Várias espécies apanhadas no Gerês

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Várias espécies apanhadas no Gerês

Mensagem  fenix137 em Seg 12 Set 2011, 01:21

Boas,
Estes são alguns cogumelos apanhados num passeio pelo Gerês. De momento estou sem computador, pelo que seguem as fotos de telemóvel. Não tirei fotos individuais por serem demasiados exemplares. Caso seja necessário para melhor identificação, assim o farei.
Consegui identificar uma rússula e os boletos, mas não a espécie em concreto.

https://lh4.googleusercontent.com/-OMpHqDDjqi0/Tm1NnN8GshI/AAAAAAAAAOE/IIEkw6zCDik/s1024/2011-09-11%2B20.50.17.jpg

https://lh6.googleusercontent.com/-rqYMcXkSpyY/Tm1N08zRO8I/AAAAAAAAAOI/8pQdyCDNYJU/s1024/2011-09-11%2B20.49.41.jpg

Ab,
João

fenix137
esporo
esporo

Número de Mensagens : 9
Fungónimo : ...
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: Várias espécies apanhadas no Gerês

Mensagem  Nuno em Seg 12 Set 2011, 14:11

Bom, aí está uma verdadeira festa!

Assim mais por alto, vêm-se, eventualmente, vários géneros, entre os quais Russula, Boletus, Suillus, Pluteus, Amanita (talvez pantherina), etc...
Mas sem mais informação, é difícil Wink

Abraço
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1

Ver perfil do usuário http://www.olhares.com/NunoMushroom

Mensagem  Zamanita em Seg 12 Set 2011, 15:45

Para possibilitar a identificação das espécies seria necessária uma descrição dos exemplares e fotos mais pormenorizadas...
Com alguma segurança apenas arriscaria as Amanita rubescens no meio do tabuleiro (ligeiramente à direita).

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  fenix137 em Seg 12 Set 2011, 21:36

Boas,
Obrigado pelas respostas. Penso que a grande concentração de boletos se deve a ter espalhado os esporos pelo terreno há cerca de 3 anos. Os cogumelos já começam a ficar podres e difíceis de fotografar em condições, pelo que vos envio algumas fotos do local onde foram apanhados. Nesta colheita foram apanhados apenas 1 ou 2 exemplares de cada espécie, mas havia bastante mais.
Algum destes boletos será comestível?
Vou voltar a espalhar os esporos destes (papa com a varinha mágica e espalhar pelo terreno), visto que estão a ficar podres.
Aqui fica o link com as fotos, ainda estou a fazer o upload neste momento, elas vão aparecendo...

https://picasaweb.google.com/fortuna.araujo/DropBox?authuser=0&authkey=Gv1sRgCLHZ_q-ShOS32wE&feat=directlink

Ab,
João

fenix137
esporo
esporo

Ver perfil do usuário

Mensagem  *ento*loma* em Seg 12 Set 2011, 23:51

Olá João!

Tens pelo menos duas espécies de Boletus. Uma é Boletus reticulatus (tem a carne branca e imutavel) a outra não estou seguro qual será, talvez o Zamanita te possa dar um palpite mais acertado, mas andará à volta de Boletus fragrans ou assim (de momento não tenho qualquer bibliografia cmg...)
Mas sem duvida alguma que a colecção mais interessante que tens é a Amanita do grupo amanitopsis completamente branca (e com a margem do chapéu estriada/sulcada). Tens mais fotos ou conservas.te o exemplar?
Tb me parece que tens uns Lactarius já um bocadito em mau estado, são os alaranjados, e tb tens um Trametes versicolor ou talvez seja um Stereum hirsutum (ou semelhante) só é possível distinguir olhando para o himénoforo.

A técnica que usas de propagação dos esporos pode não ser a mais utilizada a nível cientifo ou técnico, mas se achas que dá resultado, não deixes de espalhar os cogumelos em decomposição por lá! Um conselho que te dou em relação a conservação da natureza e que provavelmente até já sabes (ainda que nunca seja demais disse-lo, visto que este forum é publico e a mensagem chega a mais do que uma pessoa...) não coloques cogumelos no Gerês que não sejam originarios do Gerês, especialmente vindos do supermercado, internet, etc.... acho que percebes o que quero dizer....

Da proxima vez procura colocar um cogumelo de cada vez, e tenta detalhar mais cada collecção (exemplares duma espécie por local de apanha), pode demorar mais tempo a teres a informação toda que desejas, mas é mais eficiente na qualidade da informação que podemos dar.

Cumprimentos e continua a cogumelar e postar!

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lemuel Silva em Sab 10 Dez 2011, 20:48

Tantas respostas e ninguêm foi capaz de dizer nada em relação a....enfim. O Gerês faz parte do complexo montanhoso do Parque Nacional da Peneda-Gerês. É estritamente proibido recolher, dentro dos limites do parque, seja o que fôr, animal, pedra, planta ou cogumelo. Acho deplorável que alguêm vá a uma das últimas reservas biogenéticas da Europa apanhar cogumelos, um local que é património natural de todos e legalmente protegido e inviolável, sagrado perante a lei. É um desrespeito total por aquilo que é de todos. Sinceramente, não consigo compreender como é que o fórum cogumelos de Portugal não sancionou imediatamente este tópico eliminando-o. Supostamente todos nós aqui amamos cogumelos. Deviamos ser os primeiros a dar o exemplo acerca da apanha ilegal em lugares protegidos. Se não tomarmos a atitude correcta prevejo que muito em breve muitas das espécies de cogumelos que mais amamos desaparecerão para sempre. E tudo por culpa da falta de civismo de alguns. Tenho dito.
Lemuel Silva
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 99
Fungónimo : Mushroom lover

Ver perfil do usuário

Mensagem  Gil em Sab 10 Dez 2011, 22:43

APANHA DE COGUMELOS NO PARQUE - LEGISLAÇÃO APLICAVEL - PLANO DE ORDENAMENTO DO PARQUE NACIONAL DA PENEDA GERES, APROVADO PELA RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE MINISTROS N.º 11-A/2011

Artigo 35.º
Produtos silvestres e cogumelos
1 — A colheita de frutos e cogumelos silvestres na área
de intervenção do POPNPG é permitida, em conformidade
com o regime de protecção definido para cada área pelo
presente regulamento, com os restantes condicionalismos
legais e nos termos dos números seguintes.
2 — A colheita de frutos e cogumelos silvestres é interdita
nas áreas de protecção total e de protecção parcial de
tipo I, excepto para fins de investigação científica.
3 — A colheita de frutos e cogumelos silvestres só pode
ser efectuada de modo tradicional pelos residentes ou para
fins de investigação científica.
4 — Na colheita de cogumelos silvestres são interditas
as seguintes práticas:
a) A colheita de exemplares em ovo de amanita -dos-
-césares (Amanita caesarea), de exemplares do género
Boletus (míscaro, níscaro ou tortulho) com diâmetro do
chapéu inferior a 3 cm e de exemplares do género Cantharellus
(rapazinhos, cantarela, girola) com diâmetro do
chapéu inferior a 2 cm;
b) A colheita desde o pôr -do -sol até ao amanhecer;
c) A remoção do solo utilizando ancinhos, enxadas ou
qualquer outro tipo de ferramenta que destrua a camada
superficial do solo, com excepção dos fungos hipógeos
(subterrâneos), para os quais deverão ser usadas ferramentas
próprias;
d) A destruição deliberada de exemplares demasiado
maduros ou deteriorados, exemplares muito jovens e exemplares
que não se pretendam colher, sejam eles comestíveis
ou não;
e) O transporte dos cogumelos, ao longo do terreno de
colheita, em materiais estanques, como sacos de plástico
ou contentores de plástico, que, pela sua estrutura, não
permitam a dispersão dos esporos.
5 — A colheita de cogumelos silvestres com objectivos
científicos poderá realizar -se sem sujeição ao disposto nas
alíneas a), d) e e) do número anterior, desde que autorizada
pelo ICNB, I. P.

Gil
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 32
Fungónimo : FunGus

Ver perfil do usuário

Mensagem  fenix137 em Sab 10 Dez 2011, 23:11

Obrigado pela contribuição, mas os exemplares foram apanhados no meu terreno e dos vizinhos. Todos eles fora do parque.

fenix137
esporo
esporo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Pedro Claro em Sab 10 Dez 2011, 23:21

Convém não confundir "Gerês" com "Parque Nacional Peneda-Gerês". O primeiro vai muito além do segundo. Por essa razão, apesar de compreender a "chamada de atenção" (chamemos-lhe assim) do Lemuel, creio que teria sido preferível perguntar qual o local de recolha mais exacto antes de aplicar o sermão.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Zamanita em Dom 11 Dez 2011, 02:44

É optimo que o Lemuel esteja tão interessado e motivado pela conservação da flora micológica e pelo "trabalho" de divulgação do Fórum.
cheers
Só não me pareceu tão interessante, a forma nem o conteúdo da tua primeira contribuição. A forma pelo tom de sermão. O conteúdo pela enorme falta de precisão na informação.

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  Gil em Dom 11 Dez 2011, 18:35

Se os residentes podem apanhar, acho que não tem mal se os visitantes apanharem alguns fora das zonas de protecção total e de outras condicionadas

Gil
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 32
Fungónimo : FunGus

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lemuel Silva em Seg 12 Dez 2011, 12:03

Agradeço a informação disponibilizada acerca da apanha de cogumelos dentro do Parque Nacional. Quando visito o Parque Nacional deparo-me, constantemente, com placards que dão indicações acerca do comportamento a ter em relação à natureza naquele local, entre outras, a proibição da recolha de material biológico, daí a minha chamada de atenção inicial. Contudo pude verificar que há excepções em relação aos residentes, naturais e investigadores científicos.

Não posso concordar, de acordo com essa mesma lei, com a apanha ocasional por parte dos visitantes. Por alguma razão a lei especifica que os mesmos estão proibidos de o fazerem.
Lemuel Silva
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 99
Fungónimo : Mushroom lover

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares