Cortinarius gentilis??

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cortinarius gentilis??

Mensagem  Samush em Qua 30 Mar 2011, 00:47

Tenho visto que não se devem misturar espécies comestíveis com não comestíveis aquando da recolha para consumo, por causa da possibilidade de propagação das toxinas.
Ora eu misturei 2 mini exemplares de uma outra espécie com os Cantherellus que falei no tópico anterior.

Estives a pesquisar, e agora parece-me que esses tais 2 pequenos exemplares que apanhei possam ser da espécie Cortinarius gentilis, que é tóxica e mortífera pelo que li.

Por isso peço ajuda para saber se há possibilidade de serem Cortinarius gentilis , e se deverei evitar o consumo dos cantherellus que estiveram misturados com estes 2 pequenos exemplares. É uma pena de facto se não puder prova-los, mas é com os erros que se aprende Smile

Pelas fotos que vi na net parece-me bastante óbvio, oque me deixa dúvidas é a descrição que fazem do pé desta espécie, que é um pouco diferente daquilo que encontrei.
Aqui ficam os dados e fotos (encontrei muitos bem próximo das Cantherellus):

Barragem S. Domingos, Peniche
HABITAT: crescia no chão, debaixo de eucaliptos (uma ou outra azinheira) entre a caruma e a densa erva e cardos.
CHAPÉU: convexo, castanho/avermelhado, escuro. As arestas do mesmo eram geralmente mais claras que o centro, mas não acontecia em todos.
PÉ: cor semelhante, bem fino (menos de 0,5 cm), sem anéis ou outras particularidades
HIMENÓFORO: lâminas de cor semelhante ao resto do cogumelo
ESPORADA: castanho escuro / meio avermelhado talvez (sou péssimo a definir cores, vejam fotos)
CHEIRO E SABOR: sem cheiro característico... (mas estava meio constipado)

Outro dado: todos os exemplares encontrados não tinham mais que 3-4 cm, talvez 5 no máximo. Posso também dizer que tinham uma carne frágil, pouco sólida.

Fotos das mil palavras:

Última edição por Samush em Qua 30 Mar 2011, 01:15, editado 3 vez(es)
Samush
esporo
esporo

Número de Mensagens : 13
Fungónimo : .
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: Cortinarius gentilis??

Mensagem  Samush em Qua 30 Mar 2011, 00:51

Aqui fica o link de pesquisa de fotos do Cortinarius gentilis que usei.
Claro que procurar desta forma é sempre duvidoso, e muitas vezes as fotos são contraditórias, por isso qualquer ajuda seria apreciada.

http://www.google.pt/images?q=Cortinarius+gentilis&oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-PT:official&client=firefox-a&um=1&ie=UTF-8&source=univ&sa=X&ei=_WuSTYC_ONGYhQfV_YmPDw&ved=0CC8QsAQ&biw=1280&bih=636

Como veem são muito parecidos, mas também noto algumas diferenças por isso prefiro esclarecer.

Também tenho outra dúvida off-topic, que talvez estivesse melhor no fórum de Gastronomia, de qualquer forma, gostava de saber se alguém me puder informar, quanto tempo no máximo poderei conservar cogumelos para consumo no frigorífico. 1 / 2 dias?
E também relativamente à propagação das toxinas de uns para os outros, será então aconselhavél colher para consumo uma espécie que encontre a crescer muito próximo de outra que pode ser tóxica? isto é, na natureza esta propagação também acontece (por via aérea por exemplo) ou apenas quando há contacto físico entre os 2 fungos? scratch
Samush
esporo
esporo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Alfaiate em Qua 30 Mar 2011, 16:24

...talvez possam ser do género Lacaria..? ..parecem

Alfaiate
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 48

Ver perfil do usuário

Mensagem  Samush em Qua 30 Mar 2011, 18:15

Sim de facto ´´e bastante semelhante! Alguma especie do genero Laccaria fica com o chapeu plano apos amadurecer? ´´E que encontrei exemplares de chapeu mais plano como se ve nas fotos, a n~~ao ser que tenha confundido e fossem 2 especies diferentes.
E ja agora existe alguma Laccaria que seja toxica? N~~ao encontro grande informaçao sobre este genero
Samush
esporo
esporo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Qua 30 Mar 2011, 20:16

Concordo com o Alfaiate, também me parecem do género Laccaria. Nunca vi nenhum Cortinarius com um pé assim. Mas é claro que seria preciso muito mais para uma identificação precisa e eu nem seria a pessoa indicada para o fazer. Mas há um pormenor na tua descrição que não condiz com o género Laccaria: refiro-me naturalmente à cor da esporada, que na maior parte das espécies é branca e sempre de cores claras. Ora, na descrição afirma-se para a cor desta: castanho escuro / meio avermelhado e remete-se para as fotografias, mas estas não existem. Fica a dúvida!
Mas há talvez algo que possa acrescentar: tirar sempre fotografias das partes importantes. Não vejo nenhuma do himenóforo, por exemplo.
Saudações,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Mensagem  Samush em Qua 30 Mar 2011, 23:09

´´E verdade Lebre, infelizmente tambem so quando procurei as fotos para postar aqui reparei que n~~ao tirei nenhuma ao himenoforo!

Na terceira foto consegue-se visluumbrar um pouco deste, mas e´ inconclusivo. Peço desculpa a pobreza do levantamento fotografico, e agradeço imenso as vossas opinioes!
Brevemente tentarei fazer um novo levantamento desta especie! Smile

Devo dizer que experimentei hoje um risotto dos cantharellus e estava uma delicia! Mandei fora todos os do fundo do cesto que tinham estado em contacto com esta especie.
Abraço

EDIT: e sim, pelas varias observaçoes atentas que fiz a cor do himenoforo mostrava-se muito semelhante ao do chapeu e do pe´. Tambem isso me deixou na duvida quando pesquisei fotos e descriçoes de Laccaria apos a sugestao do ALfaiate. Mas numa proxima opurtunidade trarei de volta este topico, concerteza os encontrarei de novo pois eram abundantes na zona.
Samush
esporo
esporo

Ver perfil do usuário

Mensagem  ZecTarius em Qua 30 Mar 2011, 23:27

Concordo plenamente com o Alfaite e o Lebre,

Umas fotos mais detalhadas poderiam dissipar quaisquer dúvidas em relação ao género, e talvez uma nova esporada, se possivel.
Parece-me que existe também a hipótese de esta espécie crescer associada a restos vegetais ou restos de madeira em decomposição, vendo se restos de micélio na 6ª foto ligados ao que me parecem ser restos de folhas em decomposição. Mas é só uma hipotese.

Abraço
ZecTarius

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Mensagem  Samush em Sex 01 Abr 2011, 23:40

encontrei na net uma foto de Laccaria na qual se pode ver a esporada exactamente da cor dos que encontrei. Como já disse sou pessimo a descrever cores e portanto uma foto mostrará melhor.
Também as outras características físicas coincidem, e pelo que vejo o substrato/habitat é extremamente semelhante (vê-se as folhas de eucalipto como no meu, e também o musgo bem próximo e semelhante ao musgo das minhas fotos.

De qualquer forma, é apenas mais brainstorming, este fim de semana terei tempo de voltar ao mesmo local e fazer novo levantamento:

Espero que chova mais nos próximos dias, ver se estas belezas continuam a florescer!
Samush
esporo
esporo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lebre em Sab 02 Abr 2011, 00:54

Sugiro que dês uma olhadela a Este tópico, onde está um link de uma página onde se sugere uma relação entre a espécie de Laccaria que dizes ser semelhante à que encontraste (L. fraterna) e um fungo completamente diferente. O habitat também tem eucaliptos.
Saudações,
Lebre

Lebre
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 1208
Reputação : 9

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo