Tópico corrigido-Surpresa nos vasos cá em casa-parte 1 :)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tópico corrigido-Surpresa nos vasos cá em casa-parte 1 :)

Mensagem  Lemuel Silva em Sex 16 Dez 2011, 21:34

Pois é! Há uns dias atrás deparei-me com cogumelos no sitio mais improvável de todos, em casa! Pelo menos eu não estava nada à espera de encontra-los tão perto de mim uma vez que vivo na cidade e não tenho quintal. Mas enfim, não tenho quintal mas tenho varanda! E na varanda tenho vasos. E nesses vasos crescem árvores semeadas por mim, árvores tipicas da flora portuguesa....e para alêm das árvores.... cogumelos! A sério, foi uma alegria, um prazer imenso puder verificar que apesar das minhas árvores serem ainda tão novinhas já formam simbioses com macrofungos. Parece incrivel mas a verdade é que em cada vaso que tenho (e são muitos!) existe um pequeno habitat que conseguiu tornar-se rico e interessante em pouco tempo. Tenho a árvore, musgo e plantulas diminutas, como produtores primários, tenho macrofungos em vários vasos como decompositores e uma panóplia variada de insectos a viver tanto ao nível do solo (na manta morta) bem como na jovem árvore como consumidores. Mas não existem por aqui só animais minusculos! Fiquei espantado mas a verdade é que tenho encontrado lesmas na parte de baixo dos vasos, imóveis, a alimentarem-se dos fungos que colonizaram as raízes da árvore, raízes essas que saem, por vezes, pelas saídas de escape de água permitindo o acesso das lesmas aos micélios. Mais interessante ainda foi verificar que as mesmas se estão a reproduzir, pois tenho encontrado lesmas diminutas, com 1 cm de comprimento apenas, para alêm das grandonas de 15 cm. Mas passemos ao que interessa aqui para o fórum, os cogumelos! Os cogumelos tem-se desenvolvido em 2 vasos, bom, na verdade 3, mas para apresentar as espécies que apareceram aqui penso que basta usar dois dos vasos. Ambos os vasos possuem um rico substrato à base de turfa vivendo os cogumelos em simbiose com Quercus suber, mais conhecido pelos portugueses como Sobreiro. Deixo então aqui, neste tópico, as primeiras fotografias correspondentes ao primeiro vaso. Neste vaso ocorrem, pelo que me é dado perceber, 2 espécies de cogumelos, mas centremo-nos apenas numa, a outra discutiremos quando falarmos no segundo vaso. As fotografias que podem ver correspondem aos ditos cogumelos, com o desenvolvimento de há uma semana atrás e como estão mais ou menos agora, uma vez que as últimas fotografias correspondem a dia 13. Identifiquei esta espécie de cogumelo como Laccaria amethystina. Penso que não fiz uma identificação incorrecta porém, se o fiz, digam-me por favor! Obrigado e bom proveito Smile

Última edição por Lemuel Silva em Ter 03 Jan 2012, 16:37, editado 5 vez(es)
Lemuel Silva
micélio secundário
micélio secundário

Número de Mensagens : 99
Fungónimo : Mushroom lover
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: Tópico corrigido-Surpresa nos vasos cá em casa-parte 1 :)

Mensagem  Lemuel Silva em Sex 16 Dez 2011, 21:36

Já arranjo uma boa fotografia das lâminas não tarda. Just a second Smile
Lemuel Silva
micélio secundário
micélio secundário

Ver perfil do usuário

Mensagem  Pedro Claro em Sex 16 Dez 2011, 22:52

Laccaria amethystina não é certamente, porque as cores desta são consideravelmente mais violáceas. Poderá, no entanto, tratar-se de outra espécie de Laccaria...

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lemuel Silva em Sex 16 Dez 2011, 23:38

Não acredito, voltei a identificar mal uma espécie? Oh. Eu realmente achei que devia ser mais violeta mas reparem que o cogumelo é violeta, só não é muito. Mas sim, suponho que esteja enganado Sad
Lemuel Silva
micélio secundário
micélio secundário

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lemuel Silva em Sex 16 Dez 2011, 23:39

Bem, obrigado pela correcção então. Agora vou é ter um trabalho danado a mudar as fotografias. Mas tem que ser claro Smile
Lemuel Silva
micélio secundário
micélio secundário

Ver perfil do usuário

Mensagem  Pedro Claro em Sab 17 Dez 2011, 00:32

Tens imagens bem ilustrativas do que é Laccaria amethystina neste tópico: Laccaria amethystina. Compara com os teus exemplares e tira as tuas conclusões. Smile

Pedro Claro
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 1398
Reputação : 10

Ver perfil do usuário

Mensagem  Lemuel Silva em Dom 18 Dez 2011, 23:27

Eu acredito em ti Pedro. Eu mal possa troco as fotografias Smile
Lemuel Silva
micélio secundário
micélio secundário

Ver perfil do usuário

QUE SORTE

Mensagem  spore1998 em Seg 26 Dez 2011, 17:50

que sorte hain?
post mais fotos. já passou muito tempo...

spore1998
hifa
hifa

Número de Mensagens : 22
Fungónimo : um cultivador e apanhador, embora apanhar seja melhor

Ver perfil do usuário

continuaçao

Mensagem  spore1998 em Seg 26 Dez 2011, 17:55

tens de fazer uma impressão de esporos quando tiver maior. vou começar a fazer um jardim e a misturar espécies ...
tou agora a compra muitas . e seringas de esporos tbm.
se tiveres compro.
manda msg

boas festas rendeer

spore1998
hifa
hifa

Ver perfil do usuário

continuaçao

Mensagem  spore1998 em Seg 26 Dez 2011, 18:05

esquecime e um promonor. voce é esperiente e deve saber saber impressoes.
mas se nao sabe aqui está um tutorial que esplica bem explicadinho . é muito facil
http://comofazerdrogas.blogspot.com/2011/12/como-fazer-impressao-de-esporos.html

spore1998
hifa
hifa

Ver perfil do usuário

Mensagem  Loco Gato em Seg 26 Dez 2011, 19:08

Lemuel Silva escreveu:Bem, obrigado pela correcção então. Agora vou é ter um trabalho danado a mudar as fotografias. Mas tem que ser claro Smile
Pois tem, por favor não demore a tratar disso (26 Dez 2011).

As Laccaria oscilam entre cores de laranja-acastanhado a arroxeado. A Laccaria bicolor tem mesmo as duas cores. O género é considerado micorrízico facultativo, e essa descoberta leva a perguntar qual é a proveniência das plantas e como é que elas foram tratadas.

E já agora, se crescem bem!

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Número de Mensagens : 363

Ver perfil do usuário http://www.dbio.uevora.pt/ectoiberica/GUME/

Mensagem  Loco Gato em Seg 26 Dez 2011, 19:12

spore1998 escreveu:esquecime e um promonor. voce é esperiente e deve saber saber impressoes.
mas se nao sabe aqui está um tutorial que esplica bem explicadinho . é muito facil
http://comofazerdrogas.blogspot.com/2011/12/como-fazer-impressao-de-esporos.html
Por acaso, as Laccaria têm tendência a produzir poucos esporos, não sei se vai conseguir a abundância das fotos do site indicado. E como eles são brancos, é melhor usar um papel de cor (preto, por exemplo) para notar bem.

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Mensagem  Lemuel Silva em Sex 30 Dez 2011, 15:17

Quanto às plantas, tratam-se de sobreiros. Foram semeadas por mim há dois anos, tendo as bolotas sido apanhadas num terreno aqui no Porto. Quanto ao tratamento que lhes dou é do mais simples possível, estão numa varanda, sujeitas à natureza e só de longe a longe, quando não chove, é que rego. Talvez o maior segredo esteja no tipo de solo que utilizo. Comprei um daqueles sacos de substrato vegetal. É um solo escuro, turfoso, extremamente rico. Tirando isso resta-me acrescentar que os cogumelos surgiram na última altura mais chuvosa que tivemos, há um mês, penso que a humidade que se proporcionou na altura foi a responsável pelo aparecimento dos cogumelos. Para alêm disso, nos vasos, matéria orgânica em decomposição não falta. Só removo as folhas mortas que caiem fora, as de dentro deixo ficar. E é notável a quantidade de seres vivos que aparecem para se alimentarem da abundante manta morta. Em casa, nos vasos, posso observar cadeias alimentares bastante completas. Produtores, consumidores primários e consumidores secundários. Consumidores terciários é que ainda não andam por lá Smile
Lemuel Silva
micélio secundário
micélio secundário

Ver perfil do usuário

Mensagem  Loco Gato em Sex 30 Dez 2011, 16:49

Sendo sementeira e o substrato adquirido, ficam excluídas hipóteses como plantas micorrizadas em viveiro, ou solo florestal não-esterilizado.

Pela informação, podem ser Laccaria que se desenvolveram a partir de esporos que vieram do ar ou com o substrato (note-se que a água é apenas uma das componentes necessárias ao crescimento e desenvolvimento dos cogumelos, para que se desenvolvam é preciso que haja um propágulo como esporos, raízes micorrizadas, ou inóculo de micélio).

Em todo o caso, dada a abundância de matéria orgânica, o meu palpite é que estejam preferencialmente na sua qualidade de sapróbios, ou dito doutra maneira, de decompositores (não como micorrízicos).

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Mensagem  Lemuel Silva em Ter 03 Jan 2012, 16:20

Não sei se serão decompositores, é possivel mas não me parece, por uma razão muito simples. Quando levanto os vasos consigo observar os micélios brancos, emaranhados nas raízes, portanto fungos. Acho que a probabilidade dos micélios observados terem alguma coisa a ver com as estruturas reprodutoras (os cogumelos) à superficie é muito elevada.
Lemuel Silva
micélio secundário
micélio secundário

Ver perfil do usuário

Mensagem  Loco Gato em Ter 03 Jan 2012, 16:50

Lemuel Silva escreveu:emaranhados nas raízes
uma foto talvez ajude a perceber se formam micorrizas. Os decompositores também podem ter essa distribuição, de resto.

Loco Gato
Basidiocarpo
Basidiocarpo

Mensagem  Lemuel Silva em Ter 03 Jan 2012, 23:40

Está certo, se conseguir tirar alguma coisa de jeito eu publico aqui Smile
Lemuel Silva
micélio secundário
micélio secundário

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: