Pé-azul (Lepista-nuda)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pé-azul (Lepista-nuda)

Mensagem  Lemuel Silva em Qua 14 Dez 2011, 00:25

E agora, passemos dos venenosos Amanita muscaria para os deliciosos Lepista nuda!

Sexta feira passada resolvi ir até ao Parque da Cidade do Porto, descobrir que cogumelos é que andam a crescer por lá. Entre as muitas espécies que encontrei, estavam os esteticamente agradáveis Lepista nuda, aliás, foram praticamente os últimos que encontrei, mesmo antes de sair do parque, já há noitinha. Encontravam-se num habitat bastante sombrio, tanto que a câmara só a custo conseguiu focar, e com uma espessa manta morta, onde se encontravam os cogumelos claro. A comunidade arbórea era constituída por pinheiros mansos e por um abundante grupo de folhosas que não sei precisar a espécie, pois são exóticas. Ficam então aqui estas primeiras imagens desta espécie. Sexta feira volto lá, a ver se os encontro mais roxinhos Smile

Última edição por Lemuel Silva em Qua 14 Dez 2011, 10:51, editado 1 vez(es)
Lemuel Silva
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 99
Fungónimo : Mushroom lover
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: Pé-azul (Lepista-nuda)

Mensagem  Zamanita em Qua 14 Dez 2011, 02:34

Foto 1 e 2 - Lactarius deliciosus
Foto 3 e 4 - Lepista nuda

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  pedro_m em Qua 14 Dez 2011, 09:39

Concordo com o Zamanita
Sem duvida foto 1 e 2 Lactarius deliciosus
pedro_m
esporo
esporo

Número de Mensagens : 6
Fungónimo : Macrolepiota Procera, lactarius deliciosus, e boletus

Ver perfil do usuário

Mensagem  Pedro Claro em Qua 14 Dez 2011, 09:59

As fotos #1 e #2 representam, de facto, uma espécie de Lactarius do grupo Dapetes mas não estou assim tão seguro que se trate de Lactarius deliciosus, porque me parece ver uma quantidade excessiva de verde no chapéu do primeiro exemplar - o que poderia apontar mais para L. quieticolor ou L. semisanguifluus.

As outras duas fotos ilustram, sem dúvida, Lepista nuda.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lemuel Silva em Qua 14 Dez 2011, 10:17

Voçês tem a certeza? Eu não estou a dizer que não posso ter-me enganado. E efectivamente as fotografias pertencem todas a individuos diferentes, tirando as duas últimas fotografias que são do mesmo exemplar. É que estes cogumelos encontravam-se todos juntos, muito próximos uns dos outros. E vi vários em vários estados de maturação. A ideia com que fiquei, e acreditem que vi muitos, foi que o Lepista nuda ao brotar e nas primeiras fases é meio alaranjado, cor essa que se vai esbatendo com a idade até ficar rosado e mais tarde violeta. Portanto, tem a certeza? É que eu comparei tamanhos diferentes. O primeiro é muito mais pequeno que o segundo e o segundo que o terceiro, são fotografias macro, são muito mais pequeno do que parecem e o que parecia ao pé daquele conjunto micológico é que eram todos o mesmo, pois tinham exactamente a mesma forma e posição de lâminas, a diferença estava na cor que se ia esbatendo. Daí ter identificado todos como Lepista nuda.
Lemuel Silva
micélio secundário
micélio secundário

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lemuel Silva em Qua 14 Dez 2011, 10:21

Mas eu posso estar efectivamente engando, de cogumelos não tenho o vosso conhecimento. Só quero ter a certeza. Porque a forma é exactamente a mesma e estavam todos juntos, aliás, não havia lá outros cogumelos terricolas de qualquer outro tipo. E era perfeitamente visivel a diferença de cor com a diferença de tamanho entre os cogumelos. Reparem, não havia nenhum destes alaranjados do tamanho do último que voçês disseram logo que era Lepista nuda. O que sugere realmente uma progressão em suavidade da cor alaranjada ao longo do tempo. Dêem-me a vossa opinião final por favor. Quero muito aprender. Obrigado Smile
Lemuel Silva
micélio secundário
micélio secundário

Ver perfil do usuário

Mensagem  Pedro Claro em Qua 14 Dez 2011, 10:43

Não há a mínima dúvida.

1 - Lepista nuda NUNCA tem tons alaranjados - todo o cogumelo é violáceo, mais intenso ou mais pálido, ou, quando muito, creme se as cores estiverem muito deslavadas.
2 - Lepista nuda NUNCA tem um chapéu umbilicado (com uma pequena depressão bastante evidente no centro do chapéu); quando muito torna-se plano ou plano-côncavo nos exemplares mais velhos.
3 - Lepista nuda NUNCA tem escrobículos (as manchas circulares que se observam claramente no pé do exemplar cortado), que é uma característica unicamente do género Lactarius.
4 - Não é evidente nas fotos, mas Lepista nuda nunca exsuda látex (um líquido que é excretado ao corte ou quando as lâminas são partidas ou cortadas e que é característica quase exclusiva do género Lactarius).

O facto de crescerem juntos não é relevante. Com a experiência aprenderás a olhar para os aspectos mais discriminativos na identificação dos diferentes géneros e, assim, evitar este tipo de confusões que, diga-se, são normais para quem se está a iniciar.

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lemuel Silva em Qua 14 Dez 2011, 10:50

Ah! Aqui está uma resposta à maneira! Obrigado Pedro. Bem, vou retirar então as duas primeiras fotografias. Por acaso não me saberás dizer qual a espécie ao certo? Obrigado e abraço Smile
Lemuel Silva
micélio secundário
micélio secundário

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lemuel Silva em Qua 14 Dez 2011, 10:51

Já sei, Lactarius deliciosus, obrigado Smile

Última edição por Lemuel Silva em Qua 14 Dez 2011, 13:16, editado 1 vez(es)
Lemuel Silva
micélio secundário
micélio secundário

Ver perfil do usuário

Mensagem  Pedro Claro em Qua 14 Dez 2011, 10:58

Normalmente exemplares com estas características costumam ser classificados como Lactarius deliciosus, mas a correcta identificação é, por vezes, mais complicada. Como estes exemplares me parecem ter desenvolvido tonalidades verdes bastante espalhadas pelo chapéu, é quase certo que não se trata do 'verdadeiro' L. deliciosus (que tem poucos ou nenhuns laivos esverdeados). Dependendo da cor do látex, poderia ser Lactarius quieticolor (látex laranja, imutável) ou Lactarius semisanguifluus (látex laranja no início, depois avermelhado ao fim de 5-10 minutos). Existem ainda algumas espécies de Lactarius de chapéu alaranjado mas com látex branco que crescem em associação com Pinus sp., como L. chrysorrheus, portanto, sem mais dados (essencialmente a cor do látex) não posso afirmar com certeza absoluta qual a espécie. Aliás, apesar de tudo o que disse, também não descarto completamente L. deliciosus... Smile

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lemuel Silva em Qua 14 Dez 2011, 11:00

Nesse caso acho que o vou identificar apenas como Lactarius spp. Obrigado Smile
Lemuel Silva
micélio secundário
micélio secundário

Ver perfil do usuário

Mensagem  pedro_m em Qui 15 Dez 2011, 02:19

O Pedro Claro tem razão a cor verde presente no chapéu lança duvidas na identificação, mas isso pode acontecer em L. deliciosus
Um abraço Wink
pedro_m
esporo
esporo

Número de Mensagens : 6
Fungónimo : Macrolepiota Procera, lactarius deliciosus, e boletus

Ver perfil do usuário

Mensagem  Zamanita em Qui 15 Dez 2011, 04:36

As fotos já não estão disponíveis mas sei que na altura reparei no verde bastante intenso para L.deliciosus (que também esverdeia mas menos que outras espécies próximas), no entanto o pé pareceu-me bastante estrobiculado o que aponta mais para esta espécie. Mas certezas, só vendo as lâminas e o latex.

Zamanita
Carpóforo
Carpóforo

Número de Mensagens : 746
Reputação : 6

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: