BOLETO VERMELHO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

cogumelo BOLETO VERMELHO

Mensagem  PEDRA em Qua 14 Set 2011, 20:20

Cresciam em terreno granítico junto a Carvalhos.

Com chapéu e partes do pé com a coloração rosa /vermelho e tubos na cor amarelo/verde oliva. Ao toque os tubos [poros] alteram a cor para verde oliva escuro. Nos exemplares mais jovens o chapéu tem a forma esférica [com cerca de 3 a 4 cm] os mais maduros tendem a aplanar [ a 7 cm] e apresentam a cutícula gretada.
Este bicho para mim é uma novidade, que é o vosso palpite?

Boa Caça

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

cogumelo Re: BOLETO VERMELHO

Mensagem  Nuno em Qua 14 Set 2011, 21:47

Aposto em Xerocomus chrysenteron, mas sem certeza. A cor dos tubos, de amarelo a verde azeitona (ou verde oliva), a cor do pé (que varia entre alguns tons, desde vermelho a amarelo), as "gretas" no chapéu e o facto de se tornar hemisférico e plano à medida que envelhece podem ser esclarecedores...

Mas vamos ouvir a opiniâo dos outros membros Wink
Nuno
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 671
Fungónimo : Nunarov
Reputação : 1

Ver perfil do usuário http://www.olhares.com/NunoMushroom

Mensagem  PEDRA em Qua 14 Set 2011, 22:28

Também eu estou curioso...

Um nota importante:
os cortes longitudinais [a eixo] e as fotos foram realizadas em minha casa, cerca de 2 ou 3 horas depois da colheita. Lembro-me muito bem que, no local, os cogumelos apresentavam uma coloração dos tubos uniforme e em tons claros [amarelo muito claro] e a cutícula do chapeu tinha tons rosa [púrpura/avermelhado], cores estas que me chamaram a atenção. Que lindos cogumelos...

Boa caça

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319

Ver perfil do usuário

Mensagem  Pedro Claro em Qua 14 Set 2011, 22:59

Será Xerocomus armeniacus ou X. persicolor. São duas espécies muito semelhantes e que têm características comuns. O corte longitudinal mostrando a mudança de cor da carne para verde/azulado no pegamento do pé com o chapéu e amarelo-alaranjado no resto da superfície, sendo mais escura na base do pé, é diagnosticante e permite excluir X. chrysentheron, cuja carne não muda de cor da mesma forma. Eu apostaria na primeira opção, mas sem certeza absoluta...

Infelizmente, as cores do chapéu e do pé são pouco ou nada diagnosticantes no género Xerocomus, uma vez que a variabilidade dentro de cada espécie é enorme! Também as fendas no chapéu são comuns a várias boletácea, nomeadamente a diversas espécies de Xerocomus e, por isso, sem interesse diagnosticante.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

cogumelo Boleto vermelho

Mensagem  flavio matos em Qui 15 Set 2011, 01:51

Apenas uma pergunta, o XEROCOMUS PERSICOLOR não é tóxico? Consultei uma lista de cogumelos comestíveis e o XEROCOMUS CRHYSENTERON aparece na lista mas o X. PERSICOLOR não.

flavio matos
Primordia
Primordia

Número de Mensagens : 130

Ver perfil do usuário

Mensagem  Pedro Claro em Qui 15 Set 2011, 09:13

Relativamente à comestibilidade, e exceptuando Xerocomus badius - que é um bom comestível -, nenhuma outra espécie de Xerocomus tem relevância, se bem que não tenho informações que apontem alguma espécie deste género como tóxica. Provavelmente serão comestíveis mas sem interesse culinário, embora não recomende, obviamente, o seu consumo.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: