Chanterellus??

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Chanterellus??

Mensagem  Samush em Dom 27 Mar 2011, 20:49

Olá a todos acabei de me registar neste fórum.
Fico feliz por encontrar e saber que existe uma comunidade de micologia portuguesa.
Desde pequeno sempre me interessei por cogumelos, mas sou completamente leigo na matéria. Recentemente tenho ganho cada vez mais interesse, e saio para passeios pelas matas em busca de boas fotos de cogumelos.

Adiante, esta tarde decidi tentar a minha sorte perto de Peniche. Não encontrei grande coisa apenas 3 espécies diferentes das quais apenas uma penso ter identificado.
Encontrei uns quantos que penso ser Cantharellus e trouxe alguns para casa. No entanto, e por via das dúvidas é sempre melhor perguntar a quem percebe para confirmar, antes de tentar sequer provar Smile

Barragem S. Domingos, Peniche
HABITAT: crescia no chão, debaixo de eucaliptos (uma ou outra azinheira) entre a caruma e a densa erva e cardos.
CHAPÉU: concavo, viscoso/escorregadio, amarelado/alaranjado
PÉ: 1/2cm espessura, escorregadio, amarelado, enrugado
HIMENÓFORO: lâminas ou ausência pois parecem mais rugas como as do cantharelle/amareladas
ESPORADA: (refere-se à cor?) amarelado
CHEIRO E SABOR: infelizmente estou constipado, não tenho muito cheiro e não provei, claro

Acho que as fotos falam melhor que a descrição que fiz. or favor se possível confirmem-me então se é o Canterellus Smile

Samush
esporo
esporo

Número de Mensagens : 13
Fungónimo : .
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: Chanterellus??

Mensagem  Lebre em Ter 29 Mar 2011, 22:43

Olá Samush,