Calvatia utriformis?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Calvatia utriformis?

Mensagem  ZecTarius em Sex 01 Abr 2011, 23:28

Local: A 100 metros da minha casa. Very Happy
Carpóforo: 4 - 16 cm, esférico, com a base periforme, branco, ganhando tonalidades creme-acastanhadas com a idade, superficíe vai rachando e adquirindo formas poligonais, exoperidio quebradiço e fácilmente separável do endoperidio (acho que é assim que se diz!?), gleba branca, base conectada por uma "raíz" à terra, o habitat era relva (gramíneas), num olival.
Estou a aguardar o desenvolvimento desta espécie para poder confirmar as caracteristicas depois da maturação.

Fotos:

Obrigada Lebre, pelo programa de montagem de fotos. cheers

Abraço,
ZecTarius

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Re: Calvatia utriformis?

Mensagem  Samush em Sex 01 Abr 2011, 23:55

Posso colocar uma questão Off-topic?

ZecTarius escreveu:
Estou a aguardar o desenvolvimento desta espécie para poder confirmar as caracteristicas depois da maturação.

Noto que a retiraste da terra, é possível voltar a coloca-lo no mesmo sítio e correr tudo bem? Shocked
Ou fizeste alguma especie de transplante? Pensei que não era possível, uma vez 'arrancados' do sítio onde cresceram já não voltariam a desenvolver-se mas pelos vistos estava enganado
Samush
esporo
esporo

Número de Mensagens : 13
Fungónimo : .
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Mensagem  ZecTarius em Sab 02 Abr 2011, 00:30

Caro samush,

A tua questão é on-topic, just for the record.

Nas fotos que apresento, se reparares tenho dois exemplares, um de menor dimensão que cortei longitudinalmente e outro que não retirei do solo (o de maior porte), pois um chegou para constatar os factos que precisava, deixando o outro na sua paz, o que até me vai ser muito útil, isto porque daqui a uns dias, quando o exemplar que deixei no local maturar "envelhecer" me/nos vai mais novos dados sobre a sua morfologia, o que nos pode levar a uma identificação mais acertada ou até mesmo correta.

Vou dar um exemplo: No dia que tirei as fotos e escrevi os dados que observei para um bloco de notas, esta espécie apresentava a cor branca, daqui a uns 3 dias vou lá voltar e vou ver que este exemplar vai ter outra cor ou não, e isso é essencial para podermos tentar identificar a espécie que propo-mos, e/ou para as pessoas com muita experiência aqui do nosso forum nos ajudarem a identificar.
Espero que a minha resposta não esteja confusa. Outros colegas te explicaram melhor. Wink

Abraço,
ZecTarius

ZecTarius
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 231
Fungónimo : Lactarionomano
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Mensagem  Samush em Sab 02 Abr 2011, 00:55

Claro que não está confusa de modo algum.
Realmente foi falta de atenção não ter reparado que havia 2 exemplares na mesma foto (assumi que seria outra foto na montagem em tamanho mais reduzido).
Eu até agradeço que me deem respostas mais detalhadas e científicas pois ajuda-me a perceber melhor e a aprender. Basketball
Samush
esporo
esporo

Número de Mensagens : 13
Fungónimo : .
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: