Pleurotus Dryinus?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pleurotus Dryinus?

Mensagem  brunof em Qua 23 Nov 2011, 16:25

Ola pessoal do forum, tenho aqui fotos que não tenho grandes duvidas mas mesmo assim cá vai:

Habitat: Sobreiro ainda vivo mas já podre do lado onde se encontram
Chapeu: Em forma de concha, branco com uns ligeiros tons creme e uma superficie que não sei bem descrever
Pé: curvado a quase 90º de comprimento aprox:10cm no exemplar jovem
Himenófero: Laminas brancas não muito apertadas e decorrentes
Esporada: não efetuada
Cheiro e sabor: cheira a cogumelo e não foi provado

A confirmar-se trata-se de um bom comestivel.

By brunofff at 2011-11-23

nesta ultima foto é possivel visualizar três e não foi possivel fotografar por cima pois encontravam-se a cerca de 4 m de altura

Um abraço do Bruno
brunof
micélio primário
micélio primário

Número de Mensagens : 34
Fungónimo : Não, curioso e apreciador

Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: Pleurotus Dryinus?

Mensagem  Pedro Claro em Qua 23 Nov 2011, 20:21

Pleurotus dryinus apresenta um véu parcial que deixa vestígios no pé ou na margem do chapéu, o que não se verifica. A mim parece-me Pleurocybella porrigens. A confirmar-se trata-se de uma espécie que foi considerada comestível durante muito tempo mas verificaram-se algumas mortes associadas ao consumo desta espécie, portanto será de rejeitar.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  brunof em Qua 23 Nov 2011, 22:08

ops, pensei que era mesmo (aquilo que se vê na primeira foto pareceu-me vestigios desse veu na orla do chapeu). Obrigado Pedro pelo eclarecimento.

Achei um pouco estranho o facto de os ter visto hà cerca de uma semana e hoje ainda se encontravam todos esticadinhos e o exemplar jovem cresceu de aprox. 4cm para cerca de 10cm (São bonitos), vou tentar passar lá para fazer mais umas fotos mas vou ter que levar escada.

Um abraço

Bruno Fernandes
brunof
micélio primário
micélio primário

Ver perfil do usuário

Mensagem  brunof em Qua 23 Nov 2011, 22:25

tinha-me esquecido de dizer que os maiores tem mais de 20 cm, mais de um palmo.
brunof
micélio primário
micélio primário

Ver perfil do usuário

Mensagem  Zamanita em Qua 23 Nov 2011, 23:13

Fico com algumas dúvidas. Se por um lado não se vêm restos de véu parcial no pé como bem diz o Pedro (e na margem do chapéu apenas se vê um possível vestígio de vestígio... Smile ), por outro lado há outros caracteres que me parecem apontar mais para Pleurotus dryinus: o tamanho, o habitat (P. porrigens parece ter uma clara apetência para madeira de coníferas), e a cutícula feltrada / fibrilhosa de cor branca /creme (P. porrigens tem a cutícula branca e lisa).
Talvez a chuva tenha apagado os vestígios que facilmente diferenciam as duas espécies.

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  brunof em Qui 24 Nov 2011, 12:53

ok pessoal aqui está uma foto de um exemplar colhido no dia em que foram achados cerca de duas horas após e verifica-se um certo acastanhado do exemplar colhido, "se repararem na 2ª foto, vê-se os restos do pé por cima do chapeu" que pertence a este e por incrivel que pareça ainda estava como se não tivesse sido cortado ( em otimas condições). O que se vê nesta foto sujere que este envelheceu precocemente (nestas duas horas) e da-nos a ideia que os mais adultos terão a textura e cor assim, mas como eu não tive possibilidade de fotografar os maiores (seguramente mais de 20cm) há a duvida.
Este chapeu tem cerca de 7 a 8 cm na sua parte mais longa, enquanto o da foto 2 já tem seguramente mais de 10cm "ao comprido" e na altura tinha cerca de metade deste. Esta escrita parece um pouco confusa mas acho que dá para entender.
A Pleurocybella porrigens é realmente uma espécie a ter em conta mas o tamanho e uma certa fragilidade que a caracteriza deixa algumas duvidas.

By brunofff at 2011-11-24

Agradeço as vossas sujestões e peço desculpa por não ter mencionado o tamanho na altura da elaboarção do tópico.
Se for mesmo necessário eu pego numa escada e vou lá fazer umas fotos ( tenho que pedir autorização a Dona porque já lá me viu uma vêz )

Bruno
brunof
micélio primário
micélio primário

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo