Sem solução!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sem solução!

Mensagem  Lebre em Sex 11 Fev 2011, 19:12

Mais um cogumelo que à primeira vista me parecia um Pleurotus. Neste caso até crescia sobre madeira, de uma árvore há muito decepada, no interior da mata de Monsanto numa zona extremamente arbustiva tornando muito difícil a progressão. Embora individualize um exemplar para a descrição o crescimento era cespitoso, uns exemplares sobre os outros.

Descrição:
Chapéu: diâmetro cerca de 5 cm, em forma de ostra ou em forma de semi-funil; cutícula higrófona, de cor creme muito claro revestida por uma camada branca (micélio?) na zona de ligação ao pé, como que aveludada; com margem muito flexuosa.
Hímenóforo: com lâminas decurrentes cobrindo a zona habitual do pé, de cor branco sujo a creme claro no verso do chapéu, e de cor acastanhada (algo escura) na parte das lâminas que revestiam o sítio habitual do pé.
Pé: quase inexistente ou rudimentar, não individualizado;
Cheiro indistinto; Esporada castanha (tom médio a escuro).

A cor das lâminas na decurrência foi o primeiro sinal, que seria confirmado posteriormente pela esporada, de que não se tratava do género que eu inicialmente pensava. Por consulta do meu guia apenas os géneros Paxillus e Tapinella apresentam algumas semelhanças, mas não consegui encontrar nenhuma espécie com as características acima mencionadas e que são visíveis nas fotografias que anexo. Junto também uma fotografia dos esporos onde se encontram as medidas obtidas para as suas dimensões.
Alguma ideia?

Lebre

Fotografias:

Última edição por Lebre em Sab 19 Fev 2011, 14:26, editado 1 vez(es)

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Re: Sem solução!

Mensagem  *ento*loma* em Sex 18 Fev 2011, 23:45

Olá Lebre!

Parece-me ser um Crepidotus, provavelmente C. applanatus.

Abraço

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Sab 19 Fev 2011, 14:25

Olá *ento*loma.
Agradeço os comentários, quer neste quer noutros tópicos, que permitem corrigir erros de apreciação, como pode ser o caso deste tópico.
Talvez estivesse a alvejar o alvo errado. Não sei porque pus de parte o género Crepidotus, talvez tenha sido pelas as dimensões do exemplar. Efectivamente, os exemplares deste género que tenho observado são de dimensões mais reduzidas (por vezes, bastante mais) que neste caso. Agora, penso que o género Crepidotus é uma possibilidade.
No entanto, não posso dizer o mesmo quanto à espécie proposta - C. applanatus. De acordo com a monografia de "Hesler&Smith" acessível em "mykoweb", a espécie C. applanatus tem esporos globosos de dimensões muito inferiores ao do meu exemplar, com excepção de uma das várias variedades citadas - var. globigera - que também tem esporos mais ou menos globosos. Aliás, de acordo com aqueles autores as espécies com esporos ovóides, como é o caso deste exemplar, são colocados na Secção Crepidotellus, do subgénero Dochmiopus. Ora, esta é composta por um grande número de espécies, mas são de reduzidas dimensões (quando comparadas com as deste exemplar).
Em jeito de conclusão: as minhas dúvidas (mesmo quanto ao género) permanecem.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares