Russula fragilis (?)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Russula fragilis (?)

Mensagem  NunoM em Ter 13 Set 2011, 22:25

Boas,

Já começa a chegar o tempo dos cogumelos e no domingo fui procurá-los. Não encontrei muitos, mas encontrei um que tinha uma cor vermelha-escura que eu achei bastante bonita, e hoje voltei ao mesmo sítio para o fotografar.

Hoje já não tinha como no domingo (deve ter sido da ausência de chuva, não sei) e, para além de tirar fotografias, trouxe um exemplar para casa para fazer a spore print e para o analisar melhor. Depois consultei a galeria de fungos do GUME e um pareceu-se com o que tenho em casa. Li mais sobre ele e as semelhanças voltaram a aparecer. Deixo em seguida os registos que fiz:

Habitat: Crescia no solo, num local com bastantes folhas mortas. As árvores predominantes da zona são os carvalhos.
Píleo: Vermelho escuro, com uma forma um pouco irregular e com uma depressão no centro, mais escura do que nas "bordas". O diâmetro é de cerca de 5cm.

Cheiro: Mais forte no himenóforo, a mim sinceramente faz-me lembrar peixe.
Lâminas: Brancas, adenadas (creio ser assim que se diz). Nas extremidades apresentam uma cor acastanhada, como o do papel a ser queimado. Nas extremidades há uma espécie de ondulação.

Caule: Branco e liso. Não consegui recolher a zona onde se encontra o micélio.

Spore print: Ainda não sei.

Que dizem os mais entendidos?
NunoM
hifa
hifa

Número de Mensagens : 18
Humor : Geralmente bom
Fungónimo : amanita phalloides
Reputação : 0

Ver perfil do usuário http://whoknewindeed.wordpress.com

Re: Russula fragilis (?)

Mensagem  *ento*loma* em Qua 14 Set 2011, 02:19

Olá NunoM,

é uma Russula, sem duvida! a R. fragilis tem geralmente um cheiro mais adocicado semelhante a champô de cocô, ou cocô ralado... se bem me recordo... tens de degustar as laminas e/ou a carne da Russula (é um genero onde este caracter tem muita relevancia na identificação - não se deve fazer este teste sem se ter a certeza absoluta que é uma Russula), pode variar entre o neutro/doce, ligeiramente picante, muito picante ou acre...
Além disso convèm analisares os caracteres microscopicos e ver o interior do pé, se é cavernoso ou não, entre outros caracteres..
Perturba o micélio o menos possivel na colheita do cogumelo Smile
Ás vezes tb ajuda saber onde colheste o cogumelo algum outro membro pode ser da zona e ajudar.te ou mesmo criar sinergias dentro e/ou fora do forum!

cumprimentos

*ento*loma*
Admin
Admin

Número de Mensagens : 238
Reputação : 1

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: