Leigo apresenta-se :)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Leigo apresenta-se :)

Mensagem  Samush em Dom 27 Mar 2011, 21:26

Olá a todos acabei de encontrar este fórum quando fazia pesquisas na net, numa tentativa de descobrir e identificar uma espécie que só conheço pelo nome popular da zona de Torres Vedras.
Era um cogumelo que todos os outonos em criança apanhava com o meu avô dos quais fazíamos belos manjares. Este cogumelo é conhecido na zona de Torres Vedras por 'capôa'.
Ora a razão desta minha busca deve-se a um recente e crescente interesse por micologia. Desde pequeno sempre me fascinei por fungos, mas nunca aprofundei qualquer conhecimento na matéria. Ultimamente tenho sentido vontade de me embrenhar na micologia, e de vez em quando lá saio para o bosque (maioritariamente para tirar fotos, pois só sei identificar 2 espécies de cogumelos como comestíveis).

Espero que este forum me ajude a iniciar nesta área, e faço intenção de com o tempo participar em workshops e micologia assim que tiver possibilidade, e elas aparecerem!
Já agora em relação a esta matéria, gostaria de saber se alguém conhece algum sitio onde se possa tirar alguma espécie de curso de micologia, nem que seja só para iniciação ou níveis mais avançados.

Um abraço a todos cheers

EDIT: esqueci-me de algo mais pessoal.. 24 anos, de nome Samuel, mas toda a gente me trata por Sam, inclusive familiares Wink
já agora, se alguém tiver conhecimento do que se referem as tais 'capôas', ficarei muito feliz por saber, visto que a questão me tem atormentado ao longo dos aos.
Samush
esporo
esporo

Número de Mensagens : 13
Fungónimo : .
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: Leigo apresenta-se :)

Mensagem  Pedro Claro em Qui 31 Mar 2011, 09:50

Antes de mais, bem vindo Samuel.

Relativamente às "capôas", se colocares fotos aqui no fórum não deverá ser muito difícil chegarmos a um nome científico que será, certamente, muito mais fácil de partilhar. Cada região tem nomes específicos para algumas espécies (normalmente, os melhores comestíveis) e é sempre interessante aumentar o conhecimento dos vernáculos locais.

Verás que o fórum pode ser um local privilegiado para aumentares o teu nível de conhecimentos, pois temos membros muito qualificados do ponto de vista científico e outros com muita experiência de campo aliada a uma sólida base científica, todos dispostos a ajudar no que for necessário. Ocasionalmente são divulgados cursos ou actividades a que poderás associar-te. Podes também usar o fórum para encontrar pessoas que partilhem o interesse por cogumelos e que estejam disponíveis para saídas de campo e partilha de conhecimentos. Na zona de Lisboa costumam ocorrer várias saídas mais ou menos organizadas; mais para norte - área de Marinha Grande/Leiria/Pombal - há um pequeno grupo (ao qual pertenço) que está a tentar dinamizar umas saídas... Vai estando atento à divulgação dessas actividades aqui no fórum.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Samush em Qui 31 Mar 2011, 22:51

Obrigado pela resposta Pedro.

Desde que postei a anterior mensagem ganhei nova motivaçao para fazer uma nova busca, e como tenho agora nos 'Bookmarks' muitos sites de micologia, tenho muito mais por onde pesquisar.

Encontrei uma especie que 'e extremamente semelhante as referidas 'capoas', tanto pelas dezenas de fotos que pesquisei coo pelas descriçoes fisicas da mesma. A dita especie e' a Macrolepiota Procera. Mas ja ha muito que tambem tinha encontrado outras especies semelhantes que depois acabo por descobrir que nao sao.
De qualquer forma assim que possivel, (e provavelmente so mais perto do Outono, acho que as capoas nao frutificavam noutra altua), dou uma passagem na minha antiga terra em faço um levantamento dos ditos.

..peço desculpa a falta de acentuaçao mas estou com um problema de software Very Happy
Samush
esporo
esporo

Número de Mensagens : 13
Fungónimo : .
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Mensagem  Pedro Claro em Sex 01 Abr 2011, 23:13

O género Macrolepiota contém mais de uma dezena de espécies, todas razoavelmente semelhantes. Para um observador destreinado podem parecer todas iguais, mas com a experiência conseguem-se distinguir as várias espécies. De qualquer forma, Macrolepiota procera é uma das espécies mais conhecidas e mais consumidas.

Se quiseres, podes ir colocando fotos na secção de Identificação e podes começar a familiarizar-te com os termos usados em Micologia e a identificar algumas espécies.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: