Questões sobre Morchellas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Questões sobre Morchellas

Mensagem  Deathgrin em Qui 24 Fev 2011, 11:18

Agradeço a quem me puder dar informação sobre Morchellas em Portugal, mais especificamente na região das Beiras.
Arvores a que se associa e outras informações relaccionadas, em especial se for atravéz de experiencia própria.

Obrigado.

Deathgrin

Número de Mensagens : 3
Fungónimo : Boletoide
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: Questões sobre Morchellas

Mensagem  *ento*loma* em Ter 01 Mar 2011, 13:30

As cobiçadas Morchellas.... não é facil obter informação sobre essas meninas!
Tem uma ecologia muito particular, são tanto micorrizicas como saprofitas, gostam muito de frutificar após perturbações no solo, estilo fogo ou escavações, mas também é possivel ve-las a frutificar em zonas ribeirinhas associadas à vegetação ripicola, em jardins, pomares e mesmo em vasos como já foi até demonstardo aqui no forum por um membro que postou umas belas e curiosas fotografias! Já são cultivadas no entanto o processo de cultivo está patenteado e é um segredo mais bem guardado do que o da totatola! Sei que o ciclo de vida destas espécies tem necessáriamente de passar pela formação dum esclerótio (corpo micelial estéril de resistencia) antes da frutificação...
Na semana passada, no exacto dia em que @ Deathgrin fez o poste a que agora respondo, encontrei um par de Morchellas, imagine-se onde... num jardim no centro de Lisboa, com o solo coberto de gravilha e um acabemento final com casca de pinheiro (como podem ver nas fotos)!
isto que dizer que elas já andam por aí... o melhor que tem a fazer é ir ao campo procurar por elas, principalmente nas zonas que tenham as caracteristicas que mencionei e partilhar os achados... Tradicionalmente são colecionadas e consumidas na região de trás-os-montes onde tendicialmente frutificam no meio e final da primavera!
deixo aqui uma par de fotos das Morchellas que encontrei para abrir o apetite para a sua busca! Não as estudei com muito detalhe e também não tenho muita bibliografia especializada, mas classifiqueias preliminarmente como Morchella hortensis, se alguém tiver o livro do Fernando Palazón 2001 "Setas para todos" que é muito bom no genero Morchella podia dar uns palpites.

Abraço, boas colheitas e boa sorte!

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Mensagem  Deathgrin em Ter 01 Mar 2011, 14:15

Raios, sem dúvida um belo achado. Tenho andado pelos pinheirais aqui da zona de viseu e tondela e não tenho tido sorte nenhuma. Vou experimentar em zonas ardidas como sugere a ver se tenho sorte.

Obrigado pelas dicas.

Deathgrin

Número de Mensagens : 3
Fungónimo : Boletoide

Ver perfil do usuário

Mensagem  ruicosta em Qui 03 Mar 2011, 10:21

Encontrei em Armamar há cerca de 3 anos um "resort" desta espécie, pois em poucos metros quadrados havia dezenas delas... Há por acaso alguma espécie idêntica a esta? É que bem me lembro que este cogumelo que encontrei (desculpem se for uma barbaridade) mas tresandava mal que era por demais. Libertava um muco viscoso e até comentei com a minha esposa..."LIvra...se estes forem comestíveis...só o cheiro faz-me perder o apetite!".. eheheh

Alguém confirma estas características?

ruicosta

Número de Mensagens : 4
Fungónimo : Cumprimentos,
Rui Costa

Ver perfil do usuário

Mensagem  *ento*loma* em Qui 03 Mar 2011, 21:25

Olá Ruicosta,

Não se trata da mesma espécie certamente, pelas caracteristicas descritas principalmente do cheiro deveria tratar-se de Phallus impudicus ou P. hadrianii e não de uma espécie do género Morchella que são consideradas excelente comestiveis ao contrário das espécies de Phallus spp. ... uma forma de diferenciar é ver se tem um "saco" na base do pé, o cheiro e se em estádio desenvolvido a zona fertil (no apíce do pé) se tem alguma camada com coloração castanha/preta a cobrir a estrutura em favo de mel... se possuir estas caracteristicas trata-se dum Phallus sp e não de nenhuma Morchella sp.

A nível da microscopia são bastante distintos, Phallus spp - Basidiomycota enquanto que Morchella spp. - Ascomycota

Abraço.

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares