Clavaria sp. (era: O que poderá ser? - III)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O que poderá ser? - III

Mensagem  Lebre em Dom 27 Fev 2011, 22:36

Mais um fungo observado em Monsanto numa zona de mata mista, maioritariamente sobreiros e eucaliptos. Desta vez não tenho nenhuma proposta concreta de classificação, embora adiante expresse a minha opinião. Tratam-se de fungos em forma de espátula, o maior com cerca de 3 cm, e inicialmente quando os vi pensei que poderiam ser alguma forma menos vulgar de Geoglossaceae. Depois o aveludado da parte superior e a cor, mistura de cinzento, castanho e violeta, contrastando com o pé propriamente dito, fez-me pensar no género Clavariadelphus, do qual em tempos idos tinha recolhido um exemplar. Ao fazer uma preparação para observar ao microscópio, a família Geoglossaceae ficou definitivamente arredada, pois a textura era completamente diferente. Os esporos revelaram-se demasiadamente pequenos para obter medidas precisas, mas serão da ordem de 6,0 x 4,0 µm, tendo forma ovóide a elipsóide, valores que penso põem de lado o género Clavariadelphus. Afinal, o que poderá ser?
Ajudas são bem-vindas.
Lebre

Fotografias:

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Re: Clavaria sp. (era: O que poderá ser? - III)

Mensagem  Sabino em Seg 28 Fev 2011, 10:40

Yo creo que es una Clavaria interesante, del grupo atrofusca o purpurea.
Saludos.

Sabino
Primordia
Primordia

Número de Mensagens : 142
Fungónimo : Geoglossum
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Seg 28 Fev 2011, 20:38

Gracias, Sabino.
Penso que as tuas propostas são de considerar. Da 1ª espécie - C. atrofusca - não consegui encontrar nenhuma fotografia, mas por aquilo que li (nomeadamente, os artigos de"Corner" e "Roberts") parecia a mais promissora, quer pelo tamanho que pela dimensão dos esporos (sobretudo o Qe). Parece tratar-se de uma espécie rara, identificada originalmente na antiga Checoslováquia na década de 60.
A outra espécie que mencionas C. purpurea parece-me menos provável quer pela forma dos carpóforos, pela cor, pelo facto de aparecerem normalmente em tufos, quer ainda pela medida dos esporos.
Infelizmente o microcópio de que disponho não me permite efectuar as medições que são referidas a propósito de C. atrofusca no artigo de "Corner", pelo que para já não posso ir muito mais longe. Mas fiquei muito curioso, até porque o género Clavaria é daqueles com mais de 600 espécies, sendo muito difícil estabelecer a classificação de qualquer exemplar.
Saudações,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: