Identificação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

cogumelo Identificação

Mensagem  flavio matos em Sab 10 Set 2011, 11:25

Olá a todos

Na passada 4ª feira um amigo que sabe que eu gosto de cogumelos deu-me uma cesta deles mas eu não sei o que é. Apenas um dos exemplares foi colhido inteiro, tendo os outros sido cortados pela base.
Segundo essa pessoa, estes exemplares estavam perto uns dos outros, havendo mesmo casos em que nasciam encostados. O habitat é de castanheiros e carvalhos. Alguns dos exemplares trazem folhas agarradas à cutícula, o que me leva a pensar que, com humidade, esta deve ser viscosa.
Apresento 2 exemplares, sendo o 1º mais novo que o 2º

1º EXEMPLAR

CARACTERÍSTICAS

CHAPÉU:

- Diâmetro = 6cm
- Cutícula separável com facilidade
- Carne com sabor doce agradável
- Carne com aroma agradável e adocicado
- A carne por baixo da cutícula é violácea
- Lâminas desfazem-se facilmente com o dedo

PÉ:

- Comprimento=7,5cm
- Diâmetro do bolbo=2,4cm; Diâmetro mais pequeno=1,9cm
- Pequeno bolbo na base
- Sem anel
- Carne branca, com sabor e aroma idênticos à carne do chapéu
- Carne fibrosa, mas o pé parte tipo giz, como as rússulas
- O pé é acastanhado com tonalidades violáceas, principalmente na parte superio do pé.

2º EXEMPLAR

As características são idguais às do 1º exemplar. Vou apenas referir as dimensões.

CHAPÉU

- Diâmerto = 11,5cm

Comprimento (estimado, já que não está completo) = 9cm

flavio matos
Primordia
Primordia

Número de Mensagens : 130
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

cogumelo Re: Identificação

Mensagem  Pedro Claro em Sab 10 Set 2011, 17:22

Parece-me um Cortinarius. É um género extremamente complicado...

Em que zona foi colhido? Em Alvaiázere? Como passo relativamente perto com frequência, tenho interesse em saber o que poderei encontrar nas matas da região...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

cogumelo Identificação

Mensagem  flavio matos em Sab 10 Set 2011, 22:15

Boa noite Pedro

Estes exemplares foram colhidos no concelho de Sever do Vouga (Aveiro interior). Conforme disse no meu tópico, foi-me oferecida uma cesta cheia deles (umas 20 unidades). As pessoas que os colheramm encontraram-nos por acaso e, pelos vistos, todos muito perto uns dos outros e todos da mesma espécie.
As tonalidades violácea fazem lembrar a RUSSULA CYANOXANTHA e a LEPISTA NUDA. Mas há muita coisa que não bate certo.

Um abraço e obrigado

Flávio Matos

flavio matos
Primordia
Primordia

Número de Mensagens : 130
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Mensagem  Pedro Claro em Dom 11 Set 2011, 19:32

Não, não! Não são Russula cyanoxantha nem Lepista nuda, cuidado! As lâminas castanhas e a esporada cor de ferrugem (que se pode ver na parte superior do pé do exemplar da fotografia 4) não deixam margem para dúvidas que não pode tratar-se nem de uma Russula (esporada branca a amarela) nem de Lepista nuda (esporada de cor pálida, creme). De certeza que é um Cortinarius, embora não se percebam os restos da cortina nem na margem do chapéu nem na parte superior do pé. Por outro lado, é uma pena que se continuem a cortar os exemplares para identificação: relembro que a base é extremamente importante e deve ser todo o cogumelo extraído com o máximo cuidado do substrato em que se encontra.

Como disse, este género tem muitas centenas de espécies e é complicado identificar a maior parte delas, principalmente quando faltam dados importantes em relação à viscosidade do chapéu e do pé (para determinar o sub-género) e em relação à base do pé (embora se perceba que deve ser bulbosa).

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Zamanita em Seg 12 Set 2011, 16:09

Pedro Claro escreveu:Não, não! Não são Russula cyanoxantha nem Lepista nuda, cuidado! As lâminas castanhas e a esporada cor de ferrugem (que se pode ver na parte superior do pé do exemplar da fotografia 4) não deixam margem para dúvidas que não pode tratar-se nem de uma Russula (esporada branca a amarela) nem de Lepista nuda (esporada de cor pálida, creme). De certeza que é um Cortinarius, embora não se percebam os restos da cortina nem na margem do chapéu nem na parte superior do pé. Por outro lado, é uma pena que se continuem a cortar os exemplares para identificação: relembro que a base é extremamente importante e deve ser todo o cogumelo extraído com o máximo cuidado do substrato em que se encontra.

Como disse, este género tem muitas centenas de espécies e é complicado identificar a maior parte delas, principalmente quando faltam dados importantes em relação à viscosidade do chapéu e do pé (para determinar o sub-género) e em relação à base do pé (embora se perceba que deve ser bulbosa).

Concordo totalmente.
Se se confirmasse que a cutícula é viscosa e o pé bulboso, estes exemplares poderiam andar perto de Cortinarius praestans...
mas é só um tiro para o ar... Smile

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares