Cogumelo amarelo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cogumelo amarelo

Mensagem  Articwolf em Seg 29 Ago 2011, 22:22

Em Tras-os-Montes existe um cogumelo comestivel que é conhecido localmente por Tortulho. Não tenho foto mas as suas caracteristicas é ser amarelo por fora (por cima e por baixo) e tambem amarelo por dentro.
Alguem me pode dizer qual a especie?
Obrigado

Articwolf
hifa
hifa

Número de Mensagens : 29
Fungónimo : Articwolf
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: Cogumelo amarelo

Mensagem  Pedro Claro em Seg 29 Ago 2011, 23:31

Possivelmente Tricholoma equestre, também conhecido como míscaro ou míscaro amarelo. Existem também vários cantarelos, nomeadamente Cantharellus cibarius, mas creio que não são chamados tortulhos em lado nenhum... Uma foto ajudaria a esclarecer.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Articwolf em Ter 30 Ago 2011, 00:02

É o Tricholoma equestre. Consultei imagens na internet.
Mas encontrei algo de muito esquisito na wikipedia:

"A preocupação com a sua eventual toxicidade, causadora de rabdomiólise, levou a que fosse considerado tóxico partir de 2001, após casos ocorridos entre 1992 e 2000 no sudoeste da França, com três mortes. Como consequência destas ocorrências, desde 2005 a sua venda e distribuição são proibidas na França e desde 2006 na Espanha."

Consumo estes cogumelos desde que me lembro, eu e dezenas de outras pessoas que conheço e nunca ouvi sequer falar de algum caso de envenenamento.

Articwolf
hifa
hifa

Número de Mensagens : 29
Fungónimo : Articwolf
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Mensagem  Pedro Claro em Ter 30 Ago 2011, 14:54

Isso não é novidade. Há um tópico onde o assunto foi debatido: aqui.

Obviamente, consumir ou não consumir fica ao critério de cada um e o fórum Cogumelos de Portugal bem como qualquer um dos seus membros descartam qualquer responsabilidade caso exista algum problema com o consumo desta ou de qualquer outra espécie.

Para que fique o registo, eu continuo a comer, de forma moderada, como sempre fiz. Pessoalmente não conheço um único caso de intoxicação com Tricholoma equestre e estou verdadeiramente convicto que o problema se deve à falta de moderação no seu consumo - como dizia Lavoisier, "não existe veneno, apenas dosagem", ou seja, qualquer produto pode ser tóxico, basta exceder o valor limite que é tolerado pelo organismo. Mas, volto a frisar, NÃO RECOMENDO O SEU CONSUMO A NINGUÉM.

Última edição por Pedro Claro em Ter 30 Ago 2011, 18:48, editado 1 vez(es) (Razão : Algumas correcções no Português)

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  *ento*loma* em Ter 13 Set 2011, 00:58

Olá articwolf,

não me parece que a tua descrição do cogumelo corresponda a qualquer espécie, a que se aproxima mais é a que o Pedro já sugeriu - Cantharellus cibarius, mas tens de ser bastante mais preciso na tua descrição.
No entanto não são muitas as espécies que se consomem tradicionalmente em Portugal, se nos disseres em que altura do ano e onde o cogumelo cresce torna-se um pouco mais facil, o meu palpite é que estejas a falar de Boletus do grupo Edules: B. edulis, B. reticulatus ou B. aereus, pelo menos estes são os mais famosos, na zona em que falas, mas não são todos amarelos...

Nem vou abordar o assunto do Tricholoma equestre visto que o Pedro já te deu a indicação onde podes ver diversas opiniões...

cumprimentos

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares