Chanterellus??

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Chanterellus??

Mensagem  Samush em Dom 27 Mar 2011, 20:49

Olá a todos acabei de me registar neste fórum.
Fico feliz por encontrar e saber que existe uma comunidade de micologia portuguesa.
Desde pequeno sempre me interessei por cogumelos, mas sou completamente leigo na matéria. Recentemente tenho ganho cada vez mais interesse, e saio para passeios pelas matas em busca de boas fotos de cogumelos.

Adiante, esta tarde decidi tentar a minha sorte perto de Peniche. Não encontrei grande coisa apenas 3 espécies diferentes das quais apenas uma penso ter identificado.
Encontrei uns quantos que penso ser Cantharellus e trouxe alguns para casa. No entanto, e por via das dúvidas é sempre melhor perguntar a quem percebe para confirmar, antes de tentar sequer provar Smile

Barragem S. Domingos, Peniche
HABITAT: crescia no chão, debaixo de eucaliptos (uma ou outra azinheira) entre a caruma e a densa erva e cardos.
CHAPÉU: concavo, viscoso/escorregadio, amarelado/alaranjado
PÉ: 1/2cm espessura, escorregadio, amarelado, enrugado
HIMENÓFORO: lâminas ou ausência pois parecem mais rugas como as do cantharelle/amareladas
ESPORADA: (refere-se à cor?) amarelado
CHEIRO E SABOR: infelizmente estou constipado, não tenho muito cheiro e não provei, claro

Acho que as fotos falam melhor que a descrição que fiz. or favor se possível confirmem-me então se é o Canterellus Smile

Samush
esporo
esporo

Número de Mensagens : 13
Fungónimo : .
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: Chanterellus??

Mensagem  Lebre em Ter 29 Mar 2011, 22:43

Olá Samush,
Para mim são Cantherellus, e provavelmente até C. cibarius. No entanto, há algumas espécies neste género que são muito parecidas, mas todas comestíveis, segundo julgo saber. Uma espécie que normalmente costuma ser citada como sendo semelhante é Hygrophoropsis aurantiaca, mas esta tem lâminas verdadeiras, embora possam ser anastomosadas o que pode, à primeira vista, levar a confundi-las com as pregas dos Cantherellus. Também esta espécie é comestível. Outra que é citada como semelhante, ainda que mais vagamente, é a altamente tóxica Omphalotus olearius, também esta com lâminas verdadeiras.
Saudações,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Mensagem  Samush em Ter 29 Mar 2011, 23:30

Muito Obrigado pela resposta Lebre.
Penso que seja provável ser C. cibarius, até porque se não estou a dizer disparate esta espécie é mais vulgar, pelo menos no nosso habitat certo?
Espero em breve encontrar mais destas maravilhas Smile
Mais uma vez obrigado, e peço desculpa pelos imensos erros ortográficos que cometi ao designar a espécie (reparei agora).

Saudações fungosas a todos drunken
Samush
esporo
esporo

Número de Mensagens : 13
Fungónimo : .
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Ter 29 Mar 2011, 23:59

Samush escreveu:Muito Obrigado pela resposta Lebre.
Penso que seja provável ser C. cibarius, até porque se não estou a dizer disparate esta espécie é mais vulgar, pelo menos no nosso habitat certo?
Não sei se será a mais vulgar. É pelo menos a mais conhecida.
Samush escreveu:
Espero em breve encontrar mais destas maravilhas Smile
Não os poupes, a não ser ao ingeri-los. É preciso habituar o estômago Basketball
Samush escreveu:
Mais uma vez obrigado, e peço desculpa pelos imensos erros ortográficos que cometi ao designar a espécie (reparei agora).
Todos nos enganamos com nomes que não nos são familiares. Com o tempo isso passa.
Samush escreveu:
Saudações fungosas a todos drunken
Agradeço e retribuo,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado