Pluteus sp.: Qual será?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pluteus sp.: Qual será?

Mensagem  Lebre em Qui 17 Mar 2011, 22:44

Esta observação foi realizada em Monsanto num local em que as árvores dominantes são sobreiros e carvalhos e teve como objecto um pequeno cogumelo do género Pluteus, que crescia ligado a madeira enterrada. Não sei qual será a espécie e, por isso, solicito a vossa ajuda. Descrevo algumas das suas características:
- Chapéu com 2,2 cm de diâmetro de forma campanulada; cutícula cor-de-rosa muito fina, ligeiramente granulosa e estriada em mais de metade do raio;
- Lâminas grossas de inserção livre, cor clara, creme a levemente rosada, profusão de lamélulas, umas muito curtas e outras muito compridas; aresta finamente serrilhada;
- Pé de cor branca, cilíndrico, consistente, fibroso e muito ligeiramente pubescente;
Cheiro indistinto; Esporada cor-de-rosa velho;
Esporos oblongos com as seguintes medidas:
(6) 6.5 - 7.6 (7.7) x (5.5) 5.6 - 6.6 (6.8 ) µm
Q = 1.1 - 1.3 (1.4) ; N = 23
Me = 7.1 x 6 µm ; Qe = 1.2
Anexo quadros com imagens desta observação bem como da microscopia, a última das quais diz respeito à trama da cutícula sendo as restantes nesse quadro da lâmina e de alguns esporos dispersos.

Lebre

Fotografias:

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Re: Pluteus sp.: Qual será?

Mensagem  Zamanita em Sex 18 Mar 2011, 00:37

Deverá andar por P. inquilinus ou P. semibulbosus

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Dom 20 Mar 2011, 15:04

Caro Zamanita,
Muito obrigado pela sugestão. Na minha opinião acertaste na "mouche".
Inicialmente ao procurar informação sobre as espécies que propões deparei com algumas dificuldades, não tendo conseguido nenhuma boa descrição e apenas poucas imagens:
1) De P. inquilinus em "mycokey" e em "funghiitaliani";
2) De P. semibulbosus em "myconormandie" e em "nahuby".
Em qualquer dos casos tratam-se de exemplares muito semelhantes ao meu, apesar de a cor do chapéu ser mais branca e de no primeiro link o chapéu apresentar venações, o que não era o caso do meu exemplar. Vários sites referem que os nomes destas espécies são tomadas como sinónimos.
Depois, já nem me lembro como, consegui obter uma chave com a descrição das espécies de "Pluteus da Secção Celluloderma"
em que o autor descreve uma espécie da subsecção Eucellulodermini - P. pallidus - a correspondente à europeia P. inquilinus, que difere desta por não ter caulocistídios.
Penso que essa descrição se aplica na íntegra ao meu exemplar, em particular a cor rosada é mencionada nos exemplares jovens. Além disso, as medidas dos esporos são praticamente as que apresentei para o meu exemplar.
De tudo isto concluí que provavelmente o meu exemplar será da espécie P. inquilinus, como propuseste.
Grato,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo