ponto de situaçao

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ponto de situaçao

Mensagem  leitEEE em Ter 08 Nov 2011, 23:50

boa noite,

Como estão as apanhas? Têm visto cogumelos?'
no fim de semana passado visitei pinhal na região de Aveiro a procura duns cogumelos, nomeadamente tricholoma equestre e macrolepiota procera mas, para alem duns pequeninos seres já referenciados em posts recentes, encontrei apenas amanitas muscharia, bastantes diga-se e bem desenvolvidas.
Do amigo míscaro amarelo, nem sinais. diziam os mais velhotes que ainda é cedo, "choveu pouco... e este ano vai ser fraco!".

Próximo fim de semana da direito a outro passeio micologico, com sorte trago umas fotos.

leitEEE
hifa
hifa

Número de Mensagens : 21
Fungónimo : leitE
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: ponto de situaçao

Mensagem  Alioth em Qua 09 Nov 2011, 17:25

Olá
no fim de semana passado fui dar uma volta pela serra aqui da zona (serra de bornes) e também descobri muitas amanitas muscaria algumas também já passadas e, num lavrado que havia por lá descobri por volta de dez macrolepiotas procera que já deram para duas belas refeições. Em zonas mais baixas não encontro nada.

Alioth
esporo
esporo

Número de Mensagens : 5
Fungónimo : lactarius

Ver perfil do usuário

Mensagem  PEDRA em Qua 09 Nov 2011, 23:39

Este ano já estive em Ponte de Lima, Viana, e no fim-de-semana passado em Cortegaça e S. Jacinto. Tenho visto umas coisas, poucas, nada digno de registo, muitas muscarias, é verdade, e também eu concordo que a coisa está muito atrasada. Só no mês de Setembro é que consegui apanhar uns edulis, logo após às primeiras chuvas de fim do verão.
Vamos ver como será o próximo passeio. É que a seguir vem o frio e acabam-se os cogumelos.
Abraço e boa caça.

Última edição por PEDRA em Sex 11 Nov 2011, 18:21, editado 1 vez(es) (Razão : correcção ortográfica)

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319

Ver perfil do usuário

Mensagem  Zamanita em Qui 10 Nov 2011, 13:05

Olá amigos. Realmente a temporada este ano atrasou bastante com o verão prolongado que tivemos (na minha horta ainda amadurecem tomates e morangos - estamos em Novembro!!!)... scratch
Tenho passado quase diariamente por alguns lugares que já conheço aqui perto de Soure. Como já começou a chover há 3 semanas, nesta altura o normal seria haver muito mais diversidade fúngica...
De qualquer forma nos últimos dois dias a temperatura subiu e a coisa parece estar a normalizar. Perspectivo que neste fim de semana os nossos campos e florestas já vão estar bem coloridos.
Não desistam!!!
Ontem começou a sair por aqui Boletus fragrans, o que pode indiciar que ainda vão frutificar espécies de cogumelos típicas do fim do verão , que este ano ainda não tinham frutificado (pelo menos que tenha visto)...
A ver vamos!!

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  lopes2045 em Sex 11 Nov 2011, 03:50

Na quarta-feira, 9 de Novembro, nalgumas das minhas zonas habituais de colheita a Norte de Torres Vedras, verifiquei grande profusão de Macrolepiota Procera (em eucaliptal) e Agaricus vários (em terrenos de cultivo). Já abasteci destas variedades Very Happy . No entanto observei que nestes locais, para além dos referidos, não existiam mais cogumelos de quaisquer espécie. Noutras zonas de colheita observei também que não existiam quaisquer espécies de cogumelos, estavam "desertas" de fungos. Não avistei: amanitas, lactarius , tricholomas, boletos, leccinums, russulas, etc, em local algum. Para a semana vou voltar.

Cumprimentos

lopes2045
esporo
esporo

Número de Mensagens : 6
Fungónimo : Rafa2045

Ver perfil do usuário

TUDO OU NADA

Mensagem  PEDRA em Sex 11 Nov 2011, 18:40

Olá a todos

Este vai ser o fim-de-semana do "tudo ou nada" (disse exactamente a mesma coisa no FDS passado... heheh scratch ).
Ou a "bicharada" começa a frutificar por estes dias ou, provavelmente, a coisa vai correr muito mal - o que era uma pena. Vamos ver (como diz o cego... Cool ). Eu também não desisto.

Tenho como referência um terreno relvado com pinheiros, local por onde passo todos os dias, onde frutificam Coprinus comatus e diversos Lactarius; o que é certo é que os Coprinus já cá estão todos fora (frutificaram durante esta semana), contudo os lactarius nem vê-los. Acredito... melhor... quero acreditar, que este sinal dos coprinus significa que este fim-de-semana vai mesmo ser em grande.

cheers cheers cheers
Boa caça

PEDRA
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 319

Ver perfil do usuário

Miséria!

Mensagem  manel em Sex 11 Nov 2011, 21:27

Viva!

Também acho que este ano está miserável. Pior que o anterior que já foi mau.

A ver se a chuva desta semana ajudou.

Boa sorte a todos!

Até breve,

Manel
manel
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 635
Humor : Mau feitio. Cuidado :-)
Fungónimo : Micofágico

Ver perfil do usuário http://aromancias.blogspot.com/

Já chegaram

Mensagem  brunof em Sab 12 Nov 2011, 00:04

Ola pessoal, aqui em Vila Verde começaram a aparecer muitos macrolepiota procera (só na quinta apanhei 38) impecaveis, excepto aqueles que deixei no local para reproduzirem, pois já estavam com as laminas a pintar e estão a aparecer nos campos de erva tambem muitos agáricos que me parecem ser campestris cujos quais deram para tirar umas fotos a formar meia roda das bruxas (destes apenas apanhei dois para identificação pois sou novo nestas andanças) não quero arriscar muito a meter no tacho sem ter a certeza embora cá no forum já li que se não amarelarem ao corte ou ao toque na cuticula e se houver fome vai pro tacho. É verdade? quanto ao resto estou farto de ver scleroderma aos pontapés e outros parecidos e conheço um local onde frutificaram um lactários que para alem de ser enormes são aos montes, penso que são lactarios controversus. por baixo dos carvalhos onde nos anos transatos se viam russulas e boletos, este ano nem um para a fotografia.
brunof
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 34
Fungónimo : Não, curioso e apreciador

Ver perfil do usuário

Mensagem  maia1x em Seg 14 Nov 2011, 15:23

Os Macrolepiota Procera estão a vir agora em FORÇA mesmo.

Ontem trouxe muitos quilos deles, e hoje já encontrei mais 20. Cool

Tenho pena de não saber apanhar os míscaros, as sanchas, mas só conheço estes. Felizmente, enchem-me bem a barriga e já me dou por contente pois já tenho os suficientes para muito muito tempo Smile

E no próximo domingo vêm mais ainda Wink

maia1x
esporo
esporo

Fungónimo : what??

Ver perfil do usuário

Mensagem  brunof em Qui 17 Nov 2011, 00:06

estive com um amigo quarta (ontem) num carvalhal aqui em Vila Verde e fiquei impressionado com a variedade de cogumelos lá encontrados, parece que finalmente nos bosques já chegaram.

Um abraço do Bruno

Boa caça
brunof
micélio primário
micélio primário

Ver perfil do usuário

Mensagem  maia1x em Qui 17 Nov 2011, 12:00

eu estou surpreendida com os Macrolepiota Procera, não param de crescer, vêm com a força toda. Todos os dias vou dar uma voltita à quinta e à quinta do lado (isto no centro da cidade) e encontro muitos já abertos e grandes, e outros "tinocos".

Ontem vi daqueles vermelhos com pintas brancas, 3 achatados Smile já vi desses mas os redondinhos, mesmo à super mário.

Tenho visto uns que nunca vi, que são amarelos/ alaranjados, parecem uma flor e estão mesmo ao nível do chão, crescem só para os lados, são escorregadios (quase que parecem uma casca de banana escarrapachada no chão) e depois ficam com água em cima e com um pó acastanhado. Bem, tenho que tirar foto.

maia1x
esporo
esporo

Ver perfil do usuário

Mensagem  brunof em Qui 17 Nov 2011, 12:32

maia1x escreveu:eu estou surpreendida com os Macrolepiota Procera, não param de crescer, vêm com a força toda. Todos os dias vou dar uma voltita à quinta e à quinta do lado (isto no centro da cidade) e encontro muitos já abertos e grandes, e outros "tinocos".

Ontem vi daqueles vermelhos com pintas brancas, 3 achatados Smile já vi desses mas os redondinhos, mesmo à super mário.

Tenho visto uns que nunca vi, que são amarelos/ alaranjados, parecem uma flor e estão mesmo ao nível do chão, crescem só para os lados, são escorregadios (quase que parecem uma casca de banana escarrapachada no chão) e depois ficam com água em cima e com um pó acastanhado. Bem, tenho que tirar foto.

ola maia1x, os primeiros pela descrição parecem ser Amanita Muscaria, os segundos que descreves parecem ser scleroderma que não são mais que bolas que depois de "maduras" abrem em forma de estrela para largar esse pó (esporos) mas sem fotos não dá para confirmar nada e neste ultimo caso hà varias "variedades"
brunof
micélio primário
micélio primário

Ver perfil do usuário

Mensagem  maia1x em Qui 17 Nov 2011, 12:55

Obrigada!

Estive a pesquisar isso no google e os scleroderma aparece isto

São +- assim, não encontrei nenhuma imagem mesmo igual, porque são muito semelhantes a estes mas muito amarelinhos e mais "macios". São mesmo muito escorregadios. Não sei se será o mesmo, ou se este da imagem está "podre". Mas é muito semelhante mesmo.

E os primeiros confirmo, são amanita muscaria

Gostava de partilhar da vossa sabedoria Smile de certeza que na minha panela entrariam mais do que "Frades" Sad

maia1x
esporo
esporo

Ver perfil do usuário

Mensagem  brunof em Qui 17 Nov 2011, 13:04

Sei tanto como e na minha panela tambem só entram Frades que por sinal tem sido todos os dias.
quanto ao resto, tenho identificado algumas especies que me cruzo nas idas ao campo mas eu só com 200% de certeza é que os como. Esses 200% só são possiveis se tivesse alguem comigo com experiencia e que me diga que já comeu, como nunca ocorreu ficam onde estão ou trago para tirar duvias 1 ou dois exemplares. (para já sou assim, depois se verá).

continuação de boa caça
brunof
micélio primário
micélio primário

Ver perfil do usuário

Mensagem  maia1x em Qui 17 Nov 2011, 13:05

são scleroderma geaster Smile

maia1x
esporo
esporo

Ver perfil do usuário

Mensagem  brunof em Qui 17 Nov 2011, 13:11

A foto é tua?
Aquilo que parece nem sempre é, e a conclusão através de uma foto com um scleroderma "aberto" não significa nada, pois existem muitas variedades.
Isto de cogumelos é muito mais complexo do que parece e depois de sabermos mais alguma coisa vemos que afinal ainda parece mais complexo.
com calma e aos pouquinhos vamos todos lá.
brunof
micélio primário
micélio primário

Ver perfil do usuário

Mensagem  Pedro Claro em Qui 17 Nov 2011, 16:01

maia1x escreveu:

são scleroderma geaster Smile

A designação correcta - porque mais antiga e sancionada pela autoridade para cogumelos não agaricóides, Persoon - é Scleroderma polyrhizum. Assim, Scleroderma geaster será um sinónimo.

Esta espécie de Scleroderma é fácil de identificar pelo tamanho e pela 'abertura' em estrela.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: