de cor creme claro, dispostas em camadas sobrepostas; inserção profundamente decurrente por forma a cobrir integralmente o pé.
Pé: quase ausente, rudimentar, colocado lateralmente, ligeiramente pruinoso, creme a cinza claro.
Cheiro indistinto; Esporada branca.

A primeira impressão que tive foi de que se trataria de um Pleurotus, mas como crescia da terra sem madeira visível comecei a duvidar. Por outro lado, a cor e consistência do chapéu e a textura das lâminas também não encaixavam. Confirmado o resultado da esporada, consultei o guia e concluí que só poderia tratar-se de uma espécia de Hohenbuehelia. Duas se apresentaram como candidatas: H. geogenia e H. petaloides. Embora, por consulta da Internet, aparentemente a últimas destas espécies seja mais conhecida a descrição do meu guia apontava mais na direcção da primeira - H. geogenia - sobretudo pelos tons e aveludado da cutícula. Decidi então observar os esporos ao microscópio, tendo obtido as medidas dos esporos que podem ver numa das fotografias anexas. Os valores relativos ao comprimento dos esporos podem ser de qualquer daquelas espécies, mas os relativos à largura pareciam por de parte H. geogenia, sendo também ligeiramente acima dos mencionados por diversos sites (por exemplo, “mushroom expert”) para H. petaloides. Depois em “ambmuggia” encontrei um trabalho de qualidade, onde são exibidas fotografias semelhantes às do meu exemplar, em que o autor refere que as duas espécies são tomadas como sinónimos, por exemplo, no Vol.3 da Flora agaricina Neerlandica. Há outros autores que as consideram espécies distintas, por exemplo, os do meu guia (Frade & Alfonso), usando como carácter distintivo a existência de cistídios metulóides (cistídios de paredes mais ou menos grossas, que podem apresentar cristais no ápice, sendo comuns no género Inocybe - ver o Glossário do fórum) em H. geogenia. Tendo em conta estes dados, fiz uma nova preparação para observar ao microscópio, de que resultaram as imagens no último dos quadros anexos. Parece-me poder afirmar que este exemplar tem cístidios metulóides, muitos deles incrustados nas lâminas, conforme se pode observar, e outros aflorando em parte da lâmina.
Em “micologia.net” podem encontrar imagens e a correspondente microscopia de exemplares também muito semelhantes ao meu.
O que vos parece? Já alguém encontrou exemplares semelhantes?

Lebre

Fotografias:

Última edição por Lebre em Sab 19 Fev 2011, 14:27, editado 1 vez(es)

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Re: Hohenbuehelia: geogenia ou petaloides?

Mensagem  *ento*loma* em Sab 19 Fev 2011, 00:11

Olá Lebre,

Nunca me cruzei com uma Hohenbuehelia para meu pesar! Segundo o Indexfungorum as espécies são sinónimos sendo Hohenbuehelia petaloides o nome aceite!
Bom achado e execelente identificação!

Abraço

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: