Marasmiellus sp.?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Marasmiellus sp.?

Mensagem  Lebre em Seg 28 Fev 2011, 20:48

Os exemplares desta observação cresciam num galho de arbusto numa zona da Mata de Monsanto dominada por eucaliptos. Por não ter havido chuva nos dias (mais de uma semana?) anteriores, já apresentavam alguns sinais de estarem a “murchar”. Pelas dimensões, forma e restantes características, parecem-me poder ser de um dos géneros Marasmius ou Marasmiellus. Consultando o meu guia encontrei algumas espécies do último destes géneros cuja descrição se assemelha, nomeadamente M. candidus e M. ramealis. O que vos parece?

Lebre

Fotografias:

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Re: Marasmiellus sp.?

Mensagem  *ento*loma* em Ter 01 Mar 2011, 12:24

Olá Lebre,

O que diferencia Marasmiellus de Marasmius é a estructura não himeniforme da pileipélis (cuticula do chapeu) e trama do himénoforo não dextrinoide. Concordo que o exemplar se assemelha mais às espéceis do género Marasmiellus, em relação à espécie é importante anotar qual o hospedeiro em que estão a explorar e a forma da pileipélis (principalmente a presença ou ausencia de hifas diverticuladas).
Não me parece q seja M. candidus que explora madeira de caducifolios e regra geral apresenta uma coloração branca no chapéu, com pileipelis em forma de cutis com hifas estreitas e terminações das hifas por vezes de forma sublageniforme e não devirticuladas.
Quanto a M. ramealis o chapeu tem tons mais pardos e pileipelis com presença de hifas diverticuladas...
M. tricolor é em tudo semelhante a M. ramealis mas tem laminas decurrentes.

Abraço

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Ter 01 Mar 2011, 21:40

Caro *ento*loma*,
Obrigado pela mensagem. Em relação Corrigir-me-á se estiver enganado, mas suponho que hifas diverticuladas são aquelas que apresentam bolsas na parede interna e que à observação aparecem como que infladas. Para mim é muito difícil ser categórico acerca de caracteres deste tipo, uma vez que não sei exactamente o que procurar. No entanto, anexo um conjunto de imagens que obtive como resultado da observação da cutícula (pileipélis) ao microscópio. Relativamente ao hospedeiro nada posso acrescentar, pois tratava-se de um pedaço de arbusto caído e não o consegui identificar.
Um abraço,
Lebre

Fotografias:

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  *ento*loma* em Ter 01 Mar 2011, 23:38

Amigo Lebre,

Não consegui decifrar nenhuma terminação do tipo devirticulado... deixo aqui um scan que usei para fazer um update nas minhas apresentações onde pode ver os tipos de cistidios...

Abraço

*ento*loma*
Admin
Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Qua 02 Mar 2011, 00:07

Caro *ento*loma,
os meus agradecimentos pelo anexo. Mas ao vê-lo fiquei com uma dúvida: afinal o qualificativo de "diverticulado" aplica-se às hifas, aos cistídios ou a ambos?
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  *ento*loma* em Qua 02 Mar 2011, 01:50

Aplica-se a ambos!

Abraço!

*ento*loma*
Admin
Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Ter 22 Mar 2011, 19:57

Penso ter voltado a observar espécimens desta espécie ou de uma muito próxima. Infelizmente, como resultado de um acidente não tive oportunidade de os analisar microscopicamente. Anexo um quadro de fotografias.
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: