Sarcoscypha coccinea?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sarcoscypha coccinea?

Mensagem  Lebre em Seg 14 Mar 2011, 00:08

Estamos na época dos ascomicetos. Neste tópico apresento mais uma novidade das muitas que tenho observado este ano. Penso tratar-se da espécie Sarcoscypha coccinea, ainda que não esteja certo. No entanto, não consegui encontrar nenhuma alternativa válida.

Descrição:
Carpóforo em forma de urna com um pé rudimentar que o liga ao substrato, neste caso um tronco de madeira enterrada, e com a margem enrolada ; diâmetro de aproximadamente 1,3 cm;
Himenófo liso de cor escarlate; superfície externa muito mais pálida, creme ou quase branca, mas deixando perceber a cor do interior por esta ser muito viva, sendo coberta de pilosidades que concentrando-se na zona da margem dão origem a pequenos tufos que exibem uma cor amarelada ou ocrácea;
Carne insignificante; Cheiro indistinto.
Esporos de forma elipsoidal, tendo no interior múltiplas gotas (3, 4 ou mais). A parte exterior do esporo é hialina, o que dificulta a sua observação e a medição. Por essa razão e porque o microscópio que usei para a captação de imagens não ser muito bom, os valores que a seguir apresento pecam naturalmente por defeito e devem ser tomados apenas a título indicativo:

(15.5) 19.2 - 24.8 (25.8 ) x (8 ) 8.3 - 11.48 (11.5) µm
Q = (1.6) 2 - 2.5 (2.8 ) ; N = 20
Me = 22 x 10 µm ; Qe = 2.2

Anexo um quadro com as imagens desta observação e um quadro da microscopia.

Lebre

Fotografias:

Última edição por Lebre em Seg 14 Mar 2011, 23:35, editado 1 vez(es) (Razão : corecção de gralha)

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Re: Sarcoscypha coccinea?

Mensagem  Zamanita em Seg 14 Mar 2011, 01:55

Têm toda a pinta de Sarcoscypha sp. quer a nível macroscópico quer pela forma dos esporos. Tal como previsto, os valores da medição dos esporos parecem pecar por defeito, pelo menos para se enquadrarem nas medidas das três espécies de Sarcoscypha referenciadas na Península Ibérica.
Na tabela, as medidas dos esporos e as principais diferenças entre essas espécies.

por M.A. Ribes Ripoll

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  Zamanita em Seg 14 Mar 2011, 04:14

Depois de investigar melhor deparei-me com uma espécie não citada na Península mas com medidas esporais mais parecidas com as que obtiveste.
Sarcoscypha macaronesica, citada NESTE ARTIGO, com descrição macro e micro. Menos provável mas como neste mundo nem tudo o que parece, é... vale sempre a pena dar uma olhada.
abraço

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Seg 14 Mar 2011, 23:34

Obrigado, Zamanita, pela opinião e pela referência desta espécie eu não conhecia.
Parece-me que é uma hipótese muito válida, pois apresenta para além de outras características medidas esporais mais próximas das que obtive. Por outro lado, olhando apenas para a forma dos esporos eles parecem-me ser mais parecidos com a forma dos dados na cópia que anexaste à tua 1ª mensagem para a espécie S. coccinea que é logo a espécie (das 3 citadas) com maiores esporos e também com a forma dos de S. macaronesica referida no artigo. Relativamente à existência de gútulas nas paráfises (que são indiscutivelmente de forma filiforme) estive a rever as fotos da microscopia e há uma que anexo a esta mensagem onde me parece que elas são visíveis, ainda que a imagem não seja boa.
Um abraço,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo